Publicador de Conteúdos e Mídias

RETIFICAÇÃO Nº 2/2019EDITAL Nº 44, DE 27 DE MAIO DE 2019

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 04/07/2019 | Edição: 127 | Seção: 3 | Página: 106

Órgão: Ministério da Educação/Fundação Universidade do Amazonas

RETIFICAÇÃO Nº 2/2019EDITAL Nº 44, DE 27 DE MAIO DE 2019

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, entidade mantenedora da Universidade Federal do Amazonas, tendo em vista o disposto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, no Decreto nº 6.944/2009, no Decreto nº 7.232/2010, no Decreto 9.508/2018, na Portaria Normativa no 04/2018 do MPDG/SGP e na Portaria Interministerial do MP Nº. 440/2011, DOU de 18/10/2011, para atendimento das demandas desta Instituição, torna público que estarão abertas as inscrições ao Concurso Público para provimento de cargo do Quadro Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo desta Universidade, Classificação D (Nível Médio) com lotação nas Unidades Acadêmicas de Coari (AM), Humaitá (AM), Itacoatiara (AM) e Manaus (AM), observados os termos da Lei nº 8.112/1990 e do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, aprovado pela Lei Nº. 11.091/2005, alterada pelas Leis Nos. 11.233/2005 e 11.784/2008, Lei nº 12.990/2014, Lei 13.656/2018, além dos Decretos Nos. 6.135/2007, 6.593/2008, 6.944/2009 e da Lei nº 10.741/2003; Resolução No. 218, de 29/06/1973-CONFEA e Resolução 262, de 28/07/1979 - CONFEA e as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade, Está sendo retificado conforme descrito a seguir:

I - RETIFICAR o Anexo I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - EDITAL Nº 44/2019 , a seguir:

Onde-se-lê:

Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: QUÍMICA - NM07(MANAUS) e NM41 (COARI)

1. Substâncias químicas e propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas e estruturas moleculares. Reações químicas e estequiometria. Funções inorgânicas: ácidos, bases e sais (nomenclatura e fórmulas). 2. Conhecimentos básicos de operação, funcionamento, limpeza e calibração de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios. 3. Noções de segurança em laboratório: Gerenciamento de resíduos e segurança em laboratório. Equipamento de proteção individual e coletivo utilizado em laboratório de análises químicas. 3. Biossegurança: normas de biossegurança e controle do meio ambiente. Utilização de EPI´s. Descarte de resíduos biológicos. Descarte de resíduos perfurocortantes. Limpeza de áreas infectadas. 4. Manuseio de produtos químicos: Manipulação e uso de reagentes (ácidos, bases, sais, óxidos, solventes, compostos orgânicos). Manuseio e armazenagem de produtos químicos. Estocagem, destinação e tratamento de resíduos químicos. 5. Princípios básicos das técnicas de análise: Potenciometria. Gravimetria. Turbidimetria. Titulometria: de Neutralização, de Precipitação e de Oxidação-Redução. Complexometria. Cromatografia: de papel, camada delgada e coluna; gasosa; gasosa com detetor de massa; líquida de alta resolução (CG, CG/EM e CLAE). Espectrometria (UV-Vis). 6. Noções de operação de instrumentos de mediação: absorciômetro (UV-Vis e absorção atômica). Fotômetro de chama. 7. Padronização de soluções. 8. Cálculos para preparação e diluição de soluções: m/m, m/v, molar e quantidade de matéria (_in, _in e ppt). 9. Destilação e extração com solventes. 10. Uso de autoclaves. 11. Algarismos significativos. 12. Transformação de unidade. 13. Parâmetros analíticos de medições: reprodutibilidade, linearidade, precisão, exatidão, recuperação, limite de detecção, limite de quantificação, desvio padrão.13. Erros e Tratamento dos Dados Analíticos. 14. Técnicas de amostragem. 15. Técnicas básicas de biologia molecular. 16. Técnicas de tratamento de água potável: Conceitos básicos. Água para consumo humano e laboratórios de pesquisa - parâmetros. Tratamento convencional da água. Equipamentos. Vidrarias (acessórios) e reagenntes. Operações básicas (medidas de volume, pipetar, titular, pesar, precipitar, decantar, filtrar, desinfetar). Tratamento de resíduos sólidos. Operação e manutenção de bomba de água.

Leia-se:

Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: QUÍMICA - NM07(MANAUS), NM41 (COARI) e NM42 (HUMAITÁ).

1. Substâncias químicas e propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas e estruturas moleculares. Reações químicas e estequiometria. Funções inorgânicas: ácidos, bases e sais (nomenclatura e fórmulas). 2. Conhecimentos básicos de operação, funcionamento, limpeza e calibração de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios. 3. Noções de segurança em laboratório: Gerenciamento de resíduos e segurança em laboratório. Equipamento de proteção individual e coletivo utilizado em laboratório de análises químicas. 4. Biossegurança: normas de biossegurança e controle do meio ambiente. Utilização de EPI´s. Descarte de resíduos biológicos. Descarte de resíduos perfurocortantes. Limpeza de áreas infectadas. 5. Manuseio de produtos químicos: Manipulação e uso de reagentes (ácidos, bases, sais, óxidos, solventes, compostos orgânicos). Manuseio e armazenagem de produtos químicos. Estocagem, destinação e tratamento de resíduos químicos. 6. Princípios básicos das técnicas de análise: Potenciometria. Gravimetria. Turbidimetria. Titulometria: de Neutralização, de Precipitação e de Oxidação-Redução. Complexometria. Cromatografia: de papel, camada delgada e coluna; gasosa; gasosa com detetor de massa; líquida de alta resolução (CG, CG/EM e CLAE). Espectrometria (UV-Vis). 7. Noções de operação de instrumentos de mediação: absorciômetro (UV-Vis e absorção atômica). Fotômetro de chama. 8. Padronização de soluções. 9. Cálculos para preparação e diluição de soluções: m/m, m/v, molar e quantidade de matéria (_in, _in e ppt).10. Destilação e extração com solventes. 11. Uso de autoclaves. 12. Algarismos significativos. 13. Transformação de unidade. 14. Parâmetros analíticos de medições: reprodutibilidade, linearidade, precisão, exatidão, recuperação, limite de detecção, limite de quantificação, desvio padrão. 15.Erros e Tratamento dos Dados Analíticos. 16.Técnicas de amostragem. 17. Técnicas básicas de biologia molecular. 18. Técnicas de tratamento de água potável: Conceitos básicos. Água para consumo humano e laboratórios de pesquisa - parâmetros. Tratamento convencional da água. Equipamentos. Vidrarias (acessórios) e reagenntes. Operações básicas (medidas de volume, pipetar, titular, pesar, precipitar, decantar, filtrar, desinfetar). Tratamento de resíduos sólidos. Operação e manutenção de bomba de água.

II - EXCLUIR do Anexo I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - EDITAL Nº 44/2019 , a seguir:

Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: QUÍMICA - NM42 (HUMAITÁ)

1 Noções de biossegurança em laboratório: Boas práticas. Equipamentos de proteção de segurança individual e coletiva. 2 Armazenamento e descarte de materiais biológicos e químicos. 3 Preparação de soluções e reagentes: Princípios fundamentais para o preparo de soluções e reagentes. 4 Conceito de pH. 5 Volumetria: preparo de soluções, reagentes e outros meios usados em laboratório. 6 Conhecimento de química geral: ácidos, bases, tampões, diluições e unidades de medidas laboratoriais. 7 Preparação de amostras: Procedimentos e cuidados na coleta de material biológico. 8 Técnicas e métodos para conservação de tecidos. 9 Microscopia de luz e eletrônica: noções básicas de uso. Cuidados com o aparelho: limpeza e conservação. 10 Preparo de material biológico: substâncias fixadoras, desidratação, inclusão e coloração. 11 Unidades de medidas em microscopia. 12 Materiais de laboratório: Identificação de vidraria, equipamentos e demais utensílios. 13 Lavagem e esterilização de vidraria. 14 Limpeza e higiene do laboratório. 15 Entomologia: Noções sobre nomenclatura zoológica e classificação de insetos. 16 Características gerais sobre as principais ordens. 17 Métodos de coleta, montagem e conservação de insetos. 18 Fitopatologia: 19 Principais características de fungos, bactérias e nematóides. Etapas e equipamentos para o preparo de meios de cultura. Isolamento direto e indireto de microrganismos fitopatogênicos. 20 Fatores associados ao cultivo de fitopatógenos. 21 Métodos de inoculação de fungos e bactérias fitopatogênicas. 22 Tecnologia de sementes: 23 Estruturas e respectivas funções das sementes maduras. 24 Testes para a avaliação da qualidade das sementes (físico, fisiológico, fitossanitário e genético).

III- RETIFICAR o subitem 2.1.10 do item 2, do EDITAL Nº 44/2019 - PSTEC/2019, a seguir:

Onde-se-lê:

2.1.10 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: INDUSTRIAL - NM44

(...)

Requisitos de qualificação: Ensino Médio Profissionalizante nem Automação Industrial ou Eletrônica ou Mecatrônica ou Eletrotécnica ou Eletroeletrônica ou Eletromecânica OU de curso de nível médio acrescido de curso técnico em Automação Industrial ou Eletrônica ou Mecatrônica ou Eletrotécnica ou Eletroeletrônica ou Eletromecânica.

(...)

Leia-se:

2.1.10 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: INDUSTRIAL - NM44

(...)

Requisitos de qualificação: Ensino Médio Profissionalizante em Automação Industrial ou Eletrônica ou Mecatrônica ou Eletrotécnica ou Eletroeletrônica ou Eletromecânica OU de curso de nível médio acrescido de curso técnico em Automação Industrial ou Eletrônica ou Mecatrônica ou Eletrotécnica ou Eletroeletrônica ou Eletromecânica.

(...)

IV - MANTER inalterados os demais itens do Edital.

SYLVIO MÁRIO PUGA FERREIRA

Presidente do Conselho Diretor da FUA

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa