Publicador de Conteúdos e Mídias

PORTARIA Nº 19, DE 14 DE ABRIL DE 2021

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 15/04/2021 | Edição: 70 | Seção: 1 | Página: 6

Órgão: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Política Agrícola

PORTARIA Nº 19, DE 14 DE ABRIL DE 2021

O SECRETÁRIO DE POLÍTICA AGRÍCOLA, no uso de suas atribuições e competências estabelecidas pelo Decreto nº 10.253, de 20 de fevereiro de 2020, e observado, no que couber, o contido no Decreto nº 9.841 de 18 de junho de 2019, na Portaria nº 412 de 30 de dezembro de 2020 e nas Instruções Normativas nº 2, de 9 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 13 de outubro de 2008, da Secretaria de Política Agrícola, e nº 16, de 9 de abril de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, resolve:

Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o cultivo dos citros em regiões de clima quente no Estado de Mato Grosso conforme anexo.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CÉSAR HANNA HALUM

ANEXO

1. NOTA TÉCNICA

Plantas cítricas (Citrus spp.) com seus diferentes grupos: tangerinas, limões, laranjeiras, limas, pomelos e toranjas, possuem adaptabilidade climática para cultivo em diferentes regiões do Brasil. Essa característica também é conferida pela forma de propagação plantas, quando a combinação da copa enxertada em um porta-enxerto confere respostas agronômicas importantes principalmente ligados a tolerância aos estresses bióticos e abióticos.

A citricultura brasileira é predominantemente cultivada em condições de sequeiro, mas há expansão de pomares irrigados em importantes regiões produtoras de São Paulo e outros Estados produtores, com objetivo de reduzir os riscos climáticos. Nas condições semiáridas e em grande parte dos cerrados, pomares necessitam da prática da irrigação, obrigatoriamente, para garantias de sobrevivência da planta e produção comercial.

Existe um limite para sobrevivência e produção comercial da planta, levando-se em consideração os níveis e a duração do estresse que é submetida. Dependendo da distribuição das chuvas, admite-se que o limite inferior para a cultura dos citros é de precipitação pluvial de 950 mm anuais para o cultivo de sequeiro. Mesmo em regiões com elevadas precipitações anuais, a má distribuição das chuvas e a ocorrência de longos períodos de déficit de água no solo, acarretando o esgotamento total da água disponível para as plantas (>3 meses), podem elevar os índices de mortalidade e limitar o cultivo.

De maneira geral, as temperaturas ótimas para os processos fotossintéticos da planta situam-se entre 25 e 30oC, podendo variar de 23 a 32oC, em algumas condições. Temperaturas extremas acima de 37oC e abaixo de 12oC afetam fisiologicamente a planta e promovem redução do metabolismo e a paralização do seu crescimento. As plantas cítricas normalmente apresentam tolerância a geadas leves, dependendo da variedade, combinação copa/porta-enxerto, idade da planta, estádio fenológico, época de ocorrência, intensidade e duração. Danos significativos na parte área da planta adulta ocorrem com temperaturas foliares inferiores a -4ºC.

Temperaturas extremas nas fases de florescimento são importantes e determinantes para o aumento dos riscos climáticos. Pomares situados em locais com ocorrência de temperaturas médias máximas superiores a 35oC, por exemplo, associadas a baixa umidade do ar e/ou déficit de água no solo sofrem com elevada abscisão de flores e frutos, muito prejudicial na safra do ano, principalmente em locais em que a floração se concentra em período pós indução floral pelo frio. Da mesma forma, nas condições do Brasil, geralmente os maiores danos causados pelo frio estão associados a ocorrência de geadas tardias que ocorrem no final do inverno e início da primavera coincidindo com a fase de pico de floração, afetando sensivelmente a produção do ano.

Objetivou-se, com este Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), identificar as áreas aptas e de menor risco climático, classificado em três níveis de risco (20%, 30% e 40%), para o ciclo anual de produção dos pomares de citros, bem como as datas mais favoráveis para a implantação do pomar, visando reduzir a variabilidade de produção interanual, a ocorrência de produtividades insustentáveis economicamente e a elevada mortalidade de plantas que ocorrem em regiões de alto risco.

Essa identificação foi realizada com a aplicação de um modelo de balanço hídrico da cultura. Neste modelo são consideradas as exigências hídrica e térmica, duração do ciclo, das fases fenológicas e da reserva útil de água dos solos para cultivo desta espécie, bem como dados de precipitação pluviométrica e evapotranspiração de referência de séries com, no mínimo, 15 anos de dados diários registrados.

Os riscos considerados nesse estudo são majoritariamente aqueles associados a condições térmicas e hídricas prejudiciais ou impeditivas à cultura. A metodologia aplicada permite definir os riscos climáticos para produção de citros, considerando as diferenças de grupos cítricos e principais variedades plantadas quanto a duração dos ciclos produtivos, em escala municipal.

A avaliação de riscos para a produção da cultura foi realizada com a aplicação de um modelo de balanço hídrico de cultura, e de critérios de verificação de limites adequados de temperatura e disponibilidade de água no solo para o adequado desenvolvimento do fruto, considerando-se séries históricas de dados meteorológicos e as principais características e exigências da cultura. Ressalta-se que por se tratar de um modelo agroclimático, parte-se do pressuposto de que não ocorrerem limitações quanto à fertilidade dos solos e danos às plantas devido à ocorrência de pragas e doenças.

A primeira informação para o Zarc de implantação dos citros são os resultados do Zarc de produção dos citros, que estabelece os municípios onde a produção é viável e com baixo risco, considerando pomar em franca produção.

Após a seleção dos municípios, o Zarc Brasil Implantação é um complemento usado para delimitar as épocas mais favoráveis para o preparo da área e implantação do pomar com plantio das mudas. Para a implantação, os riscos analisados, majoritariamente, tem sido aqueles associados a condições térmicas e hídricas prejudiciais ou impeditivas ao pegamento e estabelecimento das mudas no campo.

Para delimitação das áreas aptas ao cultivo dos citros e implantação do pomar, em condições de baixo risco, foram adotados os seguintes parâmetros e variáveis:

I - Ciclo médio e fases representativas

a. Ciclo anual de produção: Considerou-se 5 Grupos, que separam os citros em função da duração do ciclo de desenvolvimento do fruto. Sendo estes:

Grupo I = lima ácida ‘Tahiti’ e limões com ciclos muito precoces;

Grupo II = limas, laranjas, limões e tangerinas de ciclos precoces;

Grupo III = laranjas e tangerinas de ciclo precoce a meia estação;

Grupo IV - laranjas e tangerinas de ciclos de meia estação a tardio;

Grupo IV = laranja de ciclos tardios a muito tardio.

O Zarc Citros foi subdividido em duas grandes regiões, de acordo com a resposta da cultura em termos de indução floral e duração dos ciclos de produção.

Regiões com clima ameno (inverno mais frios): temperaturas mínimas médias entre os meses de maio a julho < 17°C, responsáveis pela indução floral forte, resultando em concentração de floração entre agosto e novembro de cada ano;

Regiões com clima quente (invernos quentes): temperaturas entre maio e julho³17°C, com florações esporádicas e dependentes do déficit de água no solo como principal estresse relacionado a indução floral. Nesses pomares é muito comum encontrar flores e frutos de todos os tamanhos ao longo do ano e épocas variadas de colheitas para a mesma copa cítrica/variedade.

O desenvolvimento do fruto foi dividido em 4 fases fenológicas após período de indução floral (frio e/ou déficit hídrico):

Fase 1 - Florescimento até a antese;

Fase 2 - Crescimento inicial (inicia-se logo após a queda das pétalas, período de intensa atividade metabólica e divisão celular);

Fase 3 - Crescimento acelerado (rápido aumento de volume e teor do suco);

Fase 4 - Maturação (fase em que não há ganhos no crescimento, aumento da concentração de SST e redução da acidez, alterações na pigmentação da casca, fase em que se atinge o ponto ideal para colheita).

A tabela a seguir mostra os ciclos representativos, intervalos admitidos de variação de ciclos e duração das fases de desenvolvimento de frutos cítricos utilizados na execução do estudo para regiões com floradas ao longo do ano e clima quente.

Grupo

Ciclo (dias)

Intervalo (dias)

Fase 1

Fase 2

Fase 3

Fase 4

Lima

Limão

Laranja

Tangerina

Pomelo

Toranja

I

120

Até 120

30

30

30

30

X

II

180

121 a 180

30

40

60

50

X

X

X

X

III

240

181 a 240

30

40

100

70

X

X

X

X

IV

300

240 a 300

30

40

120

110

X

X

V

330

>300

30

50

140

110

X

b. Implantação do pomar: Para fins de simulação foram definidas quatro fases de desenvolvimento inicial da planta, a partir do plantio da muda.

Fase 1 - Sobrevivência e pegamento, com duração de 45 dias;

Fase 2 - Crescimento inicial, com duração de 30 dias;

Fase 3 - Aceleração do crescimento, com duração de 30 dias;

Fase 4 - Estabelecimento, com duração de 15 dias.

II - Capacidade de Água Disponível:

a. Ciclo anual de produção: Foi estimada em função da profundidade efetiva média do sistema radicular de 1 m, considerando os solos Tipo 1 (textura arenosa), Tipo 2 (textura média) e Tipo 3 (textura argilosa), com capacidade de armazenar de até 70 mm, 110 mm e 150 mm de água, respectivamente.

b. Implantação do pomar: Foi estimada considerando uma profundidade efetiva do sistema radicular de até 0,6 m no primeiro ano, considerando os solos Tipo 1 (textura arenosa), Tipo 2 (textura média) e Tipo 3 (textura argilosa), com capacidade de armazenar de até 42 mm, 66 mm e 90 mm de água, respectivamente.

III - Critérios térmicos:

a. Ciclo anual de produção: considerou-se limitante para o desenvolvimento dos frutos a ocorrência de temperatura máximas acima de 36ºC e a frequência ou risco de ocorrência de temperaturas mínimas menores ou iguais a um limiar de dano de 1oC para cultivares precoces a muito tardias e de 2oC para grupo de citros super precoces, com ciclos de 120 dias, nas fases de floração e início de frutificação (Fases 1 e 2).

b. Implantação do pomar: considerou-se limitante para o estabelecimento do pomar riscos de ocorrência de geada em qualquer uma das fases de crescimento da muda. Foi quantificado o risco de ocorrência de geada por meio da frequência ou risco de ocorrência de temperaturas mínimas menores ou iguais a um limiar de dano de 2 °C.

IV - Critérios hídricos:

a. Ciclo anual de produção: Foi considerado um ISNA³0,45 na Fase 1; ISNA ³ 0,7 na Fase 2; ISNA ³ 0,5 na Fase 3 e ISNA ³ 0,5 na Fase 4.

b. Implantação do pomar: O risco hídrico para pomares implantados foi quantificado a partir da frequência de ocorrência do índice de satisfação das necessidades de água (ISNA) abaixo de 0,7 na Fase 1 e abaixo de 1,0 na Fase IV.

V - Critérios auxiliares:

Outro critério utilizado no zoneamento de risco foi a avaliação da ocorrência de períodos prolongados de estresse hídrico contínuo aos quais as plantas podem ser submetidas em determinadas regiões. Mesmo quando ocorre fora das fases reprodutivas, isso limita a produção e até mesmo a sobrevivência da planta, impactando severamente a cultura. Para municípios localizados em clima quente ao longo do ano, a sobrevivência de plantas é garantida pela ocorrência de pelo menos 26 decêndios com ISNA superior a 0,2 e é afetada quando a precipitação total anual é inferior a 950 mm.

O Zarc, além de ser uma ferramenta de gestão de riscos na agricultura, para maior efetividade de resultados, também deve atuar como indutor de tecnologia de produção. Nesse sentido, especial atenção deve ser dada aos seguintes tópicos:

a. É preciso observar o preparo adequado das covas, o uso de mudas de qualidade, adquiridas de viveiristas idôneos;

b. Os resultados de Zarc são gerados presumindo-se um manejo agronômico adequado para o desenvolvimento, crescimento e produtividade de cada cultura, em função da disponibilidade de recursos do ambiente em cada local. Falhas ou deficiências de diversos tipos, desde manejo inadequado da fertilidade do solo, de pragas e doenças ou escolha de cultivares não adaptadas para o ambiente edafoclimático, podem resultar em perdas de produtividade ou agravar perdas geradas por eventos meteorológicos adversos. Nesse contexto, é indispensável: utilizar sempre tecnologia de produção adequada para a condição edafoclimática local; controlar efetivamente as plantas daninhas durante o cultivo; adotar práticas de controle de pragas e doenças; e correção físico-química do solo (fertilidade e descompactação dos solos);

c. Municípios zoneados para produção, mas que apresentam riscos elevados e janela curta para o plantio devem ser tratados com cuidado, desde que o perfeito estabelecimento das mudas e crescimento até o terceiro ano é que vai garantir um bom início de produção do pomar. Quando houver indicação de riscos superiores aos limites de 40%, ou seja, sem janela para o plantio indicada no Zarc, haverá necessidade de investimento em irrigação para atender adequadamente as necessidades hídricas da fase, cuidados que devem ser tomados pelo menos nos dois primeiros anos de cultivo.

2. TIPOS DE SOLOS APTOS AO CULTIVO

São aptos ao cultivo dos citros no Estado os solos dos tipos 1, 2 e 3, observadas as especificações e recomendações contidas na Instrução Normativa nº 2, de 9 de outubro de 2008.

Não são indicadas para o cultivo:

- áreas de preservação permanente, de acordo com a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012;

- áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 1,5m ou com solos de ocorrência em várzeas inundadas com baixa capacidade de drenagem, ou ainda muito pedregosos, isto é, solos nos quais calhaus e matacões ocupem mais de 15% da massa e/ou da superfície do terreno.

3. TABELA DE PERÍODOS PLANTIO

Períodos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Datas

1º a 10

11 a 20

21 a 31

1º a 10

11 a 20

21 a 28

1º a 10

11 a 20

21 a 31

1º a 10

11 a 20

21 a 30

Meses

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Períodos

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Datas

1º a 10

11 a 20

21 a 31

1º a 10

11 a 20

21 a 30

1º a 10

11 a 20

21 a 31

1º a 10

11 a 20

21 a 31

Meses

Maio

Junho

Julho

Agosto

Períodos

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

Datas

1º a 10

11 a 20

21 a 30

1º a 10

11 a 20

21 a 31

1º a 10

11 a 20

21 a 30

1º a 10

11 a 20

21 a 31

Meses

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

4. CULTIVARES INDICADAS

Ficam indicadas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático, as cultivares de citros registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as indicações das regiões de adaptação, em conformidade com as recomendações dos respectivos obtentores/mantenedores.

NOTA:

1. Informações específicas sobre as cultivares indicadas devem ser obtidas junto aos respectivos obtentores/mantenedores.

2. Devem ser utilizadas no plantio mudas produzidas em viveiros credenciados em conformidade com a legislação brasileira sobre sementes e mudas (Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, e Decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020).

5. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS APTOS E PERÍODOS INDICADOS PARA O CICLO DE PRODUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS CITROS

5.1: CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO I

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA MANEJO DO CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO I

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alta Floresta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Boa Vista

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Paraguai

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Apiacás

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Araputanga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Arenápolis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Aripuanã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barão De Melgaço

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barra Do Bugres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Bom Jesus Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Brasnorte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cáceres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campo Novo Do Parecis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campos De Júlio

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Canabrava Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Carlinda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Castanheira

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Chapada Dos Guimarães

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cláudia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colíder

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colniza

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Comodoro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Confresa

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Conquista D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cotriguaçu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cuiabá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Curvelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Denise

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Diamantino

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Feliz Natal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Figueirópolis D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Gaúcha Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Glória D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Guarantã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Indiavaí

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Ipiranga Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itanhangá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itaúba

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jaciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jangada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jauru

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juína

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juruena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lambari D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lucas Do Rio Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Luciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Marcelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Matupá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Mirassol D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nobres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nortelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nossa Senhora Do Livramento

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Bandeirantes

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Brasilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Canaã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Guarita

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Marilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Maringá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Monte Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Mutum

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Olímpia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Santa Helena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Ubiratã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Horizonte Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Mundo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranaíta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranatinga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Peixoto De Azevedo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Planalto Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Poconé

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Pontes E Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Alegre Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Dos Gaúchos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Esperidião

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Estrela

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Querência

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Reserva Do Cabaçal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rio Branco

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rondolândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rosário Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Salto Do Céu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Carmem

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Cruz Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Rita Do Trivelato

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Terezinha

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Afonso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Antônio Do Leverger

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São Félix Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Rio Claro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Dos Quatro Marcos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sapezal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Serra Nova Dourada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sinop

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sorriso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tabaporã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tangará Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tapurah

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Terra Nova Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

União Do Sul

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vale De São Domingos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Várzea Grande

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vera

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Bela Da Santíssima Trindade

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Rica

1 a 36

1 a 36

1 a 36

5.2: IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO I

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO I

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Alta Floresta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

6

Alto Boa Vista

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 4

28

Alto Paraguai

29 a 2

28 + 3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 5

28

Apiacás

27 a 5

26

27 a 6

26

27 a 6

26 + 7

8

Araputanga

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

28

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Arenápolis

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Aripuanã

28 a 3

27 + 4

5

28 a 6

27

26

28 a 6

27 + 7

26 + 8

Barão De Melgaço

30 a 36

29 + 1

2

30 a 2

29 + 3

28 + 4

29 a 3

4

5 a 6 + 28

Barra Do Bugres

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 5

28

Bom Jesus Do Araguaia

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 3

4

28

Brasnorte

28 a 2

3 + 27

28 a 3

4

27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Cáceres

31 a 36

30 + 1

29 + 2 a 3

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Campo Novo Do Parecis

29 a 2

28

3

28 a 3

4

5 + 27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campos De Júlio

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Canabrava Do Norte

29 a 2

28

3

29 a 3

28 + 4

29 a 4

28

5

Carlinda

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

Castanheira

28 a 2

3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 5

27

6

Chapada Dos Guimarães

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4

29 a 5

28

6

Cláudia

28 a 2

3

27

28 a 3

4 + 27

28 a 5

27

Colíder

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Colniza

27 a 5

6 + 26

27 a 6

7 + 26

27 a 6

7 a 8

26

Comodoro

28 a 3

27

28 a 4

27

5 a 6

28 a 4

27 + 5 a 6

7

Confresa

28 a 2

3

28 a 4

5

28 a 4

5

Conquista D'Oeste

30 a 2

29 + 3

28

29 a 4

5 + 28

29 a 4

5 a 6 + 28

Cotriguaçu

28 a 4

27

26 + 5

27 a 6

26

27 a 6

7 + 26

Cuiabá

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Curvelândia

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Denise

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Diamantino

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Feliz Natal

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Figueirópolis D'Oeste

30 a 1

2

3 + 29

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Gaúcha Do Norte

29 a 1

28 + 2

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Glória D'Oeste

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Guarantã Do Norte

27 a 3

4

26

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

Indiavaí

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Ipiranga Do Norte

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itanhangá

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itaúba

28 a 2

27 + 3

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Jaciara

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

4

29 a 5

28

6

Jangada

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

Jauru

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Juara

28 a 3

27

4

27 a 4

5 + 26

27 a 5

6 + 26

Juína

28 a 3

27

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

7

Juruena

28 a 2

27 + 3 a 4

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

Lambari D'Oeste

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Lucas Do Rio Verde

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Luciara

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28 + 4

29 a 5

28

Marcelândia

28 a 3

27

28 a 4

27

28 a 5

27

Matupá

27 a 3

4

27 a 4

5

26

27 a 5

26

Mirassol D'Oeste

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Nobres

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28 + 5

6

Nortelândia

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nossa Senhora Do Livramento

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Nova Bandeirantes

28 a 3

27 + 4

26

27 a 5

6

26

27 a 6

26

Nova Brasilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Canaã Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Nova Guarita

27 a 3

4 + 26

27 a 4

5 + 26

27 a 5

26

Nova Lacerda

29 a 2

3

28

29 a 4

5 a 6 + 28

29 a 4

28 + 5

6

Nova Marilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Maringá

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 3

4

5 + 27

Nova Monte Verde

27 a 3

4

26

27 a 4

5

6 + 26

27 a 5

26 + 6

Nova Mutum

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 a 6

Nova Olímpia

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Santa Helena

28 a 3

27

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Nova Ubiratã

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

Novo Horizonte Do Norte

28 a 2

3

27

28 a 3

27

4

28 a 5

27

Novo Mundo

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

6

Paranaíta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

6

27 a 5

26 + 6

Paranatinga

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Peixoto De Azevedo

28 a 3

27

4

27 a 4

5

27 a 5

Planalto Da Serra

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4 a 5

Poconé

30 a 36

1

2 + 29

30 a 2

29 + 3

30 a 3

29 + 4 a 5

Pontes E Lacerda

30 a 2

29

3

30 a 4

29

30 a 4

29

28 + 5

Porto Alegre Do Norte

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

Porto Dos Gaúchos

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

4

28 a 4

5

27

Porto Esperidião

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

4

29

30 a 3

4

5 + 29

Porto Estrela

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Querência

29 a 2

28

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4

Reserva Do Cabaçal

30 a 2

29

3

29 a 3

4

28

29 a 3

4 a 5

28

Rio Branco

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29

28 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Rondolândia

28 a 3

27 + 4 a 5

28 a 6

27

7

28 a 6

27 + 7 a 8

Rosário Oeste

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Salto Do Céu

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Santa Carmem

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Santa Cruz Do Xingu

28 a 3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 4

27 + 5

Santa Rita Do Trivelato

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

5 a 6

Santa Terezinha

29 a 2

28

3

29 a 4

28

5

29 a 5

28

Santo Afonso

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Santo Antônio Do Leverger

30 a 1

29 + 2

28 + 3

29 a 2

3

4 + 28

29 a 4

28 + 5

6

São Félix Do Araguaia

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

São José Do Rio Claro

29 a 2

28

28 a 3

28 a 3

4

5 a 6

São José Do Xingu

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 4

27

5

São José Dos Quatro Marcos

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Sapezal

28 a 2

3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Serra Nova Dourada

29 a 1

2

28

29 a 2

3

28

29 a 4

28

Sinop

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

28 a 4

5

27

Sorriso

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Tabaporã

28 a 3

27

4

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Tangará Da Serra

29 a 2

3

28

29 a 4

28

5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Tapurah

28 a 2

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Terra Nova Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

5

27 a 5

26

União Do Sul

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 4

5

27

Vale De São Domingos

30 a 2

29 + 3

29 a 4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Várzea Grande

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Vera

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Vila Bela Da Santíssima Trindade

30 a 2

29 + 3

30 a 4

29

28 + 5 a 6

30 a 4

29 + 5

28

Vila Rica

28 a 2

3

4

28 a 4

5

27

28 a 5

27

5.3: CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO II

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA MANEJO DO CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO II

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alta Floresta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Boa Vista

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Paraguai

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Apiacás

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Araputanga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Arenápolis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Aripuanã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barão De Melgaço

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barra Do Bugres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Bom Jesus Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Brasnorte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cáceres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campo Novo Do Parecis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campos De Júlio

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Canabrava Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Carlinda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Castanheira

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Chapada Dos Guimarães

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cláudia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colíder

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colniza

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Comodoro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Confresa

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Conquista D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cotriguaçu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cuiabá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Curvelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Denise

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Diamantino

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Feliz Natal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Figueirópolis D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Gaúcha Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Glória D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Guarantã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Indiavaí

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Ipiranga Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itanhangá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itaúba

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jaciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jangada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jauru

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juína

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juruena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lambari D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lucas Do Rio Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Luciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Marcelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Matupá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Mirassol D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nobres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nortelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nossa Senhora Do Livramento

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Bandeirantes

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Brasilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Canaã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Guarita

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Marilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Maringá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Monte Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Mutum

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Olímpia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Santa Helena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Ubiratã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Horizonte Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Mundo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranaíta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranatinga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Peixoto De Azevedo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Planalto Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Poconé

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Pontes E Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Alegre Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Dos Gaúchos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Esperidião

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Estrela

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Querência

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Reserva Do Cabaçal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rio Branco

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rondolândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rosário Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Salto Do Céu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Carmem

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Cruz Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Rita Do Trivelato

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Terezinha

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Afonso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Antônio Do Leverger

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São Félix Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Rio Claro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Dos Quatro Marcos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sapezal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Serra Nova Dourada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sinop

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sorriso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tabaporã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tangará Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tapurah

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Terra Nova Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

União Do Sul

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vale De São Domingos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Várzea Grande

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vera

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Bela Da Santíssima Trindade

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Rica

1 a 36

1 a 36

1 a 36

5.4: IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO II

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO II

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Alta Floresta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

6

Alto Boa Vista

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 4

28

Alto Paraguai

29 a 2

28 + 3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 5

28

Apiacás

27 a 5

26

27 a 6

26

27 a 6

26 + 7

8

Araputanga

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

28

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Arenápolis

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Aripuanã

28 a 3

27 + 4

5

28 a 6

27

26

28 a 6

27 + 7

26 + 8

Barão De Melgaço

30 a 36

29 + 1

2

30 a 2

29 + 3

28 + 4

29 a 3

4

5 a 6 + 28

Barra Do Bugres

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 5

28

Bom Jesus Do Araguaia

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 3

4

28

Brasnorte

28 a 2

3 + 27

28 a 3

4

27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Cáceres

31 a 36

30 + 1

29 + 2 a 3

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Campo Novo Do Parecis

29 a 2

28

3

28 a 3

4

5 + 27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campos De Júlio

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Canabrava Do Norte

29 a 2

28

3

29 a 3

28 + 4

29 a 4

28

5

Carlinda

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

Castanheira

28 a 2

3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 5

27

6

Chapada Dos Guimarães

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4

29 a 5

28

6

Cláudia

28 a 2

3

27

28 a 3

4 + 27

28 a 5

27

Colíder

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Colniza

27 a 5

6 + 26

27 a 6

7 + 26

27 a 6

7 a 8

26

Comodoro

28 a 3

27

28 a 4

27

5 a 6

28 a 4

27 + 5 a 6

7

Confresa

28 a 2

3

28 a 4

5

28 a 4

5

Conquista D'Oeste

30 a 2

29 + 3

28

29 a 4

5 + 28

29 a 4

5 a 6 + 28

Cotriguaçu

28 a 4

27

26 + 5

27 a 6

26

27 a 6

7 + 26

Cuiabá

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Curvelândia

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Denise

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Diamantino

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Feliz Natal

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Figueirópolis D'Oeste

30 a 1

2

3 + 29

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Gaúcha Do Norte

29 a 1

28 + 2

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Glória D'Oeste

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Guarantã Do Norte

27 a 3

4

26

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

Indiavaí

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Ipiranga Do Norte

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itanhangá

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itaúba

28 a 2

27 + 3

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Jaciara

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

4

29 a 5

28

6

Jangada

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

Jauru

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Juara

28 a 3

27

4

27 a 4

5 + 26

27 a 5

6 + 26

Juína

28 a 3

27

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

7

Juruena

28 a 2

27 + 3 a 4

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

Lambari D'Oeste

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Lucas Do Rio Verde

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Luciara

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28 + 4

29 a 5

28

Marcelândia

28 a 3

27

28 a 4

27

28 a 5

27

Matupá

27 a 3

4

27 a 4

5

26

27 a 5

26

Mirassol D'Oeste

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Nobres

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28 + 5

6

Nortelândia

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nossa Senhora Do Livramento

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Nova Bandeirantes

28 a 3

27 + 4

26

27 a 5

6

26

27 a 6

26

Nova Brasilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Canaã Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Nova Guarita

27 a 3

4 + 26

27 a 4

5 + 26

27 a 5

26

Nova Lacerda

29 a 2

3

28

29 a 4

5 a 6 + 28

29 a 4

28 + 5

6

Nova Marilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Maringá

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 3

4

5 + 27

Nova Monte Verde

27 a 3

4

26

27 a 4

5

6 + 26

27 a 5

26 + 6

Nova Mutum

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 a 6

Nova Olímpia

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Santa Helena

28 a 3

27

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Nova Ubiratã

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

Novo Horizonte Do Norte

28 a 2

3

27

28 a 3

27

4

28 a 5

27

Novo Mundo

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

6

Paranaíta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

6

27 a 5

26 + 6

Paranatinga

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Peixoto De Azevedo

28 a 3

27

4

27 a 4

5

27 a 5

Planalto Da Serra

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4 a 5

Poconé

30 a 36

1

2 + 29

30 a 2

29 + 3

30 a 3

29 + 4 a 5

Pontes E Lacerda

30 a 2

29

3

30 a 4

29

30 a 4

29

28 + 5

Porto Alegre Do Norte

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

Porto Dos Gaúchos

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

4

28 a 4

5

27

Porto Esperidião

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

4

29

30 a 3

4

5 + 29

Porto Estrela

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Querência

29 a 2

28

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4

Reserva Do Cabaçal

30 a 2

29

3

29 a 3

4

28

29 a 3

4 a 5

28

Rio Branco

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29

28 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Rondolândia

28 a 3

27 + 4 a 5

28 a 6

27

7

28 a 6

27 + 7 a 8

Rosário Oeste

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Salto Do Céu

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Santa Carmem

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Santa Cruz Do Xingu

28 a 3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 4

27 + 5

Santa Rita Do Trivelato

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

5 a 6

Santa Terezinha

29 a 2

28

3

29 a 4

28

5

29 a 5

28

Santo Afonso

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Santo Antônio Do Leverger

30 a 1

29 + 2

28 + 3

29 a 2

3

4 + 28

29 a 4

28 + 5

6

São Félix Do Araguaia

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

São José Do Rio Claro

29 a 2

28

28 a 3

28 a 3

4

5 a 6

São José Do Xingu

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 4

27

5

São José Dos Quatro Marcos

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Sapezal

28 a 2

3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Serra Nova Dourada

29 a 1

2

28

29 a 2

3

28

29 a 4

28

Sinop

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

28 a 4

5

27

Sorriso

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Tabaporã

28 a 3

27

4

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Tangará Da Serra

29 a 2

3

28

29 a 4

28

5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Tapurah

28 a 2

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Terra Nova Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

5

27 a 5

26

União Do Sul

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 4

5

27

Vale De São Domingos

30 a 2

29 + 3

29 a 4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Várzea Grande

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Vera

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Vila Bela Da Santíssima Trindade

30 a 2

29 + 3

30 a 4

29

28 + 5 a 6

30 a 4

29 + 5

28

Vila Rica

28 a 2

3

4

28 a 4

5

27

28 a 5

27

5.5: CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO III

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA MANEJO DO CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO III

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alta Floresta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Boa Vista

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Paraguai

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Apiacás

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Araputanga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Arenápolis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Aripuanã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barão De Melgaço

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barra Do Bugres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Bom Jesus Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Brasnorte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cáceres

1 a 36

1 a 36

Campo Novo Do Parecis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campos De Júlio

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Canabrava Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Carlinda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Castanheira

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Chapada Dos Guimarães

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cláudia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colíder

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colniza

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Comodoro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Confresa

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Conquista D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cotriguaçu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cuiabá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Curvelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Denise

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Diamantino

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Feliz Natal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Figueirópolis D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Gaúcha Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Glória D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Guarantã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Indiavaí

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Ipiranga Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itanhangá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itaúba

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jaciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jangada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jauru

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juína

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juruena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lambari D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lucas Do Rio Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Luciara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Marcelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Matupá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Mirassol D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nobres

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nortelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nossa Senhora Do Livramento

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Bandeirantes

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Brasilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Canaã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Guarita

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Marilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Maringá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Monte Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Mutum

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Olímpia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Santa Helena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Ubiratã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Horizonte Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Mundo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranaíta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranatinga

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Peixoto De Azevedo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Planalto Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Poconé

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Pontes E Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Alegre Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Dos Gaúchos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Esperidião

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Estrela

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Querência

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Reserva Do Cabaçal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rio Branco

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rondolândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rosário Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Salto Do Céu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Carmem

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Cruz Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Rita Do Trivelato

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Terezinha

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Afonso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santo Antônio Do Leverger

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São Félix Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Rio Claro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

São José Dos Quatro Marcos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sapezal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Serra Nova Dourada

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sinop

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sorriso

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tabaporã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tangará Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tapurah

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Terra Nova Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

União Do Sul

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vale De São Domingos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Várzea Grande

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vera

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Bela Da Santíssima Trindade

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vila Rica

1 a 36

1 a 36

1 a 36

5.6: IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO III

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO III

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Alta Floresta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

6

Alto Boa Vista

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 4

28

Alto Paraguai

29 a 2

28 + 3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 5

28

Apiacás

27 a 5

26

27 a 6

26

27 a 6

26 + 7

8

Araputanga

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

28

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Arenápolis

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Aripuanã

28 a 3

27 + 4

5

28 a 6

27

26

28 a 6

27 + 7

26 + 8

Barão De Melgaço

30 a 36

29 + 1

2

30 a 2

29 + 3

28 + 4

29 a 3

4

5 a 6 + 28

Barra Do Bugres

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 5

28

Bom Jesus Do Araguaia

29 a 1

2

28

29 a 3

28

29 a 3

4

28

Brasnorte

28 a 2

3 + 27

28 a 3

4

27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Cáceres

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Campo Novo Do Parecis

29 a 2

28

3

28 a 3

4

5 + 27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campos De Júlio

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Canabrava Do Norte

29 a 2

28

3

29 a 3

28 + 4

29 a 4

28

5

Carlinda

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

Castanheira

28 a 2

3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 5

27

6

Chapada Dos Guimarães

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4

29 a 5

28

6

Cláudia

28 a 2

3

27

28 a 3

4 + 27

28 a 5

27

Colíder

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Colniza

27 a 5

6 + 26

27 a 6

7 + 26

27 a 6

7 a 8

26

Comodoro

28 a 3

27

28 a 4

27

5 a 6

28 a 4

27 + 5 a 6

7

Confresa

28 a 2

3

28 a 4

5

28 a 4

5

Conquista D'Oeste

30 a 2

29 + 3

28

29 a 4

5 + 28

29 a 4

5 a 6 + 28

Cotriguaçu

28 a 4

27

26 + 5

27 a 6

26

27 a 6

7 + 26

Cuiabá

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Curvelândia

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Denise

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Diamantino

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Feliz Natal

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Figueirópolis D'Oeste

30 a 1

2

3 + 29

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Gaúcha Do Norte

29 a 1

28 + 2

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Glória D'Oeste

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Guarantã Do Norte

27 a 3

4

26

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

Indiavaí

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

Ipiranga Do Norte

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itanhangá

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itaúba

28 a 2

27 + 3

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Jaciara

29 a 2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

4

29 a 5

28

6

Jangada

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

Jauru

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Juara

28 a 3

27

4

27 a 4

5 + 26

27 a 5

6 + 26

Juína

28 a 3

27

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

7

Juruena

28 a 2

27 + 3 a 4

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

Lambari D'Oeste

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Lucas Do Rio Verde

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Luciara

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28 + 4

29 a 5

28

Marcelândia

28 a 3

27

28 a 4

27

28 a 5

27

Matupá

27 a 3

4

27 a 4

5

26

27 a 5

26

Mirassol D'Oeste

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Nobres

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28 + 5

6

Nortelândia

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nossa Senhora Do Livramento

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Nova Bandeirantes

28 a 3

27 + 4

26

27 a 5

6

26

27 a 6

26

Nova Brasilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Canaã Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Nova Guarita

27 a 3

4 + 26

27 a 4

5 + 26

27 a 5

26

Nova Lacerda

29 a 2

3

28

29 a 4

5 a 6 + 28

29 a 4

28 + 5

6

Nova Marilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Maringá

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 3

4

5 + 27

Nova Monte Verde

27 a 3

4

26

27 a 4

5

6 + 26

27 a 5

26 + 6

Nova Mutum

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 a 6

Nova Olímpia

29 a 2

3 + 28

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Santa Helena

28 a 3

27

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Nova Ubiratã

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

Novo Horizonte Do Norte

28 a 2

3

27

28 a 3

27

4

28 a 5

27

Novo Mundo

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

6

Paranaíta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

6

27 a 5

26 + 6

Paranatinga

29 a 2

28

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Peixoto De Azevedo

28 a 3

27

4

27 a 4

5

27 a 5

Planalto Da Serra

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4 a 5

Poconé

30 a 36

1

2 + 29

30 a 2

29 + 3

30 a 3

29 + 4 a 5

Pontes E Lacerda

30 a 2

29

3

30 a 4

29

30 a 4

29

28 + 5

Porto Alegre Do Norte

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

Porto Dos Gaúchos

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

4

28 a 4

5

27

Porto Esperidião

31 a 1

30

29 + 2 a 3

30 a 3

4

29

30 a 3

4

5 + 29

Porto Estrela

30 a 1

29 + 2

3

29 a 2

3

28

29 a 3

4 a 5

28

Querência

29 a 2

28

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4

Reserva Do Cabaçal

30 a 2

29

3

29 a 3

4

28

29 a 3

4 a 5

28

Rio Branco

30 a 1

29 + 2

3

30 a 3

29

28 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Rondolândia

28 a 3

27 + 4 a 5

28 a 6

27

7

28 a 6

27 + 7 a 8

Rosário Oeste

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Salto Do Céu

30 a 1

29 + 2

3

29 a 3

4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Santa Carmem

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Santa Cruz Do Xingu

28 a 3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 4

27 + 5

Santa Rita Do Trivelato

29 a 2

28

3

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

5 a 6

Santa Terezinha

29 a 2

28

3

29 a 4

28

5

29 a 5

28

Santo Afonso

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Santo Antônio Do Leverger

30 a 1

29 + 2

28 + 3

29 a 2

3

4 + 28

29 a 4

28 + 5

6

São Félix Do Araguaia

29 a 2

28

3

28 a 3

4

28 a 4

5

São José Do Rio Claro

29 a 2

28

28 a 3

28 a 3

4

5 a 6

São José Do Xingu

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 4

27

5

São José Dos Quatro Marcos

30 a 1

2 a 3 + 29

30 a 3

29

4

30 a 3

29 + 4 a 5

Sapezal

28 a 2

3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Serra Nova Dourada

29 a 1

2

28

29 a 2

3

28

29 a 4

28

Sinop

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

28 a 4

5

27

Sorriso

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Tabaporã

28 a 3

27

4

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Tangará Da Serra

29 a 2

3

28

29 a 4

28

5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Tapurah

28 a 2

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Terra Nova Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

5

27 a 5

26

União Do Sul

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 4

5

27

Vale De São Domingos

30 a 2

29 + 3

29 a 4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Várzea Grande

29 a 1

2

3 + 28

29 a 2

3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Vera

29 a 2

28

28 a 3

28 a 4

5

Vila Bela Da Santíssima Trindade

30 a 2

29 + 3

30 a 4

29

28 + 5 a 6

30 a 4

29 + 5

28

Vila Rica

28 a 2

3

4

28 a 4

5

27

28 a 5

27

5.7: CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO IV

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA MANEJO DO CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO IV

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

1 a 36

Alta Floresta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Boa Vista

1 a 36

1 a 36

Alto Paraguai

1 a 36

1 a 36

Apiacás

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Arenápolis

1 a 36

1 a 36

Aripuanã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barra Do Bugres

1 a 36

Bom Jesus Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

Brasnorte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campo Novo Do Parecis

1 a 36

1 a 36

Campos De Júlio

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Canabrava Do Norte

1 a 36

1 a 36

Carlinda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Castanheira

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Chapada Dos Guimarães

1 a 36

1 a 36

Cláudia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colíder

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colniza

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Comodoro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Confresa

1 a 36

1 a 36

Conquista D'Oeste

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cotriguaçu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cuiabá

1 a 36

Denise

1 a 36

Diamantino

1 a 36

1 a 36

Feliz Natal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Gaúcha Do Norte

1 a 36

1 a 36

Guarantã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Ipiranga Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itanhangá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Itaúba

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jaciara

1 a 36

1 a 36

Jauru

1 a 36

1 a 36

Juara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juína

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juruena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lucas Do Rio Verde

1 a 36

Luciara

1 a 36

1 a 36

Marcelândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Matupá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nobres

1 a 36

1 a 36

Nortelândia

1 a 36

1 a 36

Nova Bandeirantes

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Brasilândia

1 a 36

Nova Canaã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Guarita

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Lacerda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Marilândia

1 a 36

1 a 36

Nova Maringá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Monte Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Mutum

1 a 36

Nova Olímpia

1 a 36

1 a 36

Nova Santa Helena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Ubiratã

1 a 36

1 a 36

Novo Horizonte Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Mundo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranaíta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranatinga

1 a 36

1 a 36

Peixoto De Azevedo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Planalto Da Serra

1 a 36

Pontes E Lacerda

1 a 36

1 a 36

Porto Alegre Do Norte

1 a 36

1 a 36

Porto Dos Gaúchos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Querência

1 a 36

1 a 36

Reserva Do Cabaçal

1 a 36

1 a 36

Rio Branco

1 a 36

1 a 36

Rondolândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rosário Oeste

1 a 36

1 a 36

Salto Do Céu

1 a 36

1 a 36

Santa Carmem

1 a 36

1 a 36

Santa Cruz Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Rita Do Trivelato

1 a 36

1 a 36

Santa Terezinha

1 a 36

1 a 36

Santo Afonso

1 a 36

1 a 36

Santo Antônio Do Leverger

1 a 36

São Félix Do Araguaia

1 a 36

1 a 36

São José Do Rio Claro

1 a 36

São José Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sapezal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Serra Nova Dourada

1 a 36

1 a 36

Sinop

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sorriso

1 a 36

1 a 36

Tabaporã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tangará Da Serra

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tapurah

1 a 36

Terra Nova Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

União Do Sul

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Vale De São Domingos

1 a 36

1 a 36

Vera

1 a 36

Vila Bela Da Santíssima Trindade

1 a 36

Vila Rica

1 a 36

1 a 36

1 a 36

5.8: IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO IV

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO IV

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

29 a 5

28

6

Alta Floresta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

6

Alto Boa Vista

29 a 3

28

29 a 4

28

Alto Paraguai

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 5

28

Apiacás

27 a 5

26

27 a 6

26

27 a 6

26 + 7

8

Arenápolis

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Aripuanã

28 a 3

27 + 4

5

28 a 6

27

26

28 a 6

27 + 7

26 + 8

Barra Do Bugres

29 a 5

28

Bom Jesus Do Araguaia

29 a 3

28

29 a 3

4

28

Brasnorte

28 a 2

3 + 27

28 a 3

4

27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campo Novo Do Parecis

28 a 3

4

5 + 27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campos De Júlio

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Canabrava Do Norte

29 a 3

28 + 4

29 a 4

28

5

Carlinda

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

Castanheira

28 a 2

3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 5

27

6

Chapada Dos Guimarães

29 a 3

28

4

29 a 5

28

6

Cláudia

28 a 2

3

27

28 a 3

4 + 27

28 a 5

27

Colíder

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Colniza

27 a 5

6 + 26

27 a 6

7 + 26

27 a 6

7 a 8

26

Comodoro

28 a 3

27

28 a 4

27

5 a 6

28 a 4

27 + 5 a 6

7

Confresa

28 a 4

5

28 a 4

5

Conquista D'Oeste

30 a 2

29 + 3

28

29 a 4

5 + 28

29 a 4

5 a 6 + 28

Cotriguaçu

28 a 4

27

26 + 5

27 a 6

26

27 a 6

7 + 26

Cuiabá

29 a 5

28

6

Denise

29 a 3

28 + 4 a 5

Diamantino

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Feliz Natal

29 a 2

28

3

28 a 3

28 a 4

5

Gaúcha Do Norte

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Guarantã Do Norte

27 a 3

4

26

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

Ipiranga Do Norte

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itanhangá

28 a 2

3

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itaúba

28 a 2

27 + 3

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Jaciara

29 a 2

28 + 3

4

29 a 5

28

6

Jauru

30 a 3

29 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Juara

28 a 3

27

4

27 a 4

5 + 26

27 a 5

6 + 26

Juína

28 a 3

27

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

7

Juruena

28 a 2

27 + 3 a 4

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

Lucas Do Rio Verde

28 a 4

5

Luciara

29 a 3

28 + 4

29 a 5

28

Marcelândia

28 a 3

27

28 a 4

27

28 a 5

27

Matupá

27 a 3

4

27 a 4

5

26

27 a 5

26

Nobres

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28 + 5

6

Nortelândia

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Bandeirantes

28 a 3

27 + 4

26

27 a 5

6

26

27 a 6

26

Nova Brasilândia

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Canaã Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Nova Guarita

27 a 3

4 + 26

27 a 4

5 + 26

27 a 5

26

Nova Lacerda

29 a 2

3

28

29 a 4

5 a 6 + 28

29 a 4

28 + 5

6

Nova Marilândia

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Maringá

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 3

4

5 + 27

Nova Monte Verde

27 a 3

4

26

27 a 4

5

6 + 26

27 a 5

26 + 6

Nova Mutum

28 a 4

5 a 6

Nova Olímpia

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Santa Helena

28 a 3

27

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Nova Ubiratã

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

Novo Horizonte Do Norte

28 a 2

3

27

28 a 3

27

4

28 a 5

27

Novo Mundo

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

6

Paranaíta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

6

27 a 5

26 + 6

Paranatinga

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4

Peixoto De Azevedo

28 a 3

27

4

27 a 4

5

27 a 5

Planalto Da Serra

29 a 3

28 + 4 a 5

Pontes E Lacerda

30 a 4

29

30 a 4

29

28 + 5

Porto Alegre Do Norte

28 a 3

4

28 a 4

5

Porto Dos Gaúchos

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

4

28 a 4

5

27

Querência

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4

Reserva Do Cabaçal

29 a 3

4

28

29 a 3

4 a 5

28

Rio Branco

30 a 3

29

28 + 4

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Rondolândia

28 a 3

27 + 4 a 5

28 a 6

27

7

28 a 6

27 + 7 a 8

Rosário Oeste

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Salto Do Céu

29 a 3

4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Santa Carmem

28 a 3

28 a 4

5

Santa Cruz Do Xingu

28 a 3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 4

27 + 5

Santa Rita Do Trivelato

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

5 a 6

Santa Terezinha

29 a 4

28

5

29 a 5

28

Santo Afonso

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Santo Antônio Do Leverger

29 a 4

28 + 5

6

São Félix Do Araguaia

28 a 3

4

28 a 4

5

São José Do Rio Claro

28 a 3

4

5 a 6

São José Do Xingu

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 4

27

5

Sapezal

28 a 2

3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Serra Nova Dourada

29 a 2

3

28

29 a 4

28

Sinop

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

28 a 4

5

27

Sorriso

28 a 3

28 a 4

5

Tabaporã

28 a 3

27

4

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Tangará Da Serra

29 a 2

3

28

29 a 4

28

5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Tapurah

28 a 4

5 + 27

Terra Nova Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

5

27 a 5

26

União Do Sul

28 a 2

3

28 a 3

4 + 27

28 a 4

5

27

Vale De São Domingos

29 a 4

5 + 28

29 a 3

4 a 5

28

Vera

28 a 4

5

Vila Bela Da Santíssima Trindade

30 a 4

29 + 5

28

Vila Rica

28 a 2

3

4

28 a 4

5

27

28 a 5

27

5.9: CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO V

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA MANEJO DO CICLO ANUAL DE PRODUÇÃO NO GRUPO V

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

1 a 36

1 a 36

Alta Floresta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Alto Boa Vista

1 a 36

Alto Paraguai

1 a 36

1 a 36

Apiacás

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Araputanga

1 a 36

Arenápolis

1 a 36

1 a 36

Aripuanã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Barão De Melgaço

1 a 36

Barra Do Bugres

1 a 36

1 a 36

Brasnorte

1 a 36

1 a 36

Cáceres

1 a 36

Campo Novo Do Parecis

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Campos De Júlio

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Canabrava Do Norte

1 a 36

Carlinda

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Castanheira

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Chapada Dos Guimarães

1 a 36

1 a 36

Cláudia

1 a 36

1 a 36

Colíder

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Colniza

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Comodoro

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Confresa

1 a 36

1 a 36

Conquista D'Oeste

1 a 36

Cotriguaçu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Cuiabá

1 a 36

1 a 36

Curvelândia

1 a 36

Denise

1 a 36

1 a 36

Diamantino

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Feliz Natal

1 a 36

Figueirópolis D'Oeste

1 a 36

Glória D'Oeste

1 a 36

Guarantã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Indiavaí

1 a 36

Ipiranga Do Norte

1 a 36

1 a 36

Itanhangá

1 a 36

1 a 36

Itaúba

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Jaciara

1 a 36

1 a 36

Jangada

1 a 36

Jauru

1 a 36

Juara

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juína

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Juruena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Lambari D'Oeste

1 a 36

Lucas Do Rio Verde

1 a 36

1 a 36

Marcelândia

1 a 36

1 a 36

Matupá

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Mirassol D'Oeste

1 a 36

Nobres

1 a 36

1 a 36

Nortelândia

1 a 36

1 a 36

Nossa Senhora Do Livramento

1 a 36

Nova Bandeirantes

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Brasilândia

1 a 36

1 a 36

Nova Canaã Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Guarita

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Lacerda

1 a 36

1 a 36

Nova Marilândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Maringá

1 a 36

1 a 36

Nova Monte Verde

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Nova Mutum

1 a 36

1 a 36

Nova Olímpia

1 a 36

1 a 36

Nova Santa Helena

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Horizonte Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Novo Mundo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranaíta

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Paranatinga

1 a 36

Peixoto De Azevedo

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Planalto Da Serra

1 a 36

1 a 36

Poconé

1 a 36

Pontes E Lacerda

1 a 36

Porto Alegre Do Norte

1 a 36

Porto Dos Gaúchos

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Porto Estrela

1 a 36

Querência

1 a 36

Reserva Do Cabaçal

1 a 36

Rio Branco

1 a 36

Rondolândia

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Rosário Oeste

1 a 36

1 a 36

Salto Do Céu

1 a 36

Santa Carmem

1 a 36

Santa Cruz Do Xingu

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Santa Rita Do Trivelato

1 a 36

1 a 36

Santa Terezinha

1 a 36

Santo Afonso

1 a 36

1 a 36

Santo Antônio Do Leverger

1 a 36

1 a 36

São Félix Do Araguaia

1 a 36

São José Do Rio Claro

1 a 36

1 a 36

São José Do Xingu

1 a 36

1 a 36

São José Dos Quatro Marcos

1 a 36

Sapezal

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Sinop

1 a 36

1 a 36

Sorriso

1 a 36

Tabaporã

1 a 36

1 a 36

1 a 36

Tangará Da Serra

1 a 36

1 a 36

Tapurah

1 a 36

1 a 36

Terra Nova Do Norte

1 a 36

1 a 36

1 a 36

União Do Sul

1 a 36

Vale De São Domingos

1 a 36

Várzea Grande

1 a 36

Vila Bela Da Santíssima Trindade

1 a 36

Vila Rica

1 a 36

1 a 36

5.10: IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO V

MUNICÍPIOS

PERÍODOS INDICADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO POMAR NO GRUPO V

SOLO 1

SOLO 2

SOLO 3

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

RISCO DE 20%

RISCO DE 30%

RISCO DE 40%

Acorizal

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Alta Floresta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

6

Alto Boa Vista

29 a 4

28

Alto Paraguai

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 5

28

Apiacás

27 a 5

26

27 a 6

26

27 a 6

26 + 7

8

Araputanga

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Arenápolis

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Aripuanã

28 a 3

27 + 4

5

28 a 6

27

26

28 a 6

27 + 7

26 + 8

Barão De Melgaço

29 a 3

4

5 a 6 + 28

Barra Do Bugres

29 a 3

28

4 a 5

29 a 5

28

Brasnorte

28 a 3

4

27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Cáceres

30 a 3

29 + 4 a 5

Campo Novo Do Parecis

29 a 2

28

3

28 a 3

4

5 + 27

28 a 3

4 a 5

6 + 27

Campos De Júlio

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Canabrava Do Norte

29 a 4

28

5

Carlinda

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26

5

27 a 5

26

Castanheira

28 a 2

3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 5

27

6

Chapada Dos Guimarães

29 a 3

28

4

29 a 5

28

6

Cláudia

28 a 3

4 + 27

28 a 5

27

Colíder

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Colniza

27 a 5

6 + 26

27 a 6

7 + 26

27 a 6

7 a 8

26

Comodoro

28 a 3

27

28 a 4

27

5 a 6

28 a 4

27 + 5 a 6

7

Confresa

28 a 4

5

28 a 4

5

Conquista D'Oeste

29 a 4

5 a 6 + 28

Cotriguaçu

28 a 4

27

26 + 5

27 a 6

26

27 a 6

7 + 26

Cuiabá

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Curvelândia

30 a 3

29 + 4 a 5

Denise

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Diamantino

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Feliz Natal

28 a 4

5

Figueirópolis D'Oeste

30 a 3

29 + 4 a 5

Glória D'Oeste

30 a 3

29 + 4 a 5

Guarantã Do Norte

27 a 3

4

26

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

Indiavaí

30 a 3

29 + 4 a 5

Ipiranga Do Norte

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itanhangá

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Itaúba

28 a 2

27 + 3

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Jaciara

29 a 2

28 + 3

4

29 a 5

28

6

Jangada

29 a 5

28

Jauru

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Juara

28 a 3

27

4

27 a 4

5 + 26

27 a 5

6 + 26

Juína

28 a 3

27

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

7

Juruena

28 a 2

27 + 3 a 4

28 a 4

27 + 5

6

28 a 5

27 + 6

Lambari D'Oeste

29 a 3

4 a 5

28

Lucas Do Rio Verde

28 a 3

28 a 4

5

Marcelândia

28 a 4

27

28 a 5

27

Matupá

27 a 3

4

27 a 4

5

26

27 a 5

26

Mirassol D'Oeste

30 a 3

29 + 4 a 5

Nobres

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28 + 5

6

Nortelândia

29 a 2

28 + 3

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nossa Senhora Do Livramento

29 a 3

4 a 5

28

Nova Bandeirantes

28 a 3

27 + 4

26

27 a 5

6

26

27 a 6

26

Nova Brasilândia

29 a 3

28

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Canaã Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

26

27 a 5

26

Nova Guarita

27 a 3

4 + 26

27 a 4

5 + 26

27 a 5

26

Nova Lacerda

29 a 4

5 a 6 + 28

29 a 4

28 + 5

6

Nova Marilândia

29 a 2

28

3

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Nova Maringá

28 a 3

4 + 27

28 a 3

4

5 + 27

Nova Monte Verde

27 a 3

4

26

27 a 4

5

6 + 26

27 a 5

26 + 6

Nova Mutum

29 a 2

28 + 3

28 a 4

5 a 6

Nova Olímpia

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

Nova Santa Helena

28 a 3

27

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Novo Horizonte Do Norte

28 a 2

3

27

28 a 3

27

4

28 a 5

27

Novo Mundo

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

27 a 5

26

6

Paranaíta

27 a 3

26 + 4

27 a 4

26 + 5

6

27 a 5

26 + 6

Paranatinga

29 a 3

28 + 4

Peixoto De Azevedo

28 a 3

27

4

27 a 4

5

27 a 5

Planalto Da Serra

29 a 2

28 + 3

29 a 3

28 + 4 a 5

Poconé

30 a 3

29 + 4 a 5

Pontes E Lacerda

30 a 4

29

28 + 5

Porto Alegre Do Norte

28 a 4

5

Porto Dos Gaúchos

28 a 2

3 + 27

28 a 3

27

4

28 a 4

5

27

Porto Estrela

29 a 3

4 a 5

28

Querência

29 a 3

28 + 4

Reserva Do Cabaçal

29 a 3

4 a 5

28

Rio Branco

30 a 3

29 + 4 a 5

28

Rondolândia

28 a 3

27 + 4 a 5

28 a 6

27

7

28 a 6

27 + 7 a 8

Rosário Oeste

29 a 2

28 + 3

29 a 5

28

6

Salto Do Céu

29 a 3

4 a 5

28

Santa Carmem

28 a 4

5

Santa Cruz Do Xingu

28 a 3

4 + 27

28 a 4

27 + 5

28 a 4

27 + 5

Santa Rita Do Trivelato

29 a 2

28 + 3

29 a 4

28

5 a 6

Santa Terezinha

29 a 5

28

Santo Afonso

29 a 3

28

4 a 5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Santo Antônio Do Leverger

29 a 2

3

4 + 28

29 a 4

28 + 5

6

São Félix Do Araguaia

28 a 4

5

São José Do Rio Claro

28 a 3

28 a 3

4

5 a 6

São José Do Xingu

28 a 4

5 + 27

28 a 4

27

5

São José Dos Quatro Marcos

30 a 3

29 + 4 a 5

Sapezal

28 a 2

3

27

28 a 4

5 + 27

28 a 3

4 a 6

27

Sinop

28 a 3

27

28 a 4

5

27

Sorriso

28 a 4

5

Tabaporã

28 a 3

27

4

28 a 3

27 + 4

28 a 5

27

Tangará Da Serra

29 a 4

28

5

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Tapurah

28 a 3

27

28 a 4

5 + 27

Terra Nova Do Norte

27 a 3

4

27 a 4

5

27 a 5

26

União Do Sul

28 a 4

5

27

Vale De São Domingos

29 a 3

4 a 5

28

Várzea Grande

29 a 3

28 + 4 a 5

6

Vila Bela Da Santíssima Trindade

30 a 4

29 + 5

28

Vila Rica

28 a 4

5

27

28 a 5

27

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa