Publicador de Conteúdos e Mídias

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 15/08/2019 | Edição: 157 | Seção: 3 | Página: 39

Órgão: Ministério da Economia/Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

 

EDITAL Nº 2/2019SELEÇÃO PÚBLICAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METROLOGIA MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO INMETRO - 2020

A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro, vinculado ao Ministério da Economia (ME), Angela Flôres Furtado, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, nomeada pelo Vice-Presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 4º, § 3º, da Lei nº 5.966, de 11 de dezembro de 1973, torna público o presente edital, e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Metrologia, para o ano de 2020, em conformidade com as exigências do Regulamento deste Programa.

DO OBJETIVO DO CURSO

O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Metrologia (PPGM) tem por finalidade a formação de metrologistas que estejam habilitados para trabalhar com medições e calibrações que dão suporte às novas recomendações do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e aos novos desafios metrológicos de áreas das ciências físicas, químicas e biológicas com integração às soluções de tecnologia da informação, comunicação e engenharias.

DO PÚBLICO ALVO

Candidatos com graduação concluída em cursos reconhecidos pelo MEC nas áreas de conhecimento das ciências físicas, químicas e biológicas, de tecnologia da informação e engenharias e de qualquer nacionalidade, bem como candidatos com diploma emitido por instituições de ensino superior estrangeiras, desde que o diploma tenha sido revalidado de acordo com as regras do MEC.

DAS VAGAS

O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Metrologia (PPGM) ofertará um máximo de 20 (vinte) vagas de Mestrado e 10 (dez) vagas de Doutorado para ingresso no ano letivo de 2020.

O número máximo de vagas destinadas a servidores do Inmetro será de 8 (oito) para o Mestrado e 2 (duas) para o Doutorado, conforme descrito no Regulamento do PPGM.

Se o número de candidatos aprovados for menor que o número de vagas totais para cada entrada, estabelecidas neste edital, as vagas restantes não serão preenchidas.

A relação dos professores com disponibilidade de vaga para orientação neste processo de seleção e suas respectivas linhas de pesquisa, assim como os formulários e modelos requeridos, estão disponíveis no sítio do Inmetro, na página web do PPGM (http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/).

DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

As inscrições para o Processo Seletivo de candidatos estarão abertas de de 19/08 a 30/09/2019.

Toda a documentação deverá ser anexada no formato PDF e nomeada conforme os subitens dispostos no item 4.4 deste Edital. A ausência dos documentos solicitados, o envio em outro formato ou documentos não nomeados corretamente acarretará na exclusão do candidato do processo. Toda a documentação listada no item 4.4 do presente edital deverá ser enviada, em uma única mensagem de e-mail, para o endereço eletrônico ppgmetrologia@inmetro.gov.br, cujo assunto deve ser "Seleção PPGM Inmetro 2020 - Nome do Candidato" ou ser entregue pessoalmente em meio digital (CD ou pen-drive) nos dias úteis do período de 19/08 a 30/09/2019, entre 08h30min e 16h00min, no seguinte endereço: Secretaria da PPGM, Prédio 32 - Blocos D e F do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Campus de Inovação e Metrologia, localizado na Avenida Nossa Senhora das Graças nº 50, Xerém - Duque de Caxias - RJ.

As inscrições deverão, obrigatoriamente, ser realizadas dentro do prazo estabelecido no item 4.1 deste edital e deverão conter a documentação relacionada no item 4.4 do presente Edital.

Os interessados em se inscrever devem apresentar a documentação especificada abaixo:

Formulário de inscrição, disponibilizado no sítio do Inmetro, devidamente preenchido e assinado. Os candidatos a doutorado deverão indicar o nome do possível orientador. A relação de orientadores credenciados e aptos a receberem novos alunos nesta seleção e suas respectivas linhas de pesquisa está disponível no sítio do Inmetro na página web do PPGM (http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/).

Uma cópia do Curriculum Lattes, preferencialmente com foto, e respectiva documentação comprobatória, sendo a da produção acadêmica, dos últimos 5 (cinco) anos. Anexar foto, caso o Curriculum Lattes não a contenha. O Curriculum Lattes está disponível para preenchimento em http://lattes.cnpq.br/. Os comprovantes da produção intelectual e experiência profissional listados no currículo devem ser nomeados de acordo com a ordem indicada nos respectivos Currículos Lattes.

Formulário de Termo de Compromisso do Empregador, disponível no sítio do Inmetro, formalizando a intenção de liberar o candidato para realizar o curso, caso o candidato declare que possua vínculo empregatício.

Cópia de Documento de Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, e Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino). Para candidatos estrangeiros, os documentos apresentados devem ser a Carteira de Identidade de Estrangeiro ou o Passaporte.

Para os candidatos ao Mestrado, cópia do Diploma do Curso de Graduação devidamente assinado e registrado. Caso o candidato ainda não tenha concluído curso de graduação ou o diploma de graduação esteja em fase de confecção no ato da inscrição, ou caso seu diploma ainda não tenha sido revalidado de acordo com as regras do MEC, a sua matricula no Mestrado, se aprovado no Processo Seletivo, será condicionada à apresentação de documento comprobatório de conclusão de graduação, datado e assinado pelo coordenador do curso.

Para os candidatos ao Mestrado, cópia do Histórico Escolar de Graduação, com indicação explícita do Coeficiente de Rendimento (CR) acumulado.

Para os candidatos ao Doutorado, cópia do Diploma do Curso de Graduação e do Curso de Mestrado devidamente assinados e registrados. Caso o candidato ainda não tenha concluído o curso de Mestrado ou o diploma de Mestrado esteja em fase de confecção no ato da inscrição, ou caso seu diploma de mestrado ainda não tenha sido revalidado de acordo com as regras do MEC, sua admissão ao Doutorado, se aprovado no Processo Seletivo, será condicionada à apresentação do devido diploma ou de cópia da ata de defesa do Mestrado, datada e assinada pelo candidato e pela banca da defesa.

Para os candidatos ao Doutorado, cópia do Histórico do Mestrado;

Para os candidatos ao Doutorado, Carta do professor credenciado no PPGM (modelo disponibilizado no sítio do Inmetro), atestando que está ciente de sua indicação como provável orientador. A aprovação do nome do orientador está vinculada à aprovação do candidato no Processo Seletivo e da disponibilidade de vagas do professor orientador para novos alunos.

Para os candidatos ao Doutorado, Projeto de Pesquisa conforme estabelecido no item 5.5 deste edital.

Complementarmente, o candidato pode incluir outros documentos que considere relevantes para a análise de sua solicitação.

Ao se inscrever no Processo Seletivo, o candidato estará automaticamente confirmando a aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

A inscrição será homologada àqueles candidatos que enviarem toda a documentação elencada no item 4.4 deste edital até o fim do prazo de inscrição. A ausência de qualquer documento exigido implicará na eliminação do candidato.

Não serão aceitos documentos que forem encaminhados após o período de inscrição estabelecido no item 4.1 deste edital.

O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

DO PROCESSO SELETIVO

As etapas de seleção serão realizadas nas datas e horários que constam do Anexo I deste edital e serão divulgadas no sítio do Inmetro na página web do PPGM (http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/).

A seleção será feita em três etapas pela Comissão Permanente de Seleção (CPS) do PPGM, auxiliada pelos docentes do programa.

Na primeira etapa, os candidatos serão avaliados por meio da análise de seu Currículo Lattes com a devida comprovação. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 6.1 e no Anexo II deste edital.

Na segunda etapa, os candidatos serão avaliados por meio de prova de Interpretação e Compreensão de Texto Científico em Inglês. Os critérios de avaliação para esta prova estão explicitados no item 6.2 deste edital.

Na terceira etapa, os candidatos serão avaliados conforme descrito no item 6.3 deste edital. Os candidatos a mestrado serão arguidos presencialmente ou, em casos excepcionais e a critério da CPS, à distância, quanto à motivação no ingresso no PPGM segundo os critérios dispostos no item 6.3.1 deste edital. Já os candidatos a Doutorado terão o seu projeto de pesquisa avaliado e serão arguidos presencialmente ou, em casos excepcionais e a critério da CPS, à distância. O projeto deve, necessariamente, apresentar aderência a uma das linhas de pesquisa do programa e do possível orientador. O Projeto deve ser composto dos seguintes itens: Folha de Rosto, Introdução, Justificativa, Objetivos, Material e Métodos, Viabilidade de execução, Principais entregas.

A segunda e a terceira etapas serão realizadas em local e data a serem definidas pela CPS e divulgadas no sítio do Inmetro na página web do PPGM (http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/)

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Primeira etapa. Avaliação do Currículo Lattes. Esta etapa é classificatória. Serão analisadas a produção científica/tecnológica/acadêmica e a experiência profissional comprovadas. No Anexo II do presente Edital constam a tabela para pontuação do currículo, as quais terão as informações validadas pela CPS e servirão para somatório de pontos. Somente serão considerados os itens devidamente comprovados. A pontuação desta etapa pode variar de 0 (zero) a 10 (dez).

Segunda etapa. Prova de Interpretação e Compreensão de Texto Científico em Inglês. Esta etapa é classificatória e eliminatória. A prova terá duração de 3 (três) horas e consistirá de teste para avaliar a interpretação e compreensão de texto científico em inglês da área de conhecimento do curso (ciência das medições) e as respostas serão elaboradas em língua portuguesa. Será permitido o uso de dicionário impresso (inglês - inglês). A pontuação desta etapa pode variar de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 7 (sete) a nota mínima para aprovação.

Terceira etapa. Arguição e Avaliação do projeto de pesquisa. Esta etapa é classificatória e eliminatória e a sua pontuação pode variar de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 7 (sete) a nota mínima para aprovação.

Para os candidatos a Mestrado: Consistirá apenas de arguição do candidato pela Banca de Seleção quanto à motivação e empenho do candidato em cursar o Mestrado Acadêmico na PPGM do Inmetro, especialmente se suas intenções estão alinhadas com o objetivo do Programa. Serão avaliados: (i) o entendimento dos conceitos e do valor da metrologia para a ciência - 3,0 (três) pontos; (ii) a capacidade de organizar e expor as ideias sobre a importância de se cursar pós-graduação strictu sensu, demonstrando objetividade e espírito crítico - 3,0 (três) pontos; (iii) a relação dos objetivos do candidato com as linhas de pesquisa do programa - 2,0 (dois) pontos; (iv) a disponibilidade do candidato para se dedicar às atividades acadêmicas e de desenvolvimento da dissertação - 2,0 (dois) pontos. A arguição terá a duração de 20 minutos.

Para os candidatos a Doutorado: Será dividida em duas subetapas. A primeira será a Avaliação do Projeto Escrito e a segunda a Arguição Oral. A pontuação desta etapa pode variar de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 5 (cinco) a nota máxima para cada subetapa. A pontuação final desta etapa será a somatória das duas notas. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 2 (dois) em uma ou nas duas subetapas.

A avaliação do projeto escrito será feita pela CPS, podendo esta consultar especialistas na área. Os aspectos avaliados serão: (a) relevância do tema - 1 (um) ponto; (b) contextualização do problema e definição de hipóteses - 1 (um) ponto; (c) análises da formatação, clareza e profundidade conceitual do texto - 1 (um) ponto; (d) compatibilidade com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Metrologia - 1 (um) ponto; e (e) viabilidade prática do projeto dentro dos limites de tempo e infraestrutura disponíveis - 1 (um) ponto.

Cada candidato deverá fazer uma apresentação oral de até 15 (quinze) minutos sobre o respectivo projeto, seguida de uma arguição de até 15 (quinze) minutos pela banca. A arguição do projeto dos candidatos será feita por bancas selecionadas pela CPS e os critérios a serem avaliados serão: (i) o entendimento dos conceitos que embasam o projeto, a clara definição da pergunta científica e a respectiva adequação do desenho experimental proposto - 2,0 (dois) pontos; (ii) a capacidade de organizar e expor as ideias sobre o projeto, demonstrando objetividade e espírito crítico - 1,5 (um) pontos; (iii) a adequação ao tempo previsto para a apresentação - 0,5 (meio) ponto; (iv) a exequibilidade do projeto ao tempo do Doutorado - 1,0 (meio) ponto. O candidato deverá trazer sua apresentação pronta. No local da prova estará disponível computador com projetor ("data show") para uso dos candidatos.

RESULTADO

Após a conclusão da terceira etapa, a pontuação final do candidato será a média das notas das três etapas. Será gerada uma lista dos candidatos com a classificação final.

Em caso de empate, será aplicado o critério de melhor nota na terceira etapa. Se o empate persistir, será dada preferência ao candidato de maior idade.

Durante todo o Processo Seletivo, a divulgação do resultado de cada etapa e a convocação para a etapa seguinte, assim como a lista de todos os aprovados e os nomes dos candidatos na condição de suplentes, será feita na página web do PPGM (http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/) até o dia 29 de novembro de 2019.

RECURSOS

Os recursos sobre os resultados do Processo Seletivo poderão ser interpostos pelos candidatos conforme Calendário de Atividades (Anexo I), diretamente na Secretaria do PPGM. Os recursos deverão ser apresentados por meio de documento organizado e redigido de forma clara e legível, enumerando de forma explícita os pontos que o requerente julgue discutíveis no Processo Seletivo. O recurso deve conter uma justificativa fundamentada, precisa e concisa de sua motivação, e deverá conter o nome completo do requerente, número do CPF, data e assinatura.

O recurso será avaliado pela CPS e sua decisão será definitiva, não cabendo recurso adicional interposto pelo mesmo requerente sobre o mesmo tema e etapa do processo seletivo.

DAS BOLSAS DE ESTUDO

Os candidatos deverão manifestar seu interesse em bolsas de estudo no Formulário de Inscrição.

As bolsas de estudo do Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Pronametro), subprograma Pronametro-Ensino, assim como bolsas de outras agências de fomento, poderão ser concedidas em consonância com suas regras e requisitos das próprias agências, caso haja disponibilidade orçamentária e financeira.

As bolsas concedidas pelo programa Pronametro, subprograma Pronametro-Ensino, serão aprovadas pela Comissão Gestora do subprograma, nomeada pelo Conselho Acadêmico, conforme definido na Portaria que instituiu o subprograma.

Caso haja bolsas de estudo disponíveis, elas serão concedidas aos candidatos aprovados neste processo seletivo, de acordo com a ordem de classificação final.

Nota: As bolsas de estudo serão concedidas a alunos que se dediquem ao curso em tempo integral e que não possuam vínculo empregatício.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Este EDITAL será divulgado na página web do Programa de Pós-Graduação em Metrologia, no site do Inmetro após publicação no Diário Oficial da União.

O Curso será realizado nas dependências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Campus de Inovação e Metrologia, localizado na Avenida Nossa Senhora das Graças nº 50, Xerém - Duque de Caxias - RJ.

A matrícula do candidato selecionado que tenha qualquer matrícula ativa em outro curso de Pós-Graduação só será efetuada com um parecer da Comissão Deliberativa e de Gestão do PPGM.

Os documentos enviados pelo candidato para inscrição na seleção ao PPGM, exceto a carta do docente orientador credenciado, o termo de compromisso do empregador e o formulário de inscrição, poderão ser devolvidos aos candidatos, se solicitados à secretaria, em até 30 dias corridos depois de concluído o Processo Seletivo. A conclusão desse processo será divulgada pela coordenação do programa na página http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/.

Os documentos enviados para inscrição em Processos Seletivos de anos anteriores ou para outros programas de pós-graduação do Inmetro não serão aproveitados.

Os documentos enviados para a inscrição a que se refere este edital não serão arquivados para uso em Processos Seletivos futuros.

Ao se inscrever, mediante a aceitação no programa, o aluno deve obedecer ao regulamento que se encontra na página http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgm/. A versão do regulamento será aquela que existir no ato da matrícula.

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Metrologia terá a duração de 20 (vinte) meses. As aulas serão ministradas em horário integral.

O curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Metrologia terá a duração de 40 (quarenta) meses. As aulas serão ministradas em horário integral.

Outras situações não previstas neste Edital serão resolvidas pela CPS.

DA PUBLICAÇÃO

Este Edital será publicado no Diário Oficial da União.

ANGELA FLÔRES FURTADO

(Anexos do Edital nº 02, de 14 de agosto de 2019)

ANEXO I - CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

 

Etapas

Períodos

Inscrição

19/08 a 30/09/2019

Homologação da Inscrição

04/10/2019

Recurso

07/10/2019

Resultado do Recurso

08/10/2019

1ª Etapa

1ª Etapa

Resultado da análise do currículo

14/10/2019

Recurso

15/10/2019

Resultado do Recurso

18/10/2019

2ª Etapa

2ª Etapa

Prova de Interpretação e Compreensão de Texto Científico em Inglês

21/10/2019 (Mestrado) e 22/10/2019 (Doutorado)

Resultado da nota

29/10/2019

Recurso

30/10/2019

Resultado do Recurso

01/11/2019

3ª Etapa

3ª Etapa

Resultado avaliação do projeto escrito (apenas doutorado)

04/11/2019

Recurso

05/11/2019

Resultado do Recurso

07/11/2019

Entrevista ou Arguição Oral

11 a 14/11/2019

Conforme agendamento feito pela Secretaria da PPGM

Resultado

18/11/2019

Recurso

19/11/2019

Resultado do Recurso

22/11/2019

Resultado Final

22/11/2019

Período de Matrícula

A definir

Homologação da Matrícula

A definir

Aula Inaugural

02/03/2020

ANEXO II

Tabela 1. Pontuação a ser atribuída durante a etapa de análise curricular dos candidatos.

 

 

Itens a serem pontuados

Pontuação

Formação Acadêmica

Máximo 1,00 ponto

Pós-graduação Lato Sensu

0,20 ponto

Mestrado

0,50 ponto

Doutorado

1,00 ponto

Iniciação Científica e Tecnológica[1]

Máximo 0,40 ponto

Projeto em qualquer das áreas das Ciências

0,05 ponto

Produção Acadêmica[2]

Máximo 6,00 pontos

Periódico com Qualis Interdisciplinar A1 (Qualis 2013-2016)

1,00 pontos

Periódico com Qualis Interdisciplinar A2 ou B1 (Qualis 2013-2016)

0,80 ponto

Periódico com Qualis Interdisciplinar B2 ou B3 (Qualis 2013-2016)

0,60 ponto

Periódico com Qualis Interdisciplinar B4 ou B5 (Qualis 2013-2016)

0,40 ponto

Anais de Congressos em qualquer área do conhecimento

0,20 ponto

Demais periódicos sem Qualis Interdisciplinar e indexados pelas bases ISI Web of Knowledge ou Scopus

0,50 ponto

Experiência Profissional

Máximo 2,60 pontos

Experiência profissional relacionada à área de concentração do PPGM (Ciência das Medições e suas aplicações). A experiência pode ser comprovada por contrato de trabalho, empresa pública ou privada, bolsa de pesquisa, profissional liberal ou sócio de empresa com atividade no CNAE[1].

0,10 ponto

Vínculo societário ou profissional com empresa de tecnologia ou integrantes destartups

0,10 ponto

TOTAL DE PONTOS

10,00

[1]Por ciclo completo de 1 ano.

[2] Por artigo completo publicado ou aceito para publicação como autor principal; metade da pontuação como co-autor.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa