Publicador de Conteúdos e Mídias

Diário Oficial da União

Publicado em: 18/12/2019 | Edição: 244 | Seção: 3 | Página: 89

Órgão: Ministério da Educação/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

EDITAL Nº 17, de 12 DE DEZEMBRO DE 2019

A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA ZONA SUL, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação de Professor Substituto e/ou Temporário, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária, nos termos da Lei nº 8.745/93, de 09/12/93 (DOU de 10/12/93), e de suas respectivas alterações.

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo será regido por este edital, executado por comissão própria e supervisionado pela Diretoria de Geraldo Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul, localizado na Avenida Pedro Freitas, 1020 - Vermelha em Teresina-PI, CEP: 64.018-000.

1.2.O candidato selecionado estará subordinado ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, as Autarquias e das Fundações Públicas Federais(Lei nº 8.112/1990) e alterações posteriores.

1.3.O regime de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, distribuídos em dois turnos de trabalho a serem estabelecidos pela Diretoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul, de acordo com os horários das aulas e funcionamento dos cursos .

2.DA ÁREA DE CONHECIMENTO, DO CURSO/DISCIPLINA, DÓ CÓDIGO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO REGIME DE TRABALHO E DA HABILITAÇÃO EXIGIDA2.1 A seleção de que trata este Edital destina-se ao preenchimento da vaga, conforme especificação abaixo:

EIXO

ÁREA DE ATUAÇÃO

VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO EXIGIDA

Produção Cultural e Design e

Costura / Modelagem

01 + CR(*)**

40 horas semanais

Graduação em Moda ou Design de Moda ou

Produção Industrial

do Vestuário e

Desenho de Moda

Estilismo e Moda ou Tecnologia em

Produção do Vestuário com, no mínimo,

Especialização em Educação ou Moda ou Áreas Afins

(*) CR = Cadastro de Reserva

(**) Serão classificados até 08(oito) candidatos na Análise/Avaliação de Títulos

2.2 Todas as habilitações exigidas no item 2.1 devem ser comprovadas, conforme cronograma em anexo, com a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso em nível superior devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação, juntamente com o certificado de Pós-graduação, além da Cópia do Registro Geral (RG), cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cópia da Carteira de Reservista das Forças Armadas (sexo masculino), na ocasião o candidato deverá apresentar os documentos originais para fins de autenticação pelo agente público, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

2.3 Os certificados de pós-graduação expedidos em outros países e apresentados como comprovação da habilitação exigida deverão estar devidamente reconhecidos pelo Ministério da

Educação.

2.4 Se o candidato não apresentar todos os requisitos exigidos no item 2.2, sua inscrição não será homologada.

3.DAS INSCRIÇÕES

- Período: 17 a 20 de dezembro de 2019.

-Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. O edital estará disponível no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos.

- Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo permitida somente uma inscrição por CPF.

- As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos, no período determinado no cronograma em anexo, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição e do pagamento da taxa de inscrição.

-O pagamento da taxa de inscrição será feito, exclusivamente, por meio de Boleto Bancário (GRU Cobrança), disponível no site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) constando: código UG: 158146; Código Gestão: 26431; Código de Recolhimento: 28883-7; Número de Referência: 15835426431; Competência: mês e ano do depósito; CPF e nome do candidato; importância no valor de R$ 50,00 ( cinqüenta reais) a ser recolhida somente nas agências do Banco do Brasil. O pagamento do boleto poderá ser realizadoaté o último dia de inscrição conforme cronograma em anexo, obedecendo ao horário do sistema bancário.

4.DA SELEÇÃO

4.1O processo seletivo será realizado em três etapas:

a) Homologação das Inscrições (Eliminatória);

b)Prova de Desempenho Didático (Eliminatória e Classificatória);

c)Prova de Títulos (Eliminatória e Classificatória);

5.DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

- A Prova de Desempenho Didático será realizada na cidade de Teresina, Piauí, na sede do Campus Teresina Zona Sul, localizada na avenida Pedro Freitas, n° 1020, no bairro Vermelha, CEP: 64.018-000, e atenderá rigorosamente ao estabelecido no cronograma de sorteio dos temas da prova de desempenho didático.

-O cronograma do sorteio e da realização da prova de desempenho didático será publicado no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos, bem como afixado nos murais do Campus Teresina Zona Sul, localizado na avenida Pedro Freitas, n° 1020, Bairro Vermelha, CEP-64.018-000. A divulgação do cronograma de sorteio da prova de desempenho didático será dia10 de janeiro de 2020.

-Será habilitado na prova de desempenho didático o candidato que obtiver, no mínimo, 60 (sessenta) pontos.

5.10. O resultado da prova de desempenho didático e da classificação serão divulgados no portal www.ifpi.edu.br/concursos.

6PROVA DE TÍTULOS

-Após realizar sua inscrição conforme as disposições do item 2.1, o candidato deverá comparecer ao IFPI/Campus Teresina Zona Sul, localizado na avenida Pedro Freitas, n° 1020, Bairro Vermelha, CEP-64.018-000 para realizar a entrega dos títulos junto a Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado. A entrega deverá ser realizada na Coordenação Pedagógica e/ou na Coordenação de Cursos atéde 20 dezembro de 2019, nos horários de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00h.

- O resultado da Análise/Avaliação da Prova de Títulos será divulgado no endereçowww.ifpi.edu.br/concursos e nos murais do IFPI/Campus Teresina Zona Sul, conforme cronograma

7.DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

- Em caso de empate, para efeito de classificação e desempate, dar-se-á preferência ao candidato que:

- Possuir idade superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição do Processo Seletivo Simplificado, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003 (Estatuto do idoso);

- Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

a)Possuir maior número de pontos na Análise/Avaliação de títulos;

b)Possuir maior tempo de experiência profissional;

c)Possuir mais idade (dia, mês e ano).

- O resultado final do Processo Seletivo Simplificado, com a relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, será homologado pela Diretora Geral do Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Será publicado no Diário Oficial da União, e divulgado no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/concursos, bem como nos murais do referido Campus, dia 21 de janeiro de 2020, conforme cronograma ( ANEXO) deste Edital.

8DO CANDIDATO CLASSIFICADO

8.1 Os candidatos classificados serão contratados por locação de serviço, como Professor Substituto e ou Temporário, Campus Teresina Zona Sul, considerando-se a classificação obtida e o número de vagas.

8.2 O candidatos selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 06 (seis) meses, sendo permitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda 02 (dois) anos. (Art 4º da Lei nº 8.745/93, com a redação dada pela Lei nº 10.667, de 14/05/2003, publicada no DOU de 15 subsequente e §1º remunerado pela MP nº 259/05).

9DA VALIDADE DO CONCURSO

9.1 O Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período mediante ato próprio da autoridade competente.

10DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1Nãocaberá recurso quanto ao resultado da prova de desempenho didático.

10.2Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto.

Francisca Assunção Almeida Félix

ANEXO

EDITAL Nº 17, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019 CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO

ETAPAS/ATIVIDADES

DATA DE REALIZAÇÃO (PREVISÃO)

Período de Inscrição e de pagamento da taxa de inscrição

17 a 20 de dezembro de 2019

Prazo Final pagamento da taxa de inscrição

Até 20 de dezembro de 2019

Período de entrega dos documentos referentes à habitação exigida, conforme item2.2

Até 20 de dezembro de 2019

Homologação das inscrições

06 de janeiro de 2020

Interposição de recurso contra a homologação das inscrições

07 de janeiro de 2020

Resultado dos julgamentos dos recursos contra homologação das inscrições

09 de janeiro de 2020

Divulgação do cronograma da Prova de desempenho

10 de janeiro de 2020

Sorteio do conteúdo da Prova de Desempenho Didático*

13 de janeiro de 2020

Realização da Prova de Desempenho Didático

14 de janeiro de 2020

Divulgação do Resultado da Prova de Títulos

16 de janeiro de 2020

* A Prova de Desempenho Didático obedecerá rigorosamente ao Cronograma de Sorteio dos Temas.

OBSERVAÇÃO: Este Cronograma poderá sofrer alterações, em razão do número de inscritos. Qualquer alteração no cronograma será divulgada no endereço eletrônico: www.ifpi.edu.br/concursos

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.