Publicador de Conteúdos e Mídias

EDITAL Nº 10, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2020

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 27/11/2020 | Edição: 227 | Seção: 3 | Página: 73

Órgão: Ministério da Educação/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

EDITAL Nº 10, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2020

O DIRETOR-GERAL DO IFPI - CAMPUS PAULISTANA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o IFPI - Campus Paulistana, destinado à contratação por tempo determinado de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Substituto, para atender às necessidades pedagógicas da Instituição, nos termos da Lei nº 8.745/93, de 09/12/93 (DOU de 10/12/93), e alterações introduzidas pelas Leis nº 9.849/1999, 11.748/2008, 12.425/2011, 12.772/2012 e demais alterações. Devido à situação da Pandemia de COVID-19, do isolamento social, o presente edital de processo seletivo terá as suas fases executadas de forma remota.

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.A seleção de que trata este Edital destina-se ao preenchimento de vagas, conforme especificação abaixo:

ÁREA/EIXO

VAGA

REGIME DE

TRABALHO

HABILITAÇÃO

EXIGIDA

Ciências Sociais e suas Tecnologias

01

40 horas semanais

Diploma de conclusão de curso de nível de graduação em Bacharelado em Ciências Sociais ou Licenciatura em Ciências

Sociais ou Licenciatura em Sociologia, com ou sem pós- graduação, devidamente registrado, fornecido por

instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

1.2.O cronograma do processo seletivo simplificado de que trata este edital encontra-se no anexo III.

1.3.O regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais será distribuído pela Diretoria de Ensino do

Campus de acordo com os horários de aulas.

2.DAS INSCRIÇÕES

-Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. O edital estará disponível no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br).

-A inscrição implica compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

-Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo permitida somente uma inscrição por CPF.

-As inscrições serão realizadas de forma on-line, através do e-mail: cps.capau@ifpi.edu.br com envio de um único arquivo em PDF (sob pena de indeferimento da inscrição) até o último dia de inscrição, destinada à Comissão Organizadora de Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Paulistana, conforme o cronograma, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição sem a cobrança de taxa. O assunto do e-mail deve ser: Submissão de inscrição - professor substituto (área a qual estará concorrendo).

-No ato da inscrição, o candidato deverá anexar, NA SEGUINTE ORDEM:

- Cópia do documento de identidade (RG);

-Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

-Cópia dos documentos que comprovem a titulação exigida para o cargo/curso/disciplina a que concorre, conforme o quadro acima;

-Currículo Lattes, atualizado e devidamente comprovado, na ordem dos itens do quadro do Anexo IV;

-Ficha de inscrição, disponível neste edital, devidamente preenchida e sem rasuras;

3.A relação final dos candidatos com a inscrição homologada será divulgada e no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br), conforme o cronograma.DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.1.A seleção realizar-se-á em duas etapas:

3.1.1.Prova de Títulos (Eliminatória e Classificatória).

3.1.2.Prova de Desempenho Didático (Eliminatória e Classificatória).

4.DA PROVA DE TÍTULOS

-Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla.

-O diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior referente à habilitação exigida para o respectivo cargo, requisito indispensável ao ingresso na carreira, não contará ponto para efeito de análise do currículo, todavia deverá ser entregue uma cópia à comissão organizadora do Processo Seletivo Simplificado no prazo estipulado por este edital.

-A relação final dos candidatos com o resultado final da avaliação de títulos será divulgada no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br), na data informada no cronograma existente no AnexoI deste Edital.

5.DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

-Somente serão convocados para a Prova de Desempenho Didático os 10 (dez) primeiros candidatos classificados na prova de títulos.

-O sorteio do tema da prova de desempenho didático será realizado conforme a ordem disposta no cronograma (ANEXO III), por meio de videoconferência realizada no Google Meet, em link a ser disponibilizado junto ao resultado da prova de títulos.

-O sorteio do tema da prova de desempenho didático será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes da realização, de modo impreterível e improrrogável. O candidato que não participar da videoconferência DO SORTEIO DO TEMA, no dia e hora determinados, será eliminado sumariamente do Processo Seletivo Simplificado.

-A prova de desempenho didático consistirá de uma aula desenvolvida no tempo de 30 (trinta) a 40 (quarenta) minutos, em caso contrário, o candidato será punido com eliminação, ministrada em linguagem adequada, sobre tema sorteado e perante uma banca examinadora, composta por 02 profissionais da área específica e por um pedagogo ou técnico em assuntos educacionais e terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao seu conhecimento específico e capacidade didática pedagógica e que atribuirá uma nota de 0 (zero) a 100 (cem). O plano de aula deverá ser enviado para o e-mail: cps.capau@ifpi.edu.br com até uma hora de antecedência do horária da realização da aula.

-No caso do resultado preliminar da prova didática admitir-se-á recurso contra a nota obtida, através do e-mail cps.capau@ifpi.edu.br, no período informado no cronograma ANEXO deste Edital.

-A relação final dos candidatos com a nota do desempenho didático será divulgada junto ao quadro mural do IFPI - Campus Paulistana e no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br), conforme cronograma.

6.DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

-Para obtenção da classificação final dos candidatos aprovados utilizar-se-á, a média aritmética da prova de desempenho didático e da prova de títulos.

-Em caso de empate dar-se-á preferência, para efeito de desempate, ao candidato que:

a)Possuir idade superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição do Processo Seletivo Simplificado, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003 (Estatuto do idoso);

b)Obtiver maior número de pontos na prova de desempenho didático;

C)Possuir maior número de pontos na prova de títulos;

d)Possuir maior tempo de experiência profissional;

e)Possuir mais idade (dia, mês e ano).

-Os candidatos cujos nomes constem na relação de homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado, não nomeados, excedentes às vagas ofertadas, serão mantidos em cadastro de reserva durante o prazo de um ano, sendo permitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda 02 (dois) anos.

-A convocação do candidato aprovado será feita exclusivamente por via eletrônica, através do site (www.ifpi.edu.br) e do e-mail indicado pelo candidato na ficha de inscrição, sendo responsabilidade do candidato o acompanhamento da convocação, tendo até 48h para responder. Passado esse período sem resposta do candidato, será convocado o próximo classificado da lista de espera.

7.DA VALIDADE

7.1.O Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período mediante ato próprio da autoridade competente.

8.DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS

-Os candidatos classificados serão contratados por locação de serviço, como Professor Substituto, considerando-se a classificação obtida e o número de vagas.

-O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até um ano, podendo ser renovado uma única vez.

-Não poderá ser contratado o candidato que for professor de Magistério Superior e/ou do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino. Caso seja ocupante de cargo público, que não o de magistério, poderá ser contratado desde que comprovada à compatibilidade de horários (Art. 6º da Lei nº 8.745/93, com a redação dada pela Lei nº 9.849, de 26/10/99, publicada no DOU de 27 subsequente).

9 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto.

Francisco Washington Soares Gonçalves

ANEXO IIIEDITAL Nº 10, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2020CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

ETAPAS/ATIVIDADES

DATA DE REALIZAÇÃO

Publicação do Edital no DOU

24 de novembro de 2020

Período de inscrição

24 a 29 de novembro de 2020

Resultado Preliminar da Homologação das Inscrições

30 de novembro de 2020

Recurso da Homologação das Inscrições

01 de dezembro de 2020

Resultado Recurso da Homologação das Inscrições e resultado final da homologação das inscrições

02 de dezembro de 2020

Divulgação resultado preliminar da avaliação dos títulos.

07 de dezembro de 2020

Recurso sobre o Resultado da Avaliação Preliminar dos Títulos

08 de dezembro de 2020

Divulgação do resultado final da prova de títulos, bem como a relação de candidatos aptos à realização da prova de desempenho didático, juntamente com o calendário da prova de desempenho didático.

10 de dezembro de 2020

Sorteio do ponto da Prova de Desempenho Didático

15 e 16 de dezembro de 2020

Realização da Prova de Desempenho Didático

16 e 17 de dezembro de 2020

Divulgação do resultado preliminar da Prova de Desempenho Didático

17 de dezembro de 2020

Recurso sobre o Resultado Preliminar da Prova de Desempenho Didático e divulgação do Resultado Final da Prova de Desempenho Didático.

18 de dezembro de 2020

Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado

21 de dezembro de 2020

OBSERVAÇÃO:

Este Cronograma poderá sofrer alterações, em razão do número de inscritos. Qualquer alteração no cronograma será divulgada junto ao quadro mural do IFPI - Campus Paulistana e no endereço eletrônico: www.ifpi.edu.br

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa