Publicador de Conteúdos e Mídias

EDITAL DE OPORTUNIDADES UFR/PROGEP Nº 1/2020

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 15/12/2020 | Edição: 239 | Seção: 3 | Página: 80

Órgão: Ministério da Educação/Universidade Federal de Rondonópolis

EDITAL DE OPORTUNIDADES UFR/PROGEP Nº 1/2020

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS torna público o presente edital que tem a finalidade de ofertar vagas para constituir o quadro de servidores técnico-administrativos da UFR, para compor a força de trabalho da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por meio da movimentação de pessoal.

A movimentação para compor força de trabalho é um regramento específico, previsto no parágrafo 7º do Art. 93, da Lei nº 8112/1990 e Portaria nº 282/2020, processo por meio do qual pode ocorrer o deslocamento de servidor ou empregado público em órgão ou entidade distinta daquela à qual está vinculado, com o propósito de permitir mobilidade, desenvolvimento profissional e eficiência no planejamento da força de trabalho.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente edital tem por objetivo disciplinar, por meio da modalidade de processo seletivo, a seleção de servidores públicos federais para composição da força de trabalho nesta Universidade, mediante o disposto na Portaria ME nº 282, de 24 de julho de 2020 e Instrução Normativa ME nº 95, de 30 de setembro 2020.

1.2. São requisitos básicos para o candidato:

a) Ser servidor público federal ocupante de cargo de provimento efetivo, regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, ou empregado de empresa estatal dependente de recursos do Tesouro Nacional para o custeio de despesas de pessoal ou para o custeio em geral, cujo reembolso das despesas com remuneração ou pelo salário vinculado ao cargo ou ao emprego permanente (acrescidos dos encargos sociais e trabalhistas) não seja requerido, enquadrando-se no disposto no Artigo 8º do Decreto nº 9.144/2017;

b) Conforme as situações previstas nos Arts. 17 e 34 da Portaria ME 282/2020, estão impedidos de se movimentar o servidor em período de estágio probatório; o servidor ou empregado público federal em período de licença ou afastamento legal; os servidores integrantes das carreiras descentralizadas e transversais ou que possuam instrumentos de mobilidade autorizados em lei, de acordo com as normas dos respectivos órgãos ou entidades e os empregados públicos cujos requisitos de aposentadoria estiverem cumpridos.

c) Cumprir jornada semanal de 40 (quarenta) horas, resguardadas as disposições legais específicas.

1.3. A seleção para as vagas de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:

a) Divulgação do Edital;

b) Inscrição;

c) Análise curricular e da carta de interesse;

d) Entrevista;

e) Resultado.

1.4. Conforme Art. 5º, §1º, alínea II da Instrução Normativa, nº 95, de 30 de setembro de 2020, para prosseguimento do processo seletivo haverá a necessidade de participação de pelo menos três candidatos por vaga na seleção. Caso não haja a quantidade mínima de 3 candidatos para alguma das vagas disponíveis, o período de inscrições do edital, após publicação do deferimento das inscrições, será reaberto automaticamente por mais dez dias úteis. A partir de então, os candidatos inscritos estarão aptos ao pleito nas vagas disponíveis, ainda que não tenha atingido a quantidade mínima;

1.5. Findado o Processo Seletivo, a UFR poderá ou não solicitar ao Ministério da Economia a movimentação dos servidores aprovados.

2. SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

A Universidade Federal de Rondonópolis foi emancipada recentemente pela Lei nº 13.637, de 20 de março de 2018, a partir do desmembramento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso, que fora criado em 31 de março de 1976, portanto, há 44 anos. A força de trabalho da universidade é composta atualmente por 352 servidores docentes (296 efetivos e 56 substitutos) e 187 servidores técnico-administrativos (87 efetivos e 100 terceirizados).

O ensino de graduação da UFR congrega 19 cursos que somam 3.656 alunos matriculados, nas quatro unidades (Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas - ICAT, Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS e Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas - FACAP). Anualmente, esses cursos oferecem o total de 1.147 vagas. O ensino de Pós-Graduação stricto sensu congrega atualmente sete programas em operação: Mestrado em Educação, Mestrado em Geografia, Mestrado em Engenharia Agrícola, Mestrado em Zootecnia, Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, Mestrado em Rede Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Mestrado em Biociências da Saúde.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Para fins de participação neste Processo Seletivo, é obrigatório o conhecimento do teor da Portaria ME nº 282, de 24 de julho de 2020, disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-282-de-24-de-julho-de-2020-268521327

3.2. O formulário de inscrição deverá ser preenchido somente via internet, por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/TyMMcHQtDZ6YtGPC8

3.3. Somente serão aceitas inscrições realizadas dentro do prazo definido em cronograma constante do item 3.10 do presente edital.

3.4. Não é necessária prévia autorização da chefia ou do órgão para participar do processo seletivo.

3.5. Qualquer alteração no cronograma será divulgada por meio de publicação no site da Universidade Federal de Rondonópolis, no endereço https://ufr.edu.br/

3.6. Somente serão aceitos currículos cadastrados no Sigepe Banco de Talentos, conforme Art. 4º da Instrução Normativa SGP/MPDG nº 4, de 28 de dezembro de 2018, disponível em https://bancodetalentos.economia.gov.br/#/login-web

3.7. O candidato deverá realizar o download do currículo e anexá-lo ao formulário de inscrição.

3.8. A carta de interesse (ver Anexo I) deve ser anexada ao formulário de inscrição e contemplar as razões pelas quais gostaria de trabalhar na área e quais habilidades do/a candidato/a se destacam para contribuir com o trabalho na vaga indicada.

3.9. Os documentos anexados devem estar no formato PDF.

3.10. O processo seletivo será realizado de acordo com as seguintes etapas:

Quadro I - Etapas do processo seletivo

Atividades

Datas

Publicação do edital

15/12/2020

Período de inscrições

04/01/2021 até 22/01/2021

Homologação das inscrições

29/01/2021

Avaliação dos currículos e cartas de interesse

01 a 05/02/2021

Convocação para entrevistas com os candidatos

08/02/2021

Entrevista individual por meio remoto com os candidatos

10/02 a 12/02/2021

Publicação do resultado final

01/03/2021

4. DAS OPORTUNIDADES

4.1 Os cargos ofertados poderão ser preenchidos por cargos afins, desde que preenchidos os requisitos necessários.

Quadro II - Resumo descritivo das vagas para provimento.

Vagas/Cargos

Quantidade de Vagas

Técnicos Administrativos Nível de Classificação "D"

-

Assistente em Administração

30

Técnico em tecnologia da Informação

6

Técnico em Contabilidade

3

Técnico em Enfermagem do Trabalho

1

Técnico em segurança do Trabalho

1

Técnicos Administrativos Nível de Classificação "E"

-

Administrador

5

Analista de Tecnologia da Informação

7

Arquiteto e Urbanista

1

Assistente Social

1

Auditor

1

Contador

2

Enfermeiro do Trabalho

1

Engenheiro

3

Engenheiro de Segurança do trabalho

1

Jornalista

1

Nutricionista

1

Pedagogo

2

Psicólogo

2

Secretária executiva

4

Técnico em Assuntos Educacionais

2

5. ANÁLISE CURRICULAR E DA CARTA DE INTERESSE

5.1. Os currículos depositados no ato da inscrição deverão estar atualizados e contemplar informações pertinentes à trajetória profissional e acadêmica do candidato. Na carta de interesse o candidato deve manifestar seu interesse de modo argumentativo.

5.2. Os currículos e cartas de interesse recebidos serão analisados pela Coordenação de Gestão de Pessoas da UFR. Os candidatos que apresentarem as competências mais próximas ao perfil da oportunidade ofertada serão selecionados para a etapa seguinte (entrevista).

6. ENTREVISTA

6.1. Os candidatos selecionados para a etapa de entrevista receberão e-mail de convocação contendo data e horário de sua realização, devendo ser realizada por meio de videoconferência.

6.2. Essa etapa será conduzida pela área demandante em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da UFR.

7. DO RESULTADO

7.1. Serão aprovados os candidatos cujo perfil profissional se adeque à oportunidade ofertada.

7.2. Os entrevistados receberão e-mail com resultado final do processo seletivo ao final do prazo estabelecido no item 3, quadro I do presente edital.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Os candidatos participantes do processo seletivo, cujas inscrições forem homologadas, serão informados sobre as etapas seguintes por meio de e-mail individual informado no ato de inscrição.

8.2. A gestão deste processo de seleção, apreciação e classificação dos candidatos será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em colaboração com as unidades demandantes.

8.3. Não será fornecido qualquer documento comprobatório de análise de desempenho do candidato no Processo Seletivo.

8.4. Aqueles que não atenderem aos requisitos deste Edital serão desclassificados.

8.5. A candidatura não gera qualquer compromisso com o candidato por parte desta Universidade.

8.6. Após o resultado do processo seletivo, os candidatos selecionados terão sua alteração de lotação ou exercício, conforme disciplina o instituto de movimentação para compor força de trabalho, na Portaria nº 282/2020, por meio de manifestação do Ministério da Economia.

8.7. A participação no Processo Seletivo ocorrerá a expensas do candidato, não caracterizando responsabilidade da UFR incorrer em qualquer tipo de ônus.

8.8. A UFR não se responsabilizará pelos custos relacionados à mudança do servidor aprovado e, portanto, não será concedida ajuda de custo e/ou auxílio moradia.

8.9. Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

8.10. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deverá enviar e-mail para cdp.progep@ufr.edu.br

8.11. Para informações intitucionais, acesse https://ufr.edu.br/

Analy Castilho Polizel de Souza

Reitora Pro tempore da UFR

ANEXO 1

CARTA DE INTERESSE

___________/___, ____ de de 20___.

Ao Reitor da Universidade Federal de Rondonópolis,

CARTA PESSOAL

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM MOVIMENTAÇÃO DE QUADRO DE PESSOAL

Eu,______________________________________________________________, servidor/empregado público no cargo de ______________________, com lotação de exercício no(a)_____________________________________, portador(a) do CPF nº ________________________, Matrícula nº ____________, declaro meu interesse em participar do processo de seleção para movimentação de servidor, à luz da Portaria nº 282/2020, do Ministério da Economia, a fim de compor a força de trabalho da Universidade Federal de Rondonópolis.

Apresentei meu currículo e reforço minha manifestação de interesse nesta movimentação de pessoal, tendo em vista que... (escreva o quanto julgar necessário para justificar seu interesse).

Assinatura do interessado(a)

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Borda do rodapé
Logo da Imprensa