Publicador de Conteúdos e Mídias

PORTARIA Nº 482, DE 28 DE AGOSTO DE 2020

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 28/09/2020 | Edição: 186 | Seção: 1 | Página: 456

Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 482, DE 28 DE AGOSTO DE 2020

Aprova o Manual de Publicação que trata das ferramentas de administração e publicação de conteúdos no âmbito do Portal Institucional do Governo federal

denominado Gov.Br.

O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso I, da Constituição, e com fundamento no art. 6º, incisos X e XI do Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, resolve:

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Manual de Publicação que trata das ferramentas de administração e publicação de conteúdo dentro do novo portal institucional do Governo federal denominado Gov.Br.

Parágrafo único. Sem prejuízo da publicação no Diário Oficial da União, o Manual de Diretrizes será divulgado no portal único do Governo federal "gov.br".

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FÁBIO FARIA

 

                                                                             ANEXO

Manual de Publicação GOV.BR 2020

Secretaria Especial de Comunicação Social

Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais

Elaboração

Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais

Colaboração

Secretaria Especial de Modernização do Estado Secretaria de Governo Digital

Governo Federal.

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais. Manual de Publicação, Versão 1.0. Brasília, 2020.

1. Apresentação

O Manual de Publicação foi elaborado com o objetivo de apresentar as ferramentas de administração e publicação de conteúdos dentro do portal gov.br. Além disso, apresenta o tutorial Demonstra como principal fonte de informações para os profissionais responsáveis por gerir as publicações de conteúdos dos portais dos órgãos/entidades do Governo Federal. Por fim, apresentamos uma série de Boas Práticas para que o conteúdo produzido esteja alinhado aos objetivos da comunicação de governo.

O gov.br é um projeto de unificação de portais na internet, sistemas e aplicativos móveis que contenham informações institucionais, notícias ou prestação de serviços do Governo Federal. O projeto surgiu da necessidade de sanar a dispersão dos mais de 1.600 sites e aplicativos da administração pública, que dificultam não só o relacionamento com o cidadão, como também a gestão de tantos canais por parte dos órgãos.

O portal se propõe a atender à população como uma central, reunindo em um só lugar, de forma simples, prática e eficiente todos os serviços e informações oferecidas digitalmente ao cidadão brasileiro. A mudança também é proveitosa para os órgãos/entidades federais, que agora poderão concentrar as ofertas dos serviços, respeitando a autonomia funcional de cada um. Sendo assim, o Governo Federal consegue se comunicar e se relacionar de forma efetiva, aproximando-se cada vez mais da população.

demonstra.serpro

O gov.br está em constante atualização. Todos os envolvidos contribuem para seu aperfeiçoamento. Por isso, tudo que iremos apresentar aqui é introdutório e pode ser complementado com o Demonstra, um tutorial dinâmico pronto para esclarecer em detalhes a construção das páginas institucionais.

2. Manual

Este manual é introdutório quanto à publicação de conteúdos no gov.br. Mais detalhes podem ser encontrados na seleção de links abaixo ou no curso disponibilizado pela ENAP.

Separamos esse Manual de Publicação em cinco frentes:

- Apresentação da ferramenta: contextualização sobre o sistema Plone utilizado nesta nova versão do gov.br.

- Gestão de usuários: com objetivo de auxiliar o gestor a adicionar e gerir novos perfis para administrar o conteúdo das páginas.

- Gestão de conteúdo: para que o produtor de conteúdo tenha o passo a passo de como cadastrar páginas, notícias e agendas.

- Relação de funcionalidades e links: elencamos em uma tabela os links do Demonstra, para fácil acesso aos tutoriais das principais funções administrativas do gov.br.

- Boas práticas: recomendações para escrita.

3. O Sistema

O que é um CMS?

A sigla em inglês CMS (Content Management System), significa um sistema de gestão de conteúdo que permite o gerenciamento de um site por uma pessoa leiga ou sem conhecimento específico em desenvolvimento ou programação.

O sistema escolhido para manutenção de conteúdo no gov.br foi o Plone. Criado por Alan Runyan, Alexander Limi e Vidar Andersen, em 2003, possui critérios bem definidos: usabilidade, acessibilidade e segurança.

O Plone

O sistema foi projetado seguindo as melhores práticas de usabilidade do mercado, respeitando todas as recomendações de acessibilidade do W3C (organização mundial que tem como objetivo definir padrões para os sites).

Além disso, o Plone utiliza o Zope como servidor de aplicação, que foi criado para ser um sistema altamente seguro. Mesmo com a alta segurança, é necessário adotar outras medidas de defesa que não estão ao alcance do servidor de aplicação, como as instalações de infraestrutura e a gestão diária do conteúdo por parte dos profissionais cadastrados.

4. Gestão de Usuários

A atualização do site é feita por meio do painel de ferramentas do gov.br, a partir de login, com usuário e senha cadastrados. Por isso, é importante que o gestor de conteúdo da página tenha domínio de como adicionar e gerenciar usuários. Para criar ou alterar permissões, é preciso possuir o perfil de Administrador do Site.

Cada usuário, quando cadastrado, tem permissões atribuídas a ele. Para isso, na hora do cadastramento, basta escolher entre os perfis disponíveis abaixo:

Colaborador: permite incluir conteúdos e enviá-los para publicação;

Editor: permite editar todos os conteúdos já existentes;

Membro: permite logar no sistema e possui uma área pessoal com informações básicas editáveis;

Leitor: permite visualizar conteúdo;

Revisor: permite aprovar e publicar conteúdos;

Administrador do Site: tem acesso completo a todas as funções relativas ao conteúdo do site;

Administrador: além de ter acesso completo a todas as funções relativas ao conteúdo do site, este papel permite realizar operações de configuração do site.

Adicionar um novo usuário

Para adicionar um novo usuário, siga os seguintes passos:

Para acessar o cadastro do usuário deve ser selecionada a opção Configuração do Site no menu administrativo.

Em seguida, selecione a opção Usuários e Grupos, localizada nas Configurações do Plone.

Clique em Adicionar Novo Usuário, o que levará a uma tela para preencher o cadastro.

Após esse preenchimento de cadastro, a aplicação enviará um e-mail ao novo usuário contendo um link para cadastrar sua senha.

Ao clicar no link, o usuário acessará a tela de definição de senha.

Para pesquisar usuários cadastrados, o administrador utiliza os campos de busca localizados na tela Visão Geral dos Usuários.

Na Visão Geral dos Usuários, o administrador pode atribuir papéis aos usuários, limpar sua senha ou excluí-los.

5. Gestão de conteúdo

Neste capítulo, apresentaremos o passo a passo para publicação de páginas, notícias e agenda. Esses são itens importantes para a gestão diária de conteúdo dos órgãos. São dois objetos usados para a publicação de conteúdo em formato de texto: Notícia (para textos noticiosos) e Página (usado para textos institucionais). O objeto Agenda é responsável por agrupar os Compromissos das autoridades da pasta e que não compreende os eventos do órgão. Além deles, o Demonstra apresenta em detalhes como acrescentar templates, pastas, páginas, links, imagens, áudios, multimídia, perguntas frequentes, áreas e pessoas. Consulte.

A publicação dos módulos e templates também são apresentadas no Manual de Diretrizes e no Demonstra.

Cadastrar página

O cadastro de Páginas do gov.br segue o padrão da plataforma Plone, com a inclusão da aba Cards onde podem ser feitas configurações para exibição da página nesse formato.

Após realizar o login no painel de administração, o usuário pode acessar um menu superior com opções de edição. Entre elas, o item do menu superior "Adicionar item..." é o que mais usaremos nesse manual. Clicando nele, um novo menu é apresentado. Ao selecionar "Página", o usuário tem acesso à página de edição.

Na página de edição, o usuário insere título, descrição, nota e texto.

Além dos itens cadastrados anteriormente, é possível adicionar outros três atributos à Página. Clicando em "Card", no menu superior, o usuário terá acesso às opções título, breve descrição, inserção de imagem de banco online de imagens ou opção de carregamento de imagem a partir do computador.

Com os itens cadastrados, a página aparece para visualização.

Cadastrar notícia

As notícias podem ser cadastradas pelos colaboradores, de acordo com perfil de acesso específico. O cadastro segue o padrão da plataforma Plone, com a inclusão do novo atributo Categoria.

Após realizar o login no painel de administração, acesse o item do menu superior "Adicionar item...".

Nesse item, o criador de conteúdo pode inserir o subtítulo, o título, a autoria, localização e a categoria da notícia.

As categorias e as subcategorias associadas aos serviços do portal são o conjunto de serviços e informações que atendem aos critérios de agrupamento definidos para cada nível hierárquico, de forma a garantir a objetividade na navegação.

O cadastro de uma categoria só é liberado ao perfil de "administrador do site" em outra opção do menu administrativo.

Quando publicada, a notícia apresenta a categoria cadastrada logo abaixo do texto.

Cadastrar agenda

Agendas também são itens de conteúdo que podem ser cadastrados pelos colaboradores, de acordo com perfil de acesso específico. A Agenda é item obrigatório do layout nas páginas institucionais do gov.br, com destaque visual dado ao calendário. Por ser um item importante da Lei de Acesso à Informação, de interesse público, o conteúdo agora está presente logo na home das páginas.

Com login efetuado, é só clicar em "Adicionar item..." no menu superior. Em seguida, a opção "Agenda" é a primeira da lista.

A agenda disponível nas páginas do gov.br exibem os eventos por dia e mês. Primeiro, deve ser criada a agenda mensal.

Para inserir o compromisso, clique no item "Agenda Diária".

Em seguida são informados os detalhes do compromisso a ser agendado: data, autoridade, local e descrição.

É possível, então, cadastrar Compromissos clicando no menu "Adicionar itens...". Com a agenda diária selecionada, o usuário acrescenta novos compromissos.

Na tela de compromisso, podem ser adicionados os itens autoridade, data e horário de início e término, compromisso, solicitante, participantes, pauta e local.

Relação de funcionalidades e links

Tabela de links para fácil acesso aos tutoriais das principais funções administrativas do gov.br.

 

 

FUNCIONALIDADES BÁSICAS

Busca

Pesquisar conteúdo

FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS

Configuração do site

Configurar propriedades de e-mail

 

Fale conosco

Configurar Fale Conosco e enviar mensagem

 

Usuários e grupos

Manter usuários

   

Manter grupo de usuários

 

Redes sociais

Configurar redes sociais

CADASTROS BÁSICOS

Pastas

Cadastrar pasta

 

Páginas

Cadastrar página

 

Links

Cadastrar link

 

Notícias

Cadastrar notícia

 

Imagens

Cadastrar imagem

 

Áudios

Cadastrar áudio

 

Multimídia

Cadastrar multimídia

 

Agendas

Cadastrar agenda

   

Visualizar agenda diária

 

Eventos

Cadastrar evento

CADASTROS ESPECÍFICOS

Perguntas frequentes

Cadastrar perguntas frequentes

 

Áreas

Cadastrar áreas

 

Pessoas

Cadastrar pessoas

TEMPLATES DE EXIBIÇÃO

Template agenda de autoridadades

Selecionar e visualizar template

 

Template de abas

Selecionar e visualizar template

 

Template aba quem é quem

Selecionar e visualizar template

 

Template aba autoridades

Selecionar e visualizar template

 

Template aba estrutura

Selecionar e visualizar template

 

Template de cards

Selecionar e visualizar template

 

Template de áudios

Selecionar e visualizar template

 

Template de vídeos

Selecionar e visualizar template

 

Template de imagens

Selecionar e visualizar template

 

Template de eventos

Selecionar e visualizar template

CAPAS CUSTOMIZADAS

Como criar capas

Visão geral

 

Área de números do governo

Adicionar área de números

 

Área de serviços

Adicionar área de serviços

 

Área de card

Adicionar área de card

 

Área de canais de atendimento

Adicionar área de canais de atendimento

 

Área de notícia

Adicionar área de notícia

 

Área de agenda

Adicionar área de agenda

6. Boas práticas

Como fonte de boas práticas e recomendações, citamos o Manual de Boas Práticas de Redes Sociais, ele elenca os objetivos estratégicos do uso das redes sociais e suas orientações podem ser utilizadas como referência para o gov.br.

Destacamos itens relevantes também no tocante à produção de conteúdo:

- Despertar consciência.

- Garantir identificação.

- Levar à decisão.

- Chamar atenção.

- Criar desejo.

- Efetivar a ação.

- Obter fidelidade.

- Suscitar interesse.

- Suscitar expectativa.

- Manter a satisfação pós-ação.

- Gerar disseminação.

- Proporcionar conhecimento.

- Conseguir a preferência.

- Estabelecer interação.

Com base nos pilares da comunicação de governo que são: informar, monitorar, ouvir, contribuir e evoluir, apresentamos proposta de tom de voz e linguagem e recomendações para construção de textos de agenda, notícias e serviços.

Tom de voz e linguagem

Para criar proximidade com o público e facilitar o entendimento da mensagem, a publicação (agenda, notícia ou serviço) deve ser orientada por um tom de voz e linguagem, seguindo uma forma de se comunicar que esteja alinhada com a personalidade que se quer transmitir.

Atualmente, a forma que o governo dialoga no digital demonstra sua atitude e personalidade, e a partir da leitura das publicações mais recentes, neste ambiente, elencamos aprendizados que darão o tom de voz e linguagem deste guia.

Observando os perfis do governo nas redes sociais é possível entender melhor sua personalidade através das publicações diárias: é um contato constante com os públicos

Perfis nas redes sociais

Os perfis @govbr, @planalto e @secomvc, por exemplo, expressam personalidades complementares na comunicação do Governo, já que cada perfil possui um público-alvo diferente. No site, precisamos unificar essa comunicação para dialogar com todos os públicos.

Assim, nos guiamos pelo híbrido dos três perfis, que apesar de terem diferentes maneiras de falar, segundo seus respectivos públicos, passam pelos mesmos elementos de comunicação, tendo como foco ações e resultados, realização de mudanças efetivas no Brasil e otimismo sobre o rumo que o país tem tomado.

A abordagem dos posts é leve, fluida e mostra o compromisso do Governo com o avanço do Brasil.

Visão otimista sobre a evolução e crescimento do país: os posts têm um tom otimista e apontam os avanços do país em todas as frentes rumo ao resgate da confiança do povo brasileiro. São apoiados por hashtags relacionadas ao tema ou à campanha vigente, por exemplo, #ProBrasilCrescer, #OBrasilJáMudou, #AquiÉBrasil. Para novos textos, campanhas e ações é necessário analisar quais são os termos mais adequados ao momento e assunto.

Foco em mostrar ações e resultados: são sempre comunicados de modo a mostrar como o país tem evoluído, objetivando manter a esperança dos brasileiros.

O patriotismo é evidente nas cores e termos usados: cores da bandeira do Brasil e constante citação ao Brasil reforçam a papel do governo em seguir com os avanços do país. Os posts são apoiados por hashtags como #ProBrasilCrescer, #OBrasilJáMudou, #AquiÉBrasil. Novamente, ressaltamos que esses são exemplos e que, ao criar um novo texto, é preciso contextualizar com os temas vigentes.

Quem somos e o que apoiamos?

O Governo Brasileiro é PATRIOTA: estimula o amor, a honra e o serviço ao país.

O Governo Brasileiro é OTIMISTA: quer que o brasileiro acredite em seu país novamente e lute por ele também.

O Governo Brasileiro é PARCEIRO: está ao lado do cidadão, para fazer do Brasil um país melhor.

O Governo Brasileiro é EFICIENTE: traz soluções para facilitar o dia-a-dia e estimular o crescimento econômico do país.

O Governo Brasileiro é COMPROMISSADO: evidencia sempre o seu dever em fazer o país crescer.

Linguagem

Como dialogar com pessoas?

O governo com seu serviço para o país, conversa com uma infinidade de públicos, o que exige uma comunicação fluida e que tenha a capacidade de dialogar com todo tipo de pessoa. Desta forma, se desenvolve uma linguagem que cria mais proximidade e autenticidade com o público.

Independente de quem vier até os canais do governo, deve notar, que embora a postura seja diferente em cada canal (sites exigem presença mais institucional e redes sociais postura mais informal, por exemplo), o tom de voz e linguagem têm os mesmos traços, e deve conter: títulos esclarecidos, texto objetivo e fluido, palavras de fácil compreensão, contendo explicações para termos complexos.

Notícias

Categorias de publicação dentro do gov.br

O tom de voz e linguagem mencionados devem se aplicar a toda a comunicação, em especial, às seções notícias, serviços, agenda e campanhas, seguindo as premissas destacadas. Foram utilizados conteúdos dos sites dos próprios ministérios para exemplificar e também direcionar a melhor forma de aplicar o tom de voz e linguagem que devem ser utilizados daqui pra frente.

Atual modelo de publicação

Apesar de apresentar um tom próximo ao esperado, o texto é longo, sem destaque para os subtítulos e utiliza linguagem técnica, portanto, se o leitor não tiver prévio conhecimento sobre o assunto tratado, ela não entende a notícia.

Proposta para modelo de publicação

As notícias devem ter títulos instigantes, que já evidenciem o contexto do que será noticiado. Notícias resumidas, simplificando termos utilizados no texto e dando mais dinâmica à leitura das publicações. Destaque nos subtítulos explicativos, para ajudar a guiar a leitura. Assinar com uma hashtag que represente o otimismo do governo em dias melhores para o país, para dar o tom final que se pretende deixar como residual da notícia.

Serviços

Atual modelo de publicação

Os modelos de serviço apresentados são autoexplicativos e orientam o usuário sobre cada programa e ação: o que é, como funciona, condições, benefícios, entre outros. Essa divisão de temas já simplifica o entendimento do leitor, e a linguagem fluida e simples também ajuda a alcançar todo tipo de público.

Proposta para modelo de publicação

Manter a atual conjuntura e linguagem utilizadas, como mostrado acima. Importante colocar mais da personalidade do governo nas publicações, ou seja, o tom de voz: patriotismo que expressa o serviço do governo ao país, o otimismo em dias melhores, a parceria do governo com o povo brasileiro, a eficiência na prestação de serviços e o compromisso em fazer o país crescer.

Agenda

Atual modelo de publicação

Apresenta de forma simples os compromissos das autoridades da pasta.

Proposta para modelo de publicação

Direta e simplificada, o título do compromisso deve ser autoexplicativo, escrita acessível e esclarecedora, nome das autoridades junto aos seus respectivos cargos, dando mais transparência sobre seus feitos.

7. Outros links

Como referenciado em todo o manual, há outros materiais que ajudam o produtor de conteúdo a gerir e atualizar as páginas do gov.br. São eles:

- Manual de Diretrizes do gov.br.

- Demonstra.

- Curso Portal gov.br - oferecido pela Enap.

- Manual de Redes Sociais.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

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