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PORTARIA Nº 1.915/SEI-MCOM, de 28 de janeiro de 2021

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 01/02/2021 | Edição: 21 | Seção: 1 | Página: 20

Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 1.915/SEI-MCOM, de 28 de janeiro de 2021

Aprova o Guia de Transformação Digital para o Portal "gov.br"

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso I, da Constituição, e com fundamento no art. 6º, incisos X e XI do Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, no art. 26-C, inciso IV, e art. 26-D, incisos I, da Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, resolve:

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Guia de Transformação Digital que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e para a divulgação das ações de comunicação dos serviços digitais que envolverem a plataforma gov.br

Parágrafo único. Sem prejuízo da publicação no Diário Oficial da União, o Guia de Transformação Digital será divulgado no portal único do Governo federal "gov.br".

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor em 1º de fevereiro de 2021.

FÁBIO FARIA

ANEXO

Guia de Transformação Digital

Ações de Comunicação Social

2020

Elaboração

Secretaria Especial de Comunicação Social

Colaboração

Secretaria Especial de Modernização de Estado

Secretaria de Governo Digital

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Guia de Transformação Digital. Versão 1.0.Brasília.2020.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

SERVIÇOS

1. Objetivos da padronização das ações de comunicação dos serviços digitais

O Governo Federal dá um novo passo rumo à inovação. Com a Transformação Digital em curso, estamos aprimorando a relação entre cidadãos e governos e aumentando a eficiência da administração federal. Agora na forma digitalizada, os serviços públicos permitem mais praticidade ao cidadão, com economia de tempo e dinheiro.

O portal gov.br é a plataforma que abrigará todos os serviços e sites dos órgãos da Administração Pública Federal.

Este guia, portanto, tem o objetivo de auxiliar gestores de comunicação da administração pública federal, e demais órgãos vinculados ao Governo Federal, no desenvolvimento e divulgação das ações de comunicação dos serviços digitais que envolverem a plataforma gov.br.

As orientações a seguir devem obedecer às determinações de aplicação do manual da marca gov.br.

2. Orientações gerais

Na medida em que os brasileiros estão se tornando cada vez mais digitais, é primordial que os serviços públicos sejam digitais. É menos burocracia, menos papel. O cidadão é o maior beneficiado dessa transformação, economizando tempo e dinheiro.

Neste cenário, as ações de comunicação dos serviços digitais devem fazer referência ao portal gov.br. Trata-se de um reforço à marca gov.br e uma forma eficiente de comunicar conforme padronização deste guia.

3. Orientações para criação de ações de comunicação social e materiais de serviços digitais

A criação dos materiais de cada órgão, referente às ações de comunicação social dos serviços digitais, deve atender ao conceito da identidade visual ou conjunto de assinaturas da Transformação Digital, respeitando o bom uso dos elementos para cada peça.

O conceito da Transformação Digital é "Seu Brasil conectado. É digital. É gov.br".

É recomendado o uso do conceito nas peças criadas pelos órgãos, para unificar ações de comunicação social dos serviços digitais, com o mote da identidade visual de Transformação Digital.

A marca da Transformação Digital deve ser usada nas peças com referência aos serviços digitais.

É a marca do gov.br dentro de uma caixa de busca. O conceito acompanha a peça.

Os conceitos sugeridos para notícias sobre Transformação Digital ou serviços digitais são: "É informação. É gov.br" ou "É digital. É gov.br".

A marca da Transformação Digital com foto deve ser aproveitada como arte a ser utilizada em ação de comunicação social e materiais de serviços digitais ou como assinatura, para finalizar uma sequência de imagens, por exemplo: um carrossel de Facebook ou Instagram.

Para divulgação de serviços digitais, é primordial evidenciar o portal gov.br como forma de dar protagonismo ao Governo Federal, bem como reforçar a lembrança de marca.

Deve-se evitar o detalhamento dos nomes dos órgãos nas peças que se referem à divulgação para os cidadãos.

O público externo deverá ser informado e convertido para o portal do gov.br. O público interno precisa ser engajado na mensagem e sensibilizado com as ações que o Governo Federal está fazendo.

3.1 Enxoval de padronização

Existem duas aplicações da identidade visual da Transformação Digital em peças para redes sociais:

1. Apenas texto.

2. Texto + Foto

Para aplicação com apenas texto, podemos usar o texto mais direto, com tópicos e informações concisas.

Para aplicação com foto e texto, recomenda-se um título que dê o protagonismo para o gov.br e foto ligada ao assunto.

3.2 Padronização de matérias

O que evitar.

Neste exemplo, o título e o primeiro parágrafo fazem referência ao órgão do serviço digital sem dar protagonismo à Transformação Digital.

ANTT automatiza novo serviço digital para o cidadão.

Viagem Ocasional para transporte de cargas é o novo serviço

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) automatizou, recentemente, um novo serviço: "Obter autorização de viagem de caráter ocasional para o transporte rodoviário internacional de cargas".

Anteriormente, o serviço "Solicitar modificação de frota de empresa brasileira para transporte rodoviário internacional de cargas" passou por esse processo de automação e já trouxe benefícios (...)

Adotando as boas práticas

Aqui, o título e o primeiro parágrafo são enfatizados no serviço e o que ele causa. Agora ele traz protagonismo à Transformação Digital.

Automatização de novo serviço digital da ANTT faz parte de um Brasil mais conectado.

O serviço de autorização de viagem de caráter ocasional para o transporte rodoviário internacional de cargas já está no gov.br

Seu Brasil conectado. É Digital. É gov.br. Com acesso único e informações em um só lugar, o Portal Único do Governo Federal faz parte do programa de Transformação Digital do Governo. Lançado este ano, o gov.br disponibiliza e desburocratiza serviços eletronicamente, totalmente de forma digital. O gov.br torna mais democrático o acesso a esses serviços e a informações do governo. É a Transformação Digital que chega aos cidadãos e à s empresas . É mais tempo e menos custo para todos. É mais agilidade para a vida dos brasileiros, é mais facilidade e informação para a população.

Para saber mais sobre a Transformação Digital, acesse gov.br

Além disso, para as ações de comunicação, o texto pode evidenciar que o serviço foi automatizado ou digitalizado no gov.br.

3.3 Exemplos de posts em redes sociais

Para o carrossel e outras mídias nas redes sociais, podemos usar a caixa de busca com o assunto do post em forma de pesquisa. Como se fosse alguém querendo saber mais sobre algum serviço do gov.br.

3.4 Arquitetura de leiaute - Transformação Digital

Nas notícias dos portais e em posts nas redes sociais, destacar que os serviços digitais ali divulgados são frutos da Transformação Digital. Além disso, sempre que possível, citar o conceito: "É digital. É gov.br".

Máscaras para padronização de postagens com foto

-Em postagens com fotos, recomenda-se o uso de máscara preta com opacidade 55% em MULTIPLICAÇÃO (propriedade de layer do Photoshop), letras brancas ou das cores indicadas, se não houver contraste.

-Família tipográfica: Effra Heavy e caracteres em caixa alta.

-Preferência pela cor branca no texto. Se a foto tiver fundos claros ou com pouco contraste, usar as cores azul, amarelo ou verde.

-Sempre manter no canto superior direito a logo do gov.br e a caixa de busca acompanhada da lupa. O texto dentro da caixa é personalizável, de acordo com o assunto da peça.

-Toda e qualquer publicação deve vir com a cantoneira padrão.

-Sempre manter a marca do Governo Federal no canto inferior direito.

-Versão alternativa: em negativo, se a imagem de fundo for contrastante com a outra versão da logo do gov.br.

Máscaras para padronização de postagens sem uso de foto

Em postagens sem fotos, deve usar a postagem em padrão apenas modificando as cores do fundo. As cores são padronizadas em três diferentes: azul, amarelo e verde.

3.5 Variações do uso do gov.br em textos

Usos PERMITIDOS do gov.br

Em textos de releases para imprensa e em matérias nos sites do Governo Federal, a escrita do termo tem de ser em caixa baixa e, quando possível, fazer o uso do negrito. A forma mais adequada para utilizar é: gov.br.

Como versão alternativa, em legendas de redes sociais e outros textos receptivos que não aceitam negrito, é possível usar a versão sem negrito, na forma gov.br.

Também existe a possibilidade de utilizar o termo com caixa alta em títulos, imagens e textos que estiverem com toda sua formatação em letras maiúsculas. Nessas condições, o termo deve ser utilizado da seguinte forma: GOV.BR.

Resumo das variações permitidas em ordem de prioridade:

- gov.br;

- gov.br;

- GOV.BR.

Usos PROIBIDOS do gov.br:

- nunca utilizar o gov.br com caixa mista (Gov.Br).

3.6 Hashtags

Em textos de redes sociais e respostas a comentários, podemos usar hashtags da Transformação Digital. As hashtags devem dar protagonismo à Transformação Digital, à digitalização de serviços, ao gov.br e à desburocratização.

Podemos usar as seguintes hashtags:

#TransformaçãoDigital

#govpontobr

#govbr

#SeuBrasilConectado

#BrasilDigital

#TransformaçãoDigitalgovbr

#Desburocratização

#GovernoDigital

3.7 Vinheta animada

A vinheta finaliza peças de videomotion e vídeos que têm a função de informar sobre avanços na Transformação Digital de serviços.

3.8 Página temática de serviços digitais

Os serviços digitais disponíveis no gov.br podem ser agrupados em páginas temáticas, servindo como um hub de informação para o usuário. Por isso, recomenda-se uso do endereço eletrônico que direcione o usuário direto para essa página.

O serviço de interesse teria posição de destaque dentro do hub, de modo que o cidadão o encontre com facilidade e também possa utilizar outros serviços semelhantes.

Cabe esclarecer que a criação de uma página temática pode ser solicitada à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pelas diretrizes de gestão das páginas de serviços, oferecidos no gov.br.

Vantagens:

-Agilidade na criação da página;

-Ênfase em serviços digitais oferecidos pelo órgão;

-Padronização do conteúdo de serviços.

Exemplo: www.gov.br/transito

4. Materiais de apoio para endomarketing sobre serviços digitais no órgão

As peças e materiais de divulgação para o público interno devem ser de tom convidativo para engajar servidores a participar da transformação digital.

É importante passar nas peças que todos são responsáveis e fazem parte de um grande processo de digitalização do Governo Federal.

Newsletter

Para comunicarmos internamente sobre os assuntos do órgão, podemos usar a newsletter como um e-mail marketing.

Os e-mails devem mostrar o assunto de forma sucinta, demonstrando sempre o benefício da digitalização.

Ao final, a chamada de ação deve levar ao gov.br.

Cartaz

O topo do cartaz deve ter título e subtítulo respeitando o padrão estabelecido.

Os cartazes poderão ter a caixa de busca com foto. Na caixa, o assunto abordado no cartaz.

O uso de foto no campo de busca é flexível. No entanto, dê preferência a fotos com pessoas para humanizar as peças.

Na parte de baixo, teremos um código QR com o link para o "saiba mais" do cartaz e as marcas do gov.br e Governo Federal.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

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