Publicador de Conteúdos e Mídias

Diário Oficial da União

Publicado em: 03/04/2020 | Edição: 65 | Seção: 3 | Página: 7

Órgão: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/Secretaria Executiva/Subsecretaria de Unidades Vinculadas

EDITAL Nº 67/2020

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) comunica a abertura de processo de escolha de um(a) novo(a) Diretor(a) para o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo Senhor Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos César Pontes, conforme a Portaria nº 1.006, de 11 de março de 2020, nos termos estabelecidos na Portaria nº 1.037, de 10 de dezembro de 2009 e Art. 8º do Regimento Interno da citada instituição, aprovado pela Portaria nº 5.150, de 14 de novembro de 2016.

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTIC para os cargos de Direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso. A escolha do novo Diretor terá origem numa lista tríplice encaminhada ao Senhor Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pelo comitê de especialistas (Comitê de Busca), que busca identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnico-científicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O Comitê para o INT é composto pelos Drs(as). Celso Pinto de Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que o presidirá; Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Carlos Ricardo Soccol, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Podem se inscrever para o cargo quaisquer cidadãos(ãs) com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do INT, portadores(as) de diploma de doutorado emitido por instituição de ensino superior credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ou revalidado no Brasil, e que atendam aos requisitos básicos explicitados no processo de seleção.

O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e proposta dos(as) interessados(as), exposição oral pública do projeto de desenvolvimento e de gestão e entrevista individual perante o Comitê de Busca, sendo que as últimas duas etapas, em situações especiais, poderão ser realizadas por meio de ferramentas de comunicação eletrônica. O fluxo a ser seguido é: Inscrições => Homologação => Apresentações e entrevistas => Indicação da lista tríplice ao Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações => Nomeação.

Para inscrição, devem ser enviados até 08 de maio de 2020, ao Presidente do Comitê de Busca, no endereço abaixo, os seguintes documentos, em papel e por via eletrônica:

a) Carta assinada solicitando inscrição da candidatura, acompanhada de Memorial de até 5 páginas de autoria do(a) interessado(a), explicitando sua capacitação relativa aos Requisitos Básicos exigidos para exercer a função;

b) URL do Currículo Lattes atualizado do(a) interessado(a);

c) Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de presente e de futuro para o INT e seu projeto de desenvolvimento e de gestão, alinhado ao Plano Diretor do INT 2017-2022, disponível no sítio da referida Unidade de Pesquisa (www.int.gov.br);

d) Cópias do RG e CPF; e

e) Se servidor público federal, informar o número da matrícula SIAPE.

Recebidos os documentos, será feita a análise e o enquadramento dos(as) interessado(as) aos pré-requisitos. A lista com as inscrições homologadas será publicada nos sítios eletrônicos do MCTIC (www.mctic.gov.br) e INT (www.int.gov.br), como também será enviada por e-mail aos(às) interessados(as), contendo as orientações para as apresentações públicas e entrevistas. Ficam os(as) interessados(as) responsáveis pelo acompanhamento dos informes acerca do processo de escolha nos sítios do MCTIC e do INT.

Serão acolhidos recursos referentes ao resultado do processo de escolha até 5 (cinco) dias úteis após as apresentações públicas e entrevistas.

Os recursos deverão ser encaminhados, por mensagem eletrônica, ao Presidente do Comitê de Busca no endereço eletrônico abaixo citado.

Requisitos Básicos exigidos dos(as) Interessados(as):

a) competência profissional reconhecida para o exercício do cargo;

b) visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;

c) experiência administrativa e capacidade de promover a integração entre os servidores do INT, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição;

d) visão de futuro para o INT e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País, bem como na participação da instituição no cenário nacional e internacional;

e) capacidade para tratar de questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com o INT;

f) capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica;

g) experiência em cooperação nacional e internacional; e

h) entendimento e comprometimento com a execução do Plano Diretor do INT 2017-2022 e com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022 (ENCTI), disponível no sítio do MCTIC (www.mctic.gov.br).

Endereço para encaminhamento da documentação:

Prof. CELSO PINTO DE MELO

Presidente do Comitê de Busca para o INT

ENDEREÇO:

Departamento de Física

Universidade Federal de Pernambuco UFPE

Av. Jorn. Aníbal Fernandes, s/n - Cidade Universitária

Recife - PE

CEP: 50740-540

E-MAIL: cpdemelo@gmail.com; celso@df.ufpe.br

Tanto a documentação impressa quanto o material enviado por e-mail devem destacar a CANDIDATURA À DIREÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT).

Maiores informações poderão ser solicitadas à Subsecretaria de Unidades Vinculadas do MCTIC, por meio do endereço eletrônico cesar@mctic.gov.br, ou pelo telefone (61) 2033-8663.

GERSON NOGUEIRA MACHADO DE OLIVEIRA

Subsecretário de Unidades Vinculadas

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.