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Edital nº 417, de 27 de maio de 2021

Brasão do Brasil

Diário Oficial da União

Publicado em: 28/05/2021 | Edição: 100 | Seção: 3 | Página: 86

Órgão: Ministério da Educação/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edital nº 417, de 27 de maio de 2021

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO REMOTO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL

A Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado Remoto destinado à contratação de pessoal para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, considerada no Inciso IV do Art. 2º da Lei Federal Nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993. O presente Processo Seletivo Simplificado será realizado em conformidade com a legislação vigente, em particular com a Constituição Federal de 1988, com a Lei Federal nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com o Decreto Federal nº 9.739/2019, no que couber, pelas Resoluções CEG/UFRJ nº 11/2020 e 03/2021 e pelo instituído no presente Edital e destina-se ao provimento de vagas definidas para o ano de 2021.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este processo seletivo será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à respectiva Unidade ou Instância Equivalente da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a qual a vaga foi alocada.

1.2. O presente processo seletivo visa ao provimento do número de vagas definido no Anexo I deste Edital, ressalvada a possibilidade de mudanças durante o seu prazo de validade, de acordo com as necessidades da UFRJ.

1.3. O presente Edital contém os seguintes anexos:

Anexo I - Quadro de vagas contendo: Unidade, Área/Setor de Atuação, Jornada de Trabalho e o respectivo Período de Contratação.

Anexo II - Período e Forma de Inscrição.

1.4. A relação de contato com as Unidades/Setores, os programas para realização das provas e os critérios para a avaliação de currículos serão disponibilizados antes do início do período de inscrição pela secretaria da Unidade responsável pela vaga.

2. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

2.1. O candidato deverá atender, cumulativamente, para a contratação, aos seguintes requisitos gerais:

a) ter sido aprovado e classificado no Processo Seletivo Simplificado, na forma estabelecida neste Edital, seus Anexos e suas retificações;

b) possuir Diploma de Graduação, em acordo com área de formação exigida pela unidade para cada área/setor, devidamente registrado e reconhecido pelo MEC ou, no caso de Diploma obtido no Exterior, estar revalidado de acordo com a Legislação vigente;

c) Possuir, no mínimo, Curso de Especialização ou ter concluído os créditos necessários para a apresentação da dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado.

d) ser brasileiro ou estrangeiro portador do visto permanente ou beneficiário de acordos ou convênios internacionais;

e) não ter ocorrência de vínculo empregatício nos termos da Lei nº 8.745/93, nos últimos vinte e quatro meses;

f) não ser ocupante de cargo efetivo da carreira do magistério federal, estruturada pela Lei nº 12.772/2012;

g) não participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

h) não responder por função de confiança ou cargo comissionado na administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios;

i) não ser servidor ocupante de cargo administrativo da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregado de suas subsidiárias ou controladas;

j) se servidor ocupante de cargo técnico ou científico da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregado de suas subsidiárias ou controladas, comprovar formalmente a compatibilidade de horários;

k) estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o setor do processo seletivo exigir;

l) ter idade mínima de 18 anos completos;

m) gozar de plenos direitos políticos;

n) estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

2.2. Todos os requisitos especificados no subitem 2.1 deste Edital, com exceção do requisito constante da alínea "a", deverão ser comprovados em prazo de 3 (três) dias, a contar da solicitação formal da Unidade, por meio do envio de documento no formato PDF (Portable Document Format), sendo liminarmente excluído do processo seletivo aquele que não os apresentar, devendo a Unidade convocar, pela ordem classificatória, o outro candidato aprovado.(Resolução CEG 11/2020)

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição do candidato implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar o desconhecimento.

3.2. Os interessados poderão obter maiores informações sobre o processo seletivo remoto nas Unidades ou Equivalentes responsáveis pelas vagas.

3.3. Os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição de acordo com o descrito no anexo II deste edital. Nos casos em que a descrição informa somente o e-mail, é necessário indicar no assunto a área/setor em que pretende concorrer, e encaminhar a seguinte documentação em formato PDF em anexo:

Documento de Identidade, válido em território nacional ou o passaporte;

CPF;

Currículo Lattes ou Currículo Vitae com documentação comprobatória;

Diploma de Graduação, em acordo com o item 2.1, alínea b, deste Edital e comprovante de conclusão de Curso de Especialização ou dos créditos necessários para a apresentação da dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado, em acordo com o item 2.1, alínea c, deste Edital.

3.4. O período de solicitação de inscrições está definido no Anexo II deste Edital.

3.4.1. Caso não haja solicitações de inscrições no período definido no Anexo II, ou no caso de todas as inscrições serem indeferidas, o prazo de solicitação de inscrições será automaticamente reaberto, por igual período, em até cinco dias úteis após o término do período de inscrições, no primeiro caso, ou após a conclusão do trabalho de análise das inscrições, no segundo caso.

3.5. O deferimento das solicitações de inscrições será feito pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor da vaga, mediante exame preliminar dos currículos documentados, tendo por base a pertinência do(s) título(s) do candidato em relação à área/setor do processo seletivo.

3.5.1. No caso de indeferimento do pedido de inscrição, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao Diretor da Unidade ou ao responsável pela Instância equivalente ao qual está subordinado o respectivo Departamento ou Instância responsável pela área/setor, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação dos resultados no endereço eletrônico utilizado para inscrição.

3.5.2. Caberá à congregação da Unidade ou Instância equivalente o julgamento dos recursos.

3.6. É vedada a inscrição condicional.

3.7. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização da prova deverá, no ato da inscrição, relacionar suas necessidades para o dia da prova, sendo vedadas alterações, salvo nos casos de força maior nos termos da Lei e aqueles de interesse da Administração Pública.

3.7.1. O candidato portador de deficiência visual importante deverá indicar sua condição, informando no Requerimento de Inscrição a necessidade de realizar a prova com o auxílio de um Ledor, que será disponibilizado pela unidade ou instituição responsável pela realização do processo seletivo, não podendo a UFRJ ser posteriormente responsabilizada pelo candidato, sob qualquer alegação, por eventuais erros de qualquer ordem.

3.7.2. O candidato que necessitar de tempo adicional para realizar a prova deverá indicar sua condição, informando sua necessidade no Requerimento de Inscrição. Neste caso, o candidato deverá apresentar laudo médico informando de quanto tempo adicional necessitaria para a realização da prova, conforme o que prevê o Artigo 40, § 2º do Decreto Federal nº 3.298/1999.

3.7.2.1. O laudo de que trata o subitem anterior deverá ser encaminhado à unidade ou instituição responsável pela realização do processo seletivo.

3.7.2.2. O encaminhamento do laudo médico deverá ser por e-mail em formato PDF sendo de responsabilidade exclusiva do candidato guardar cópia do mesmo caso a UFRJ necessite da apresentação deste.

3.7.2.3. No caso da solicitação de que trata o subitem 3.7.2 ser atendida, o candidato será informado de quanto tempo ele terá para a realização da prova, adicionalmente ao tempo inicialmente divulgado para a sua duração.

4. DA REMUNERAÇÃO.

4.1. A remuneração do professor substituto será composta do vencimento básico, nível I (um), da classe de Professor Auxiliar acrescido de Retribuição por Titulação.

4.1.1. Para receber a Retribuição por Titulação, o candidato deverá apresentar o diploma ou a declaração de obtenção do grau de Aperfeiçoamento, Especialização, Mestre ou Doutor expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada ou por universidade estrangeira desde que reconhecido ou revalidado.

Regime

de Trabalho

Vencimento Básico

(R$)

RT - Retribuição por Titulação (R$)

Remuneração Total (R$

Especialização

Mestrado

Doutorado

Especialização

Mestrado

Doutorado

20 h

2.236,32

223,63

559,08

1.285,89

2.459,95

2.795,40

3.522,21

40 h

3.130,85

469,63

1,174,07

2.700,36

3.600,48

4.304,92

5.831,21

5. DA SELEÇÃO

5.1. O processo seletivo será conduzido por comissão julgadora constituída pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor do processo, composta de 03 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) pertencentes à Unidade, ficando facultado à Unidade a composição da banca com a participação de um membro externo à Unidade ou instância equivalente, preferencialmente portadores de título de doutor ou equivalente.

5.2. O processo seletivo será realizado em duas fases.

5.2.1. Em caráter excepcional, em virtude da crise sanitária decorrente da pandemia da COVID-19, as etapas avaliativas do processo seletivo simplificado poderão ser realizadas de modo remoto, sendo atribuição do Colegiado do Departamento ou instância equivalente providenciar, em caráter obrigatório, plataforma, link e gravação de todas as etapas.

5.2.2 A primeira fase será constituída por análise dos currículos, sendo eliminatória. Os critérios de pontuação serão definidos pela Comissão Julgadora e informados aos candidatos.

5.2.3. Na segunda fase serão aplicadas a prova escrita, em caráter eliminatório, e pelo menos 1 (uma) das duas provas relacionadas a seguir, também em caráter eliminatório:

a) prova didática;

b) prova prática.

5.3. No ato da inscrição o candidato deve tomar ciência das provas que serão realizadas e dos seus respectivos programas.

5.4. A análise dos currículos e as provas que venham a ser realizadas seguirão as diretrizes apresentadas na Resolução CEG 11/2020, publicada na página www.pr1.ufrj.br.

5.5. Às provas realizadas na segunda etapa serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerando- se aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 07 (sete).

5.5.1. Considera-se automaticamente reprovado, o candidato que obtiver nota inferior a 06 (seis), em quaisquer das provas.

5.6. Os candidatos aprovados serão classificados por média ponderada das notas das provas, expressa com uma casa decimal, de acordo com o critério estabelecido pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor da Vaga.

5.7. Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.

6. DOS PEDIDOS DE VISTAS DE PROVAS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

6.1. Será permitido ao candidato solicitar vista de prova e interpor recurso sem efeito suspensivo contra o resultado das provas, de acordo com o cronograma a ser definido por cada Unidade, ou Instância equivalente. O prazo para interposição de recursos é de 24h após a divulgação do resultado e deve ser feito na Unidade responsável pelo processo seletivo.

6.2. Não será aceito recurso ou pedido de vista apresentado fora do prazo ou de forma diferente da estipulada neste Edital.

6.3. A decisão final da Banca Examinadora sobre os recursos será soberana e definitiva, não existindo, desta forma, recurso contra resultado de recurso.

7. DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO E DA CONTRATAÇÃO

7.1. A Comissão Julgadora encaminhará ao Chefe do Departamento ou Instância equivalente a ata do processo seletivo, relacionando os candidatos aprovados pela ordem de classificação. O Diretor da Unidade ou Instância equivalente fará publicar portaria no Diário Oficial da União com o resultado do processo seletivo.

7.1.1. Além da publicação no Diário Oficial da União, o resultado final do processo seletivo também será divulgado pela Secretaria da Unidade ou Instância equivalente responsável pelo processo seletivo.

7.2. O provimento das vagas obedecerá ao número de vagas definido no Anexo I deste Edital, à ordem de classificação e às normas legais pertinentes e às regras deste Edital.

7.3. O candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas será convocado para enviar a documentação prevista nos subitens 3.2 e 3.3 do presente edital e assinar o contrato, obedecida a estrita ordem de classificação.

7.3.1. O período de contratação será de até um ano, na forma do Inciso II do Art. 4º da Lei Federal no8.745, de 09 de dezembro de 1993, admitida a possibilidade de uma prorrogação por igual período, de acordo com o inciso I do parágrafo único do Art. 4º Lei Federal no 8.745, desde que o prazo total não exceda vinte e quatro meses.

7.3.2. O contrato entrará em vigor na data da sua assinatura.

7.3.3. A extinção do contrato dar-se-á, sem direito a indenizações, pelo término do prazo contratual, por iniciativa da Unidade contratante, ou por iniciativa do contratado, comunicada com antecedência mínima de trinta dias.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no Diário Oficial da União.

8.2. Não serão fornecidos atestados, cópia de documentos, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos reprovados.

8.3 A aprovação e classificação final no Processo Seletivo Simplificado não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de ser nele contratado segundo a ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada à oportunidade e conveniência da Administração Pública que se reserva o direito de proceder às contratações em número que atenda ao seu interesse e às suas necessidades.

8.3.1 Os candidatos classificados em posições excedentes às vagas ofertadas poderão ser contratados em função da disponibilidade de vagas durante o prazo de validade do Processo Seletivo.

8.4 O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União até a data prevista para início das atividades do professor substituto, em caráter improrrogável.

8.5. Todas as informações relativas a este Processo Seletivo Simplificado, após a publicação do resultado final, poderão ser obtidas junto à Secretaria da Unidade ou Instância equivalente responsável pelo processo seletivo.

8.6. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares, avisos e convocações relativos a este Processo Seletivo Simplificado que vierem a ser publicados pela UFRJ.

8.7. Os casos omissos serão resolvidos pela Câmara de Corpo Docente do Conselho de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.8 Para dirimir todas as questões oriundas do presente processo seletivo simplificado, é competente o Foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro.

Denise Pires

Reitora

Anexo I:

Quadro de Vagas/Jornada de Trabalho/Prazo de Contratação.

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Administração / Métodos Quantitativos

02 (duas)

Faculdade Nacional de Direito

Direito Social e Econômico / Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

02 (duas)

Faculdade Nacional de Direito

Direito Social e Econômico / Direito Comercial

01 (uma)

Faculdade Nacional de Direito

Direito Social e Econômico / Trabalho e Seguridade Social

01 (uma)

Faculdade Nacional de Direito

Teoria do Direito / Teoria do Direito

03 (três)

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022.

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Instituto de Física

Departamento de Física Matemática / Física Geral

04 (quatro)

Instituto de Física

Departamento de Física dos Sólidos / Física Geral

02 (duas)

Instituto de Física

Departamento de Física Nuclear / Física Geral

02 (duas)

Instituto de Física

Departamento de Física Teórica / Física Geral

01 (uma)

Instituto de Geociências

Geografia / Cartografia e Geoinformação

02 (duas)

Instituto de Matemática

Ciência da Computação / Desenvolvimento de Software

01 (uma)

Instituto de Matemática

Ciência da Computação / Programação de Computadores

04 (quatro)

Instituto de Matemática

Matemática / Cálculo

02 (duas)

Instituto de Matemática

Matemática Aplicada / Matemática

02 (duas)

Instituto de Química

Físico-Química / Físico-Química

01 (uma)

Instituto de Química

Química Inorgânica / Química Geral

02 (duas)

Observatório do Valongo

Astronomia / Astronomia Geral

01 (uma)

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022 (Exceto Faculdade de Medicina)

Prazo de Contratação (Para a Faculdade de Medicina): Até 26/03/2022

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Escola de Educação Física

e Desportos

Ginástica / Educação Física Escolar

01 (uma)

Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermagem Fundamental / Enfermagem Fundamental

05 (cinco)

Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermagem Materno-Infantil / Enfermagem Materno-Infantil

01 (uma)

Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermagem Materno-Infantil / Enfermagem Obstétrica

01 (uma)

Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermagem Materno-Infantil / Enfermagem Pediátrica

01 (uma)

Escola de Enfermagem Anna Nery

Metodologia da Enfermagem / Metodologia da Enfermagem: educação, gestão e exercício profissional

01 (uma)

Faculdade de Farmácia

Análises Clínicas e Toxicológicas / Bioquímica Clínica

01 (uma)

Faculdade de Farmácia

Fármacos e Medicamentos / Assistência e Atenção Farmacêutica

01 (uma)

Faculdade de Farmácia

Fármacos e Medicamentos / Farmacotécnica e Estágios Supervisionados em Farmácia Comunitária e com Manipulação Alopática

01 (uma)

Faculdade de Farmácia

Fármacos e Medicamentos / Farmacotécnica Homeopática e Estágio Farmacotécnica Homeopática

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Fonoaudiologia / Audiologia

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Fonoaudiologia / Fonoaudiologia Geral

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Fonoaudiologia / Motricidade Orofacial Hospitalar - Atuação em Maternidade e HU

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Otorrino-Oftalmologia / Oftalmologia-uveites

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Psiquiatria e Medicina Legal / Medicina Legal

01 (uma)

Faculdade de Medicina

Psiquiatria e Medicina Legal / Psiquiatria

01 (uma)

Instituto de Biologia

Genética / Genética Geral

02 (duas)

Instituto de Biologia

Genética / Biologia Celular

01 (uma)

Instituto de Ciências Biomédicas

Anatomia / Anatomia

01 (uma)

Instituto de Ciências Biomédicas

Farmacologia / Farmacologia

01 (uma)

Instituto de Ciências Biomédicas

Histologia / Histologia

01 (uma)

Instituto de Ciências Biomédicas

Histologia / Matemática

01 (uma)

Instituto de Microbiologia Paulo de Goes

Virologia / Virologia básica

03 (três)

Instituto de Nutrição Josué de Castro

Nutrição e Dietética / Administração de Serviços de Alimentação

01 (uma)

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022.

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Escola de Comunicação

Expressão e Linguagens / Jornalismo Audiovisual

01 (uma)

Escola de Comunicação

Expressão e Linguagens / Reportagem e Redação Jornalística

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Comunicação e Sociedade com ênfase em economia para comunicação

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Tecnologias e Linguagens com ênfase em computação gráfica e criação em audiovisual

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Marketing com ênfase em marketing e gestão para comunicação

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Marketing com ênfase em planejamento publicitário e estudos de consumo

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Comunicação e Sociedade com ênfase em política e cultura digital

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Teatro com ênfase em linguagem cênica

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Sistemas e Tecnologias da Comunicação com ênfase em comunicação e realidade brasileira e relações étnico raciais

01 (uma)

Escola de Comunicação

Métodos e Áreas Conexas / Metodologia Científica em Comunicação e Cultura com ênfase em projetos experimentais

01 (uma)

Escola de Serviço Social

Métodos e Técnicas do Serviço Social / Trabalho e relações de Gênero, Raça e Classe

01 (uma)

Escola de Serviço Social

Política Social e Serviço Social Aplicado / Seguridade Social e gestão das políticas sociais

02 (duas)

Faculdade de Educação

Didática / Educação e Comunicação II-Libras

02 (duas)

Faculdade de Educação

Didática / Didática e Prática de Português-Literaturas

01 (uma)

Faculdade de Educação

Didática / Didática e Prática de Portugês - Alemão

01 (uma)

Faculdade de Educação

Didática / Didática

01 (uma)

Faculdade de Educação

Didática / Currículo

01 (uma)

Faculdade de Educação

Fundamentos da Educação / Filosofia da educação

01 (uma)

Instituto de Filosofia e

Ciências Sociais

Filosofia / História da Filosofia

02 (duas)

Instituto de Filosofia e

Ciências Sociais

Sociologia / Teoria Sociológica

05 (cinco)

Instituto de História

História / História Antiga

01 (uma)

Instituto de História

História / História da América

01 (uma)

Instituto de História

História / História Medieval

01 (uma)

Instituto de História

História / História Moderna

01 (uma)

Instituto de História

História / Teoria e Metodologia da História

01 (uma)

Instituto de Psicologia

Psicologia Clínica / Cognitivo Comportamental

01 (uma)

Instituto de Psicologia

Psicologia Clínica / Fenomenológica Existencial

01 (uma)

Instituto de Psicologia

Psicologia Geral e Experimental / Psicologia e Cognição

01 (uma)

Centro de Letras e Artes (CLA)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022.

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Escola de Belas Artes

Arte e Preservação / Conservação e Restauração de Arte Contemporânea

01 (uma)

Escola de Belas Artes

Artes Teatrais / Adereços (de cenografia e de figurinos), caracterização teatral e estudos da cena.

01 (uma)

Escola de Belas Artes

Técnicas de Representação / Desenho Geométrico Básico e Sistemas Geométricos de Representação

02 (duas)

Escola de Música

Instrumentos de Sopro e de Percussão / Trombone

01 (uma)

Escola de Música

Musicologia e Educação Musical / Metodologia do Ensino e Pesquisa em Música

01 (uma)

Escola de Música

Musicologia e Educação Musical / Percepção Musical

01 (uma)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

Análise e Representação da Forma / Setor de Expressão Gráfica

02 (duas)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

História e Teoria / História da Arquitetura

01 (uma)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

Projeto de Arquitetura / Projeto de Arquitetura

02 (duas)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

Tecnologia da Construção / Tecnologia da Construção

02 (duas)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

Tecnologia da Construção / Tecnologia do Meio Ambiente

02 (duas)

Faculdade de Arquitetura e

Urbanismo

Urbanismo e Meio Ambiente / Projeto Urbano

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Vernáculas / Língua Portuguesa

05 (cinco)

Faculdade de Letras

Letras Vernáculas / Literatura Brasileira

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Vernáculas / Literatura Portuguesa

02 (duas)

Faculdade de Letras

Letras Vernáculas / Literaturas Africanas

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Orientais e Eslavas / Árabe

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Orientais e Eslavas / Hebraico

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Orientais e Eslavas / Japonês

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Anglo-Germânicas / Inglês

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Anglo-Germânicas / Alemão

02 (duas)

Faculdade de Letras

Linguística e Filologia / Filologia

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras Neolatinas / Espanhol

03 (três)

Faculdade de Letras

Letras Neolatinas / Francês

01 (uma)

Faculdade de Letras

Ciência da Literatura / Teoria Literária

01 (uma)

Faculdade de Letras

Letras-Libras / Libras

01 (uma)

Centro de Tecnologia (CT)

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2022 .

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Escola Politécnica

Eletrônica e de Computação (DEL) / Sistemas Digitais

02 (duas)

Escola Politécnica

Estruturas (DES) / Mecânica dos Sólidos

02 (duas)

Escola Politécnica

Engenharia Industrial (DEI) / Gerência de Produção

01 (uma)

Escola Politécnica

Engenharia Industrial (DEI) / Engenharia Econômica

02 (duas)

Escola Politécnica

Engenharia Elétrica (DEE) / Ensino em Engenharia Elétrica

02 (duas)

Escola de Química

Engenharia Química / Modelagem, Controle de Processos e Instrumentação e práticas de Laboratório de Engenharia Química

01 (uma)

Escola de Química

Engenharia Química / Engenharia de Processos e Cálculo de Processos

01 (uma)

Escola de Química

Engenharia Química / Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias

01 (uma)

Campus Duque de Caxias

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2021.

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Campus Duque de Caxias

Inovação e Biosseguranca para

Biotecnologia, Biofísica e Nanotecnologia

01 (uma)

Campus Macaé

Jornada de Trabalho: 20h

Prazo de Contratação: Até 12/03/2021.

Unidade

Departamento/Setor ou Área

Vagas

Campus Macaé

Enfermagem e Obstetrícia / Fundamentos do Cuidado de Enfermagem

01 (uma)

Campus Macaé

Enfermagem e Obstetrícia / Saúde Coletiva

01 (uma)

Campus Macaé

Engenharia (Núcleo Comum) / Computação

01 (uma)

Campus Macaé

Engenharia (Núcleo Comum) / Estatística

01 (uma)

Campus Macaé

Medicina / Clínica Médica

05 (cinco)

Campus Macaé

Medicina / Oftalmologia

01 (uma)

Campus Macaé

Medicina / Cirurgia Geral

01 (uma)

Campus Macaé

Medicina / Pediatria

02 (duas)

Campus Macaé

Medicina / Saúde Coletiva

01 (uma)

Campus Macaé

Nutrição / Curso de Nutrição (UFRJ Macaé), Núcleo de Dietética, Área: Nutrição Materno Infantil

01 (uma)

Anexo II

Formas de Inscrição: observar os detalhes do departamento de interesse no quadro abaixo

Datas: de 31/05 a 02/06/2021 (EXCETO para os departamentos: Geografia-IGEO, História e Teoria - FAU, Medicina Campus Macaé)

Datas para os departamentos de Geografia e para o departamento de História e Teoria: de 28/05 a 01/06/2021.

Datas para o Curso de Medicina Campus Macaé: de 31/05 a 04/06/2021

Unidade

Formas de Inscrição

Telefone

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Departamento de Administração

E-mail para inscrições:concurso.adm@facc.ufrj.br

___

Faculdade Nacional de Direito

Secretaria dos Departamentos

Inscrição: site da FND: https://direito.ufrj.br/concursos/professorsubstituto

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Instituto de Física

Departamentos de Física Matemática, Física dos Sólidos, Física Nuclear e Física Teórica

E-mail para inscrições: diretoria@if.ufrj.br

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Instituto de Geociências

Departamento de Geografia

E-mail para inscrições: substituto.geo@igeo.ufrj.br

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Instituto de Matemática

Departamento de Ciência da Computação

E-mail para inscrições: gabinetedirecao@im.ufrj.br

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Instituto de Matemática

Departamento de Matemática

E-mail para inscrições: gabinetedirecao@im.ufrj.br

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Instituto de Matemática

Departamento de Matemática Aplicada

E-mail para inscrições: chefedma@matematica.ufrj.br

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Instituto de Química

Departamento de Físico-Química

E-mail para inscrições: dfq@iq.ufrj.br

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Instituto de Química

Departamento de Química Inorgânica

E-mail para inscrições: eliane@iq.ufrj.br (com cópia para dqi@iq.ufrj.br)

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Observatório do Valongo

Departamento de Astronomia

E-mail para inscrições: jorge@astro.ifrj.br ; plopes@astro.ufrj.br

Escola de Educação

Física e Desportos

Departamento de Ginástica

E-mail para inscrições: concursoefescolarufrj@gmail.com

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Escola de Enfermagem Anna Nery

Departamento de Enfermagem Fundamental

E-mail para inscrições:

def.eeanprocessoseletivo2021@gmail.com

3938-0941

Escola de Enfermagem Anna Nery

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil

Email para contato: concursosdemi@gmail.com

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Escola de Enfermagem Anna Nery

Departamento de Metodologia da Enfermagem

E-mail para inscrições: dme.eean@gmail.com

3938-0941

Faculdade de Farmácia

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

E-mails para inscrições: dact@pharma.ufrj.br com cópia para chefiadact@gmail.com

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Faculdade de Farmácia

Departamento de Fármacos e Medicamentos

E-mail para inscrição: substituto.defarmed.2021@gmail.com

Assunto do e-mail: "Assunto do e-mail: "Inscrição substituto DACT 2021 - Setor (nome do setor)"

Horário de Inscrição: até às 17h do último dia de inscrição

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Faculdade de Medicina

Departamento de Fonoaudiologia

E-mail para inscrições: depfonoufrj@gmail.com

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Faculdade de Medicina

Departamento Otorrino-Oftalmologia

E-mail para inscrições: clinicah2oftalmologia@gmail.com

3938-2285

Faculdade de Medicina

Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal

E-mail para inscrições: deppsiquiatriaml@ipub.ufrj.br

3938-0500

Ramal: 233

Instituto de Biologia

Departamento de Genética

Enviar a documentação exigida, digitalizada para: analugiannini@gmail.com C/C para claudiaamrusso@gmail.com

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Instituto de Ciências Biomédicas

Departamento de Anatomia

E-mail para inscrições: prof.substituto.anatomia.ufrj@gmail.com

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Instituto de Ciências Biomédicas

Departamento de Farmacologia

E-mail para inscrições:

inscricoesfarmacologia@gmail.com

As inscrições encerram-se às 17:00 de 02/06

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Instituto de Ciências Biomédicas

Departamento de Histologia - Setor de Histologia

E-mail para inscrições: pgh.professorsubstituto@gmail.com

E-mail para contato: pgh.professorsubstituto@gmail.com

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Instituto de Ciências Biomédicas

Departamento de Histologia - Setor Matemática

Setor Matemática - e-mail: concursomatematicapgh@gmail.com

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Instituto de Microbiologia Paulo de Goes

Departamento de Virologia

E-mail para inscrições: ramon@micro.ufrj.br

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Instituto de Nutrição Josué de Castro

Departamento de Nutrição e Dietética

Site para inscrições: www.injc.ufrj.br

Início das inscrições: 08:00 de 31/05

Encerramento das inscrições: 17:00 de 02/06

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Escola de Comunicação

Departamento de Expressão e Linguagens

E-mail para inscrições: departamentos@eco.ufrj.br

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Escola de Comunicação

Departamento de Métodos e Áreas Conexas

E-mail para inscrições: departamentos@eco.ufrj.br

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Escola de Serviço Social

Departamento de Métodos e Técnicas do Serviço Social

E-mail para inscrições:

departamentodemetodos.ess@gmail.com

Link para informações:

http://ess.ufrj.br/index.php/professor-substituto

01 (uma)

Escola de Serviço Social

Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado

E-mail para inscrições: substitutodpsss@gmail.com

Para informações gerais sobre a seleção, acessar o site da Escola de Serviço Social: http://ess.ufrj.br/

02 (duas)

Faculdade de Educação

Departamento de Didática

E-mail para inscrições: substituto.edd.ufrj@gmail.com (Assunto do e-mail: colocar o termo "inscrição" + nome do setor ao qual se deseja concorrer. Exemplo: "inscrição Educação e Comunicação Libras")

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Faculdade de Educação

Departamento de Fundamentos da Educação

E-mail para inscrições: dfundamentosdaeducacao@gmail.com

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Instituto de Filosofia e

Ciências Sociais

Departamento de Filosofia

As inscrições deverão ser efetuadas somente por preenchimento do formulário eletrônico no site https://ifcs.ufrj.br/index.php/concursos/filosofia. No caso de problemas no acesso ao sistema, o candidato deverá encaminhar e-mail para o endereço: filosofia@ifcs.ufrj.br informando qual a dificuldade.

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Instituto de Filosofia e

Ciências Sociais

Departamento de Sociologia

As inscrições deverão ser efetuadas somente por preenchimento do formulário eletrônico no site www.sociologiaufrj.com.br. No caso de problemas no acesso ao sistema, o candidato deverá encaminhar e-mail para o endereço: depsociologiaifcs@gmail.com informando qual a dificuldade.

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Instituto de História

Gabinete da Direção do Instituto de História

Inscrição: site do Instituto de História: https://historia.ufrj.br/

E-mail para contato: História Antiga: concursoantiga@gmail.com; História da América: concursoamerica@gmail.com; História Medieval: concursomedieval@gmail.com; História Moderna: concursomoderna@gmail.com; Teoria e Metodologia da História: concursoteoria@gmail.com

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Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Clínica - Setor Cognitivo Comportamental

E-mail para inscrições: comportamental.depclinica.ip@gmail.com

Contato: profsubstituto.depclinica.2021@gmail.com

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Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Clínica - Setor Fenomenológica Existencial

E-mail para inscrições: existencial.depclinica.ip@gmail.com

Contato: profsubstituto.depclinica.2021@gmail.com

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Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Geral e Experimental

E-mail para inscrições: processo.seletivo.dpge.ip.ufrj@gmail.com

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Escola de Belas Artes

Departamento de Arte e Preservação

E-mail para inscrições: inscricaosubstitutobap@eba.ufrj.br

Escola de Belas Artes

Departamento de Artes Teatrais

E-mail para inscrições: bat@eba.ufrj.br

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Escola de Belas Artes

Departamento de Técnicas de Representação

E-mail para inscrições: secretaria_bar@eba.ufrj.br

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Escola de Música

Departamento de Instrumentos de Sopro e de Percussão

E-mail para inscrições: departamento06@musica.ufrj.br

Escola de Música

Departamento de Musicologia e Educação Musical

E-mail para inscrições: musicologia.educacaomusical@musica.ufrj.br

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Faculdade de

Arquitetura

Departamento de Análise e Representação da Forma (DARF)

E-mail para inscrições: darf@fau.ufrj.br

Assunto do e-mail: [inscrição] Nome do Candidato

As inscrições serão encerradas às 20:00 do dia 02/06/2021

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Faculdade de

Arquitetura

Departamento de História e Teoria (DHT)

E-mail para inscrições: dht@fau.ufrj.br

As inscrições serão encerradas às 12:00 do dia 01/06/2021.

Faculdade de

Arquitetura

Departamento de Projeto de Arquitetura (DPA)

E-mail para inscrições: dpa@fau.ufrj.br

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Faculdade de

Arquitetura

Departamento de Tecnologia da Construção (DTC)

E-mail para inscrições: dtc@fau.ufrj.br

As inscrições serão encerradas às 17:00 do dia 02/06/2021.

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Faculdade de

Arquitetura

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente (DPUR)

E-mail para inscrições: dpur@fau.ufrj.br

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Vernáculas / Língua Portuguesa

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.linguaportuguesa@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Vernáculas / Literatura Brasileira

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.literaturabrasileira@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Vernáculas / Literatura Portuguesa

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.literaturaportuguesa@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Vernáculas / Literaturas Africanas

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.literaturasafricanas@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Orientais e Eslavas / Árabe

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.orientaiseeslavas@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Orientais e Eslavas / Hebraico

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.orientaiseeslavas@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Orientais e Eslavas / Japonês

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.orientaiseeslavas@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Anglo-Germânicas / Inglês

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.ingles@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Anglo-Germânicas / Alemão

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.alemao@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Linguística e Filologia / Filologia

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.filologia@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Neolatinas / Espanhol

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.espanhol@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras Neolatinas / Francês

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.frances@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Ciência da Literatura / Teoria Literária

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.teorialiteraria@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Faculdade de Letras

Departamento de Letras-Libras / Libras

Inscrições: preencher formulário de inscrição no site http://www.portal.letras.ufrj.br/ e enviar a documentação para: selecao.libras@letras.ufrj.br

Inscrições serão encerradas às 15:00 horas do dia 02/06/2021

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Escola Politécnica

Setor de Atividades Gerenciais da Escola Politécnica

Email para inscrições: professorsubstituto2021@poli.ufrj.br

Assunto do e-mail: "Inscrição substituto - Edital 417/2021 - Setor (nome do setor)

Escola de Química

Departamento de Engenharia Química

E-mail para inscrições: chefiadeq@eq.ufrj.br

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Campus Duque de Caxias

Direção do Campus Duque de Caxias

E-mail para inscrições: substituto2021@xerem.ufrj.br

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Campus Macaé

Recursos Humanos - Campus Macaé

E-mail para inscrições: rh@macae.ufrj.br

Enviar toda documentação em arquivo digital único, em Formato PDF (tamanho máximo 20MB)

Assunto do e-mail: "Inscrição substituto - Edital 417/2021 - Setor (nome do setor)"

As inscrições serão encerradas às 15:00 horas do último dia de inscrições (02/06), exceto para o Curso de Medicina, que se encerrará às 15:00 de 04/06.

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(**)Em caso de empate de médias, a Banca deverá indicar em ata a classificação final por critério de idade, de acordo com o Edital.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

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