Notícias da Imprensa Nacional

MUSEU

Museu da Imprensa reabre de 9 às 15h e inaugura novo equipamento

Publicado: 01/12/2020 15:23:00
Localizado na entrada do museu, recurso permite experiência única aos visitantes

Localizado na entrada do museu, recurso permite experiência única aos visitantes

Totem digital oferece visita virtual por meio de arquivos de som e imagem. Visitação será realizada em obediência a protocolos de segurança sanitária contra Covid-19
 

O Museu da Imprensa, o oitavo maior do gênero no mundo, com mais de 600 peças, reabre ao público nesta terça-feira, 1º de dezembro, depois de ter fechado suas portas, em 16 de março, em decorrência das medidas de isolamento social impostas pelo Governo do Distrito Federal, para minimizar a contaminação por Covid-19. A decisão incorpora todas as precauções previstas nos protocolos de segurança sanitária, tais como horário reduzido de visitação (9 às 15h), medição de temperatura, oferecimento de álcool em gel, exigência do uso de máscara e disponibilização de copos descartáveis. Além disso, a visita de turmas de estudantes continua suspensa, já que os grupos estão limitados a cinco pessoas de cada vez.

Nesta nova fase, o Museu apresenta uma novidade que, ao mesmo tempo, contribui para eficácia das medidas de segurança e amplia a experiência de visitação: um totem digital sensível ao toque encontra-se à disposição dos visitantes. Ele dá acesso às informações constantes da nova página do Museu, tais como a história do Museu da Imprensa; as fotos das peças do acervo, acompanhadas de textos explicativos; vídeos dos equipamentos gráficos; visita virtual; e informações sobre o Concurso de redação e desenho do Museu da IN.

Rubens Cavalcante Júnior, responsável pelo Museu, explica que o equipamento permite que os visitantes tenham uma experiência sensorial ampliada comparável somente ao tempo em que era possível realizar visitas noturnas para acompanhar a impressão do Diário Oficial.

"Futuramente, serão instalados fones de ouvido para que a audição dos ruídos produzidos pelas antigas máquinas impressoras seja mais fiel. Hoje, porém, isso é inviável em razão do risco de contaminação", explica.

A base do totem foi executada a partir da reutilização de um tambor com capacidade para 200 litros de tinta, usada para impressão na rotativa. A Associação dos Amigos do Museu da Imprensa (AMI) patrocinou a impressão da arte que foi elaborada pela equipe do Núcleo de Relacionamento e Gestão de Negócios (Nuren). O adesivamento foi custeado pela Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin).

No dia 23 de novembro, o novo equipamento foi apresentado ao Secretário-Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Antonio Carlos Paiva Futuro, que visitou a IN para uma reunião com o Diretor-Geral, Ariosto Antunes Culau. Na oportunidade, ele conheceu, também, a nova página Web do Museu da Imprensa e a Biblioteca Digital da IN, que brevemente serão lançadas ao público.