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Diário Oficial da União

Publicado em: 28/01/2020 | Edição: 19 | Seção: 3 | Página: 68

Órgão: Ministério da Educação/Fundação Universidade do Amazonas

EDITAL DE OPORTUNIDADES Nº 4/2020

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, considerando a Portaria MP Nº 193, de 3 de julho de 2018, torna público o presente edital.

1. OBJETIVO

Compor a força de trabalho da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) através da movimentação de pessoal, em conformidade com a Portaria nº 193 de 03 de julho de 2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

2. SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

A Universidade Federal do Amazonas é uma instituição pública de ensino superior, fundada em 17 de janeiro de 1909, que ao longo dos seus anos tem contribuído para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia.

A organização possui 6 campi. A sede está localizada na cidade de Manaus e ocupa uma área de 6,7 milhões de metros quadrados, sendo considerado o terceiro maior fragmento florestal em área urbana do mundo e o primeiro do Brasil. Os demais campi estão distribuídos estrategicamente no interior do estado, nas cidades de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá, Parintins.

A UFAM possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, compondo o seleto grupo de 438 instituições brasileiras (dentre 2.052) a alcançar esta nota, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em seu quadro, há na UFAM cerca de 25.500 alunos distribuídos em 78 cursos de graduação na capital e 35 no interior. Além dos cursos de graduação, também são oferecidos 36 cursos de mestrado e 16 de doutorado.

A força de trabalho da universidade é composta por 3.500 trabalhadores, sendo 1.824 docentes e 1.676 servidores técnico-administrativos.

2.1 Missão:

Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia.

2.2 Visão:

- Reconhecimento pela excelência alcançada no ensino público, na produção científica e na contribuição para o desenvolvimento social;

- Servidores capacitados, valorizados e comprometidos com a Missão;

- Infraestrutura adequada para a missão;

- Gerenciamento eficaz apoiado por informação dos processos administrativos, acadêmicos e técnicos.

3. DAS VANTAGENS DE SE TRABALHAR NA UFAM

3.1. Ambiente acadêmico propício ao desenvolvimento técnico-profissional;

3.2. Atuar em diversas áreas do conhecimento e atividades inter-relacionadas com órgãos do Poder Público;

3.3. Projeto arquitetônico concebido de modo a se integrar à floresta do campus, onde podem ser encontradas diversas espécies de animais e plantas da região;

3.4. Instituição que valoriza as pessoas e promove ações de saúde e qualidade de vida para sua comunidade;

3.5. Programa de capacitação estruturado e disponível para todo o seu corpo de trabalhadores;

3.6. Oportunidade de qualificação através de seus programas lato e stricto sensu.

4. DOS REQUISITOS GERAIS

4.1. Carga horária: 40 horas semanais ou conforme as atribuições pertinentes aos respectivos cargos.

4.2. O candidato a ser movimentado para composição da força de trabalho não poderá estar em estágio probatório. Também não poderá estar respondendo processo administrativo disciplinar.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. Período de inscrição: 30 de janeiro de 2020 a 01 de março de 2020.

5.2. O formulário de inscrição deverá ser preenchido somente via internet, por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/2NCiZQZ

5.2.1 No momento do preenchimento do formulário, os candidatos deverão submeter o currículo e a carta de interesse no formato PDF.

5.3. Não é necessária prévia autorização da chefia ou do órgão para participar do processo seletivo.

5.4. O processo seletivo será realizado de acordo com as seguintes etapas:

Quadro I - Etapas do processo seletivo

Atividades

Data provável

Publicação do edital

27/01/2020

Período de inscrições

30/01 até 01/03/2020

Homologação das inscrições

06/03/2020

Avaliação dos currículos e cartas de interesse

09 a 13/03/2020

Convocação para aplicação dos testes profissiográficos

16/03/2020

Aplicação de teste profissiográfico

18 a 31/03/2020

Convocação para entrevistas com os candidatos

01/04/2020

Entrevista individual com os candidatos

06/04 a 15/05/2020

Publicação do resultado final

25/05/2020

5.4.1 Qualquer alteração no cronograma será divulgada por meio de publicação no site da Progesp.

5.5. Os currículos deverão estar atualizados e contemplar informações pertinentes à trajetória profissional e acadêmica do candidato.

5.5.1 Os servidores de órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) deverão utilizar o currículo do Sigepe Banco de Talentos, conforme legislação do MPDG. O candidato deverá realizar o download do currículo e anexá-lo no formulário de inscrição.

5.5.2 Os empregados públicos e servidores das esferas estadual e municipal poderão utilizar o módulo de requerimento do Sigepe para cadastrarem-se no Sigepe Banco de Talentos ou, caso prefiram, poderão redigir seu currículo em outra ferramenta.

5.6. A carta de interesse (ver Anexo I) deve contemplar as razões pelas quais gostaria de trabalhar na área e quais habilidades suas se destacam para contribuir com o trabalho da vaga indicada.

6. DAS VAGAS

6.1. Os cargos ofertados poderão ser preenchidos por cargos afins, desde que preenchidos os requisitos necessários.

6.2. Os candidatos selecionados terão exercício em um dos seis campi da universidade (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins).

Quadro II - Resumo descritivo das vagas para provimento.

Cargo

Escolaridade

Unidade de Lotação

Vagas

Analista de Tec. da Informação

Nível Superior

Manaus

03

Arquiteto

Nível Superior

Benjamin Constant e Humaitá

02

Assistente em Administração

Nível Médio

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

20

Assistente Social

Nível Superior

Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

06

Auditor

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Parintins

04

Contador

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Designer

Nível Superior

Manaus

02

Engenheiro Civil

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Engenheiro Elétrico

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Engenheiro Mecânico

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Nível Superior

Manaus

01

Fisioterapeuta

Nível Superior

Manaus

01

Jornalista

Nível Superior

Manaus

02

Médico Psiquiatra

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

06

Nutricionista

Nível Superior

Manaus

02

Pedagogo

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Psicólogo

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

06

Revisor de texto

Nível Superior

Manaus

02

Secretário

Nível Médio

Manaus

15

Técnico Audiovisual

Nível Médio

Manaus

05

Técnico em Contabilidade

Nível médio profissionalizante / técnico

Manaus

04

Técnico em Informática

Nível médio profissionalizante / técnico

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

10

Técnico em Patologia / Análises Clínicas

Nível médio profissionalizante / técnico

Manaus

03

Técnico em Segurança do Trabalho

Nível médio profissionalizante / técnico

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins

05

Técnico em Veterinária

Nível médio profissionalizante / técnico

Manaus

CR

Tradutor Intérprete de Libras

Nível Superior

Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins

12

Total de vagas

136

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Os candidatos participantes do processo seletivo que forem homologados serão informados sobre as etapas seguintes através de e-mail individual informado no ato de inscrição.

7.2. A aprovação e classificação dos candidatos será realizada pela PROGESP em colaboração com as unidades demandantes.

7.3. A aprovação de empregados públicos federais e dos servidores e empregados públicos das esferas estaduais e municipais estarão condicionados à análise orçamentária.

7.4. Aqueles que não atenderem aos requisitos do Edital serão desclassificados.

7.5. A candidatura não gera qualquer compromisso por parte desta Universidade com o candidato.

7.6. Após o resultado do processo seletivo, os candidatos selecionados terão sua alteração de lotação ou exercício, conforme disciplina o instituto de movimentação para compor força de trabalho, na Portaria MPDG nº 193, de 3 de julho de 2018, por meio de manifestação do Ministério da Economia.

7.7. A UFAM não se responsabilizará pelos custos relacionados à mudança do servidor e, portanto, não serão concedidos ajuda de custo e auxílio moradia.

7.8. A gestão deste processo de seleção será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), o qual será conduzido pela Psicologia Organizacional e do Trabalho, do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com as unidades solicitantes.

7.9. Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

7.10. Informações complementares: cpot@ufam.edu.br

7.11. Informações institucionais: www.ufam.edu.br / http://progesp.ufam.edu.br

SYLVIO MÁRIO PUGA FERREIRA

Presidente do Conselho Diretor

CARTA DE INTERESSE

___________/___, ____ de _____________ de 20___.

Ao Reitor da Universidade Federal do Amazonas,

CARTA PESSOAL

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM MOVIMENTAÇÃO DE QUADRO DE PESSOAL

Eu,________________________________________________________, servidor/empregado público no cargo de __________________________, com lotação de exercício no(a)______________________________________________, portador(a) do CPF nº ________________________________, Matrícula nº ____________, participante do processo de seleção para movimentação de quadro, à luz da Portaria nº 193, de 3 de julho de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a fim de compor a força de trabalho da Universidade Federal do Amazonas, no Campus da Cidade de _______________________.

Apresentei meu currículo e reforço minha manifestação de interesse nesta movimentação, em face de _______________________________________________________________________

__________________________________________________

______________________________________________________________.

_______________________________________________

Interessado(a)

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.