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Diário Oficial da União

Publicado em: 27/11/2018 | Edição: 227 | Seção: 3 | Página: 61

Órgão: Ministério da Educação/Universidade Federal de Alagoas/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho

EDITAL Nº 121, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018 processo seletivo simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, da Universidade Federal de Alagoas torna público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO a ser admitido nos termos do inciso XI do art. 2º da Lei nº 8.745/93 - conforme autorização concedida pela Portaria Interministerial MEC/MPOG/MS nº 331/2013, DOU de 20/09/2013 e pela Portaria do MEC nº 1.121/2013, DOU de 14/11/2013 - considerando, ainda, os editais PROGEP/UFAL nº 94/2013 e nº 01/2014, bem como as disposições disciplinares internas, nas condições abaixo discriminadas.

1. DAS VAGAS

1.1 São objetos deste edital as vagas para professor substituto, conforme o quadro de vagas constante no Anexo I.

1.2. A remuneração das vagas dispostas neste edital será feita na forma prescrita pela Orientação Normativa nº 5, de 28 de outubro de 2009, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tomando-se por referencial os parâmetros remuneratórios do Padrão Inicial da Classe de Professor Auxiliar, conforme quadro a seguir:

REMUNERAÇÃO ("A + B" OU "A + C" OU "A + D")

(ON nº 05/2009 - SRH/MP, Lei nº 12.772/2012, Lei nº 13.325/2016)

REGIME

VENCIMENTO BÁSICO (A)

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO

ESPECIALISTA (B)

MESTRE (C)

DOUTOR (D)

40h

3.126,31

449,97

1.146,68

2.660,37

20h

2.236,31

206,35

549,96

1.213,52

1.3. Os candidatos aprovados e admitidos terão remuneração composta por Vencimento Básico (VB) que pode ser acrescido por Retribuição por Titulação (RT), conforme segue:

a) o VB será proporcional ao regime de trabalho e correspondente ao padrão inicial da carreira de Magistério Superior ou de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na qual se esteja sendo procedida a substituição do ocupante do cargo efetivo;

b) a RT será proporcional ao regime de trabalho e integrará a remuneração do professor substituto quando o quadro de vagas do edital de abertura de inscrições exigir como titulação mínima o diploma de especialização e/ou mestrado e/ou doutorado.

c) a RT será correspondente à titulação exigida no quadro de vagas do edital de abertura de inscrições, sendo vedada qualquer alteração posterior.

1.4. A contratação, por tempo determinado, de professor substituto visa a atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos moldes do art. 2º, §1º da Lei nº 8.745/1993.

1.5. A admissão ocorrerá mediante a subsistência do fato/autorização que deu causa à seleção e da disponibilidade orçamentária, na forma do Decreto nº 7.485/2011 e suas posteriores alterações.

1.6. Cumpre ao professor substituto atuar na área de estudo na qual for aprovado, conforme edital de abertura de inscrições, especialmente na área do ensino.

1.7. Durante a vigência deste processo seletivo, os candidatos aprovados poderão ser aproveitados para a função de professor temporário, nas hipóteses previstas na Lei nº 8.745/1993, desde que existam vagas autorizadas pelo Ministério da Educação, ou ainda para a função de Professor Substituto de professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

1.7.1. Os títulos acadêmicos do candidato a ser contratado devem ter sido obtidos em instituição de ensino devidamente autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação.

1.7.2. Os títulos de Mestre e Doutor devem ter sido obtidos ou validados em Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES.

1.7.3. Títulos obtidos no exterior serão aceitos desde que devidamente reconhecidos na forma da Lei brasileira.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Será assegurado o período de 30/11/2018 a 10/12/2018 para a apresentação de pedidos de impugnação do edital, que serão avaliados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho e pela Unidade Acadêmica/Campi solicitante do processo seletivo simplificado.

2.1.1. As orientações para apresentação dos pedidos de impugnação serão divulgadas no endereço eletrônico http://www.copeve.ufal.br, mediante formulário específico, até o dia 27/11/2018.

2.2. O pedido de inscrição será feito por área de estudo, conforme o quadro de vagas constante no Anexo I.

2.3. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos através do site www.copeve.ufal.br, entre as 17h do dia 11/12/2018 às 11h do dia 11/01/2019.

2.4 Não serão aceitos pedidos de inscrição extemporâneos.

2.5. A taxa de inscrição corresponderá ao valor de R$ 90,00 (noventa reais), devendo ser paga até o último dia do período de inscrições disposto no subitem 2.3.

2.5.1. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo no caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

2.6. Cada candidato poderá concorrer a mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas uma delas na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização das provas.

2.7. As informações prestadas pelo candidato na inscrição serão de inteira responsabilidade deste, cabendo à UFAL o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher os dados de forma completa, correta ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. DA RESERVA LEGAL DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1. Aos candidatos deficientes físicos será assegurada a reserva constitucional de vagas, aplicado o limite de 10% (dez por cento) sobre o número máximo de candidatos que podem ser aprovados para cada vaga ofertada, consoante o que dispõe o Decreto nº 6.944/2009.

3.1.1. Caso a aplicação do percentual de 10% (dez por cento) da reserva de vagas para deficientes resulte em número fracionado, este número será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse a 20% do máximo de candidatos que podem ser aprovados.

3.1.2. Não havendo vagas para reserva imediata será assegurada a formação de cadastro de reserva, em número proporcional ao máximo de candidatos aprovados na prova de títulos, conforme o anexo III deste edital.

3.1.2.1. Os candidatos que estiverem fora desse parâmetro serão automaticamente eliminados.

3.1.3. O candidato que desejar concorrer a reserva de vagas deverá indica-lo quanto do registro de sua inscrição no site www.copeve.ufal.br durante o prazo previsto para registro de inscrições.

4. DOS PEDIDOS DE ATENDIMENTO ESPECIAL

4.1. O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá preencher formulário apropriado a ser disponibilizado através do site www.copeve.ufal.br, indicando os recursos especiais necessários e, entrega-lo até o dia 04/01/2019, na Secretaria do respectivo Campi/Unidade Acadêmica, juntamente com cópia simples do CPF e laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) que justifique o atendimento especial solicitado.

4.1.1. Após esse período, a solicitação será indeferida.

4.1.2. O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) e da cópia simples do CPF é de responsabilidade exclusiva do candidato.

4.1.3. O pedido de reserva legal de vaga para candidato com deficiência física não gera demanda automática por condição diferenciada de atendimento durante o concurso, sendo necessário que esse candidato faça tal solicitação em separado na forma e prazos previstos neste edital.

5. DA RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATOS NEGROS

5.1. Das vagas destinadas a cada cargo/área de estudo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do processo seletivo simplificado, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014.

5.1.1. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 5.1 deste edital resulte em número fracionado, este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5, ou diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5, nos termos do § 2º do artigo 1º da Lei nº 12.990/2014.

5.1.2. Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos nos cargos/especialidade com número de vagas igual ou superior a 3 (três).

5.1.3. Não havendo vagas para reserva imediata será assegurada a formação de cadastro de reserva, em número proporcional ao máximo de candidatos aprovados na prova de títulos, conforme o anexo III deste edital.

5.1.3.1. Os candidatos que estiverem fora desse parâmetro serão automaticamente eliminados.

5.1.4. Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas aos negros, preenchendo a autodeclaração de que é preto ou pardo, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;

5.1.5. A autodeclaração terá validade somente para esse processo seletivo simplificado.

5.1.5.1 A autodeclaração do candidato será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação.

5.1.6. As informações prestadas no momento da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, devendo este responder por qualquer falsidade.

5.1.6.1. Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se tiver sido contratado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

5.1.7. Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas a pessoas com deficiência, se atenderem a essa condição, e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso.

5.1.7.1. Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido à ampla concorrência não preencherão as vagas reservadas a candidatos negros.

5.1.8. Em caso de desistência de candidato negro aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro posteriormente classificado.

5.1.8.1. Na hipótese de não haver candidatos negros aprovados em número suficiente para que sejam ocupadas as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação no concurso.

5.1.9. A contratação dos candidatos aprovados deve obedecer aos critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros.

5.2. Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras, ainda que tenham obtido nota suficiente para aprovação na ampla concorrência, e satisfizerem as condições de habilitação estabelecidas neste edital deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação.

5.2.1. O procedimento de heteroidentificação será presencial e ocorrerá antes da homologação do resultado final do processo seletivo, observando o disposto na Portaria nº 04, de 06 de abril de 2018, do Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

5.3. Até o final do período de inscrição do processo seletivo, será facultado ao candidato desistir de concorrer pelo sistema de reserva de vagas, através de requerimento próprio seguindo as orientações disponibilizadas no site da Copeve

6. DA ISENÇÃO DE INSCRIÇÃO

6.1. Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007; E

b) for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

6.2. A isenção mencionada no subitem 6.1 deverá ser solicitada no momento da inscrição, até as 17 horas do dia 04/01/2019.

6.3. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site www.copeve.ufal.br, até o dia 09/01/2019.

6.4. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no subitem 2.3.

7. DAS CONFIRMAÇÕES DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

7.1. Em atenção à Súmula nº 266, do Superior Tribunal de Justiça, serão homologadas as inscrições dos candidatos que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição na forma e prazos previstos neste edital.

7.2. A lista contendo as confirmações de pagamento da referida taxa será publicada no site www.copeve.ufal.br em 16/01/2019.

8. DAS PROVAS E APURAÇÃO DE NOTAS

8.1. O processo seletivo simplificado constará das seguintes etapas:

a) Prova de Títulos (PT), eliminatória e classificatória;

b) Prova Didática (PD), eliminatória e classificatória;

CONDIÇÕES GERAIS

8.2. A sessão de apuração da prova de títulos ocorrerá em data provável de 04/02/2019;

8.2.1. O cronograma contendo data exata de início do certame, horário e local de realização da sessão de apuração da prova de títulos serão divulgados no site www.copeve.ufal.br até 13/12/2018.

8.2.2. As provas poderão ser realizadas durante finais de semana e feriados, conforme o cronograma de início e as convocações feitas pela banca examinadora e divulgadas no mural de avisos da respectiva unidade acadêmica e campus.

8.3. O candidato deverá comparecer ao local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido da Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto.

8.3.1. Serão automaticamente excluídos os candidatos que não estiverem na sala de provas na data e horário designados nos cronogramas divulgados.

8.3.2. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

8.3.2.1. Não serão aceitos como documentos de identidade: cópia do documento de identidade, ainda que autenticada em cartório, nem protocolo deste documento; certidões de nascimento; CPF; títulos eleitorais; carteiras de motorista (modelo sem foto); carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados; quaisquer outros não especificados no subitem anterior.

8.3.3. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, conforme estabelecido no item 8.3. não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

8.4. O programa para a prova didática constará de 05 (cinco) pontos sobre matéria da Área de Estudo objeto do concurso, de acordo com o Anexo II deste Edital.

DA PROVA DE TÍTULOS (PT)

8.5 A prova de títulos consistirá na apuração dos documentos comprobatórios relativos às atividades relacionadas no quadro abaixo, sendo-lhes atribuídos os pontos correspondentes:

ITEM

TÍTULO

PONTOS POR TÍTULO

UNIDADE DE REFERÊNCIA

TEMPO CONSIDERADO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

A

Diploma de Doutorado na área do concurso, acompanhado do respectivo histórico escolar

30 (trinta)

01 (um) título apenas

Não se aplica

30

B

Diploma de Mestrado na área do concurso, acompanhado do respectivo histórico escolar

20 (vinte)

01 (um) título apenas

Não se aplica

20

C

Certificado de Conclusão do curso de Especialização na área do concurso, acompanhado do respectivo histórico

15 (quinze)

01 (um) título apenas

Não se aplica

15

D

Exercício da docência em instit. de ensino superior, reconhecida junto ao MEC, lecionando na área do concurso, ou docência no Ensino Médio (apenas em vagas que exijam licenciatura)

2 (dois)

2 (dois) pontos por semestre letivo

05 (cinco) anos, até o prazo limite para entrega dos títulos.

20

E

Exercício profissional na área do concurso, não relacionado à docência.

1 (um)

1(um) ponto por ano

05 (cinco) anos, até o prazo limite para entrega dos títulos.

5

F

Participação em: (A) Programa de Iniciação Científica, (B) Programa de Educação Tutorial, (C) Programa de Iniciação à Docência, (D) Tutoria em Educação à Distância ou (E) Programa de Monitoria

0,2 (dois décimos)

0,2 (dois décimos) por semestre

05 (cinco) anos, até o prazo limite para entrega dos títulos.

2

G

Livro publicado em língua portuguesa ou estrangeira, com ISBN

1 (um)

1 (um) ponto por livro

Não se aplica

3

H

Artigo científico publicado em periódico da base Qualis-CAPES (padrão A ou B)

1 (um)

1 (um) ponto por artigo

05 (cinco) anos, até o prazo limite para entrega dos títulos

5

8.6. Os candidatos inscritos deverão efetuar a entrega do currículo Lattes, acompanhado da documentação para Prova de Títulos, devidamente encadernada e organizada na ordem definida pelo quadro do subitem anterior.

8.6.1. O envio do currículo Lattes e dos documentos comprobatórios poderá ser feito, através do serviço de entrega expressa (SEDEX ou equivalente), desde que sejam postados dentro do prazo determinado (item 8.7) e cheguem até 1 dia útil antes da fase de prova de títulos:

a) Envelope com identificação nominal do candidato e da área/vaga que pretende concorrer, conforme modelo de etiqueta (ver ANEXO VI);

b) Envelope endereçado à Unidade Acadêmica/Campus, executor do concurso (ver Anexo IV);

c) Documentos autenticados na forma do edital;

d) A UFAL não se responsabiliza por atrasos advindos do serviço de entrega escolhido para envio da documentação.

8.7. A entrega do currículo Lattes e dos documentos comprobatórios deverá ser feita no período de 11/12/2018 a 21/01/2019, no horário de 09h as 17h, na Secretaria da respectiva Unidade Acadêmica (ou campi do interior), situada no endereço descrito no anexo IV.

8.8. As cópias dos documentos apresentados deverão estar autenticadas em cartório, podendo, ainda, ser autenticadas pela Secretaria da Unidade/Campi mediante a apresentação dos originais.

8.8.1. A comprovação de publicações científicas e acadêmicas poderá ser feita mediante cópia autenticada na forma do item 8.8 deste edital, dispensada quando a publicação dispuser de chave eletrônica de autenticação e indicação do endereço para verificação.

8.9. Os títulos e trabalhos publicados em língua estrangeira serão submetidos a avaliação apenas se acompanhados de sua tradução, devidamente feita por tradutor juramentado, ressalvados aqueles com publicação feita na língua inglesa ou língua espanhola.

8.10. Não serão pontuados em duplicidade os títulos relativos a tempo de serviço paralelo na mesma atividade (itens "D" e "E" do subitem 8.5.)

8.11. Títulos de especialização, mestrado e/ou doutorado serão contabilizados apenas uma vez, considerando o título de maior grau acadêmico e desprezando-se os demais.

8.12. Não serão pontuados títulos com informações insuficientes para análise da banca ou que suscitem dúvida quanto a sua veracidade.

8.13. Para fins de comprovação de tempo de serviço serão observados:

a) Para atividades desempenhadas no setor público: Certidão expedida pelo ente público, onde conste a área de atuação do candidato e o tempo trabalhado (data inicial e data final);

b) Para atividades desempenhadas no setor privado: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), acompanhada de declaração atualizada do empregador e com firma reconhecida em cartório.

8.14. Quando não constar data de encerramento de vínculo na CTPS, o candidato deverá apresentar declaração do empregador, com firma reconhecida, demonstrando a continuidade do vínculo empregatício.

8.15. Para comprovação de experiência profissional em atividades liberais serão admitidos:

a) para atividades profissionais regulamentadas pelos Conselho Profissionais: a assinatura de, no mínimo, 05 (cinco) anotações de responsabilidade técnica (ART) no período de um ano corresponderá a 01 (um) ano de experiência profissional;

b) para atividades em que o conselho profissional não expeça anotação de responsabilidade técnica, para licenciados e demais áreas:

b.1) atividades de consultoria em áreas não correlacionadas ao exercício da docência, devidamente comprovadas pela Carteira de Trabalho e assinada pelo empregador ou contrato de trabalho; ou

b.2) contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA) acrescido de declaração do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no caso de serviço prestado como autônomo. A comprovação por meio de recibo de pagamento autônomo (RPA) só será aceita com a apresentação do primeiro mês e do último mês recebido.

8.16. Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem na Prova de Títulos pontuação inferior a 10 (dez) pontos e/ou que forem classificados fora do número máximo de candidatos a serem convocados para a Prova Didática, conforme o Anexo III deste edital.

8.16.1. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados na Prova de Títulos será considerado eliminado.

8.17. Os resultados da Prova de Títulos serão divulgados no Quadro de Avisos do local de realização do concurso, com as respectivas notas, indicando a aprovação ou reprovação de cada candidato.

8.17.1. Os resultados também serão divulgados no site da Copeve, ressalvadas situações de caso fortuito ou força maior.

8.17.2. Os candidatos estão dispensados de comparecer à sessão de apuração da prova de títulos, a referida sessão ocorrerá apenas na presença da Banca Examinadora, sendo de responsabilidade do candidato tomar ciência do resultado desta etapa.

DA PROVA DIDÁTICA (PD).

8.18. A Prova Didática terá duração de 60 (sessenta) minutos e consistirá em aula proferida em nível de graduação sobre ponto temático sorteado após a divulgação do resultado da prova de títulos.

8.18.1. Após o sorteio do ponto da Prova Didática, será feito o sorteio da ordem de realização das provas pelos candidatos.

8.18.1.1. Antes do início da Prova Didática, o candidato deverá entregar à banca o respectivo plano de aula, impresso e em 2 vias.

8.18.2. Decorrido o tempo máximo de prova, a banca examinadora comunicará o candidato, dando-se por encerrada a avaliação.

8.19. A Prova Didática será realizada após o decurso de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas do sorteio do ponto referido no subitem 8.18.1

8.20. O sorteio da ordem de realização da Prova Didática será público.

8.20.1. Não é obrigatória a presença do candidato ao sorteio referido no subitem anterior, porém é de sua responsabilidade o seu conhecimento.

8.21. Serão divulgados no Quadro de Avisos do local de realização do concurso, o número e o assunto do ponto sorteado para a Prova Didática, a ordem de sua realização pelos candidatos, bem como dia e hora do início.

8.21.1 Os candidatos deverão comparecer no local de prova no horário de início do respectivo grupo, devendo ficar confinados aguardando sua vez.

8.22. Será considerado desistente o candidato que não estiver presente na hora designada para o início da Prova Didática em sua primeira apresentação.

8.23. Conforme o número de candidatos aprovados na prova de títulos, a Banca Examinadora poderá dividi-los, mediante sorteio, em grupos de 03 (três) candidatos, no mínimo 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova Didática do primeiro grupo.

8.23.1. Uma vez formados os grupos será sorteado o ponto para todos os candidatos do primeiro grupo e definido o cronograma dos sorteios de ponto dos grupos subsequentes.

8.24. Cabe ao candidato providenciar o recurso didático a ser utilizado na apresentação da Prova Didática, não sendo a UFAL responsável pelo fornecimento ou pela falha de equipamentos eletrônicos (data-show e congêneres), ou ainda por quedas da rede elétrica.

8.25. Serão pontuados na Prova Didática, os seguintes fatores:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

ESTRUTURA DO PLANO DE AULA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Identificação

1

2. Objetivos

2

3. Conteúdos

2

4. Metodologia

1

5. Recursos

1

6. Avaliação

1

7. Referências

1

SUBTOTAL

9

CONTEÚDOS DA APRESENTAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1.Domínio do tema

16

2.Contextualização

10

3.Sequência lógica

12

4.Linguagem adequada ao nível do grupo

8

SUBTOTAL

46

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1.Metodologia adequada a consecução dos objetivos

10

2.Utilização adequada dos recursos

10

3.Adequação e desenvolvimento do processo avaliativo

6

4. Utilização adequada do tempo

8

SUBTOTAL

34

EXPOSITOR

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1.Postura na condução da aula

5

2.Fluência verbal

4

3.Dicção

2

SUBTOTAL

11

TOTAL DE PONTOS

100

8.26. Na avaliação da Prova Didática, cada examinador atribuirá ao candidato a pontuação correspondente ao desempenho apresentado, de maneira individualizada e conforme cada fator de avaliação conste no quadro do subitem anterior, sendo eliminado o candidato que obtiver média inferior a 70 (setenta) pontos.

8.27. Os resultados da Prova Didática serão divulgados no Quadro de Avisos do local de realização do concurso, com as respectivas notas, indicando a aprovação ou reprovação de cada candidato.

DA APURAÇÃO FINAL DE NOTAS

8.28. A pontuação final de cada candidato será representada pela soma dos pontos obtidos em cada etapa do certame.

8.29. Havendo empate após o cômputo dos pontos obtidos nas provas de títulos e didática, será feito o desempate de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso público, conforme o parágrafo único do artigo 27 do Estatuto do Idoso;

b) obtiver maior nota na prova didática;

c) obtiver maior nota na prova de títulos.

8.31. Para cada Área de Estudo será homologada e publicada a relação dos candidatos aprovados, com a respectiva classificação.

9. DA HOMOLOGAÇÃO

9.1. O resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados, será homologado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho e publicado no Diário Oficial da União.

9.2. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo III do Decreto nº 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

10. DA PARTICIPAÇÃO DE PROCURADORES

10.1. Será facultada a designação de procurador para representação do candidato durante o certame, mediante procuração com firma reconhecida em cartório e com poderes específicos.

10.2. É facultada a representação por procurador para os seguintes atos:

a) Apresentação de recurso e/ou requerimento administrativo, na forma e prazos previstos em edital;

b) Presença em sorteios públicos para formação de grupos e definição de pontos temáticos;

c) Entrega de documentos;

d) Solicitação de cópia de documentos e emissão de certidões e declarações.

10.3. É vedada a designação de servidor público federal para a função de procurador. (Lei nº 8.112/90)

11. DOS RECURSOS

11.1. Será assegurado o direito de recurso aos candidatos, de forma e de mérito, para cada etapa do concurso e sobre o resultado final do certame.

11.1.1. Será assegurado ao candidato o acesso a cópias dos documentos de posse da UFAL e a emissão de certidões e declarações que sejam solicitados para instrução de recurso administrativo, no prazo de até 03 horas, a partir da solicitação, para os pedidos feitos até às 12 horas e por escrito diretamente na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

11.2. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito, relatando os fatos e situações ensejadoras do recurso e, se possível, os agentes envolvidos.

11.2.1. Os recursos inconsistentes, intempestivos ou sem identificação serão preliminarmente indeferidos.

11.3. Os recursos deverão ser apresentados por escrito e protocolados na secretaria da Unidade Acadêmica ou do campus fora da sede executor do certame, nos seguintes prazos:

a) Para recursos contra fase isolada do concurso: 24 horas, contadas a partir da divulgação do resultado.

b) Para recursos contra o resultado final do concurso: três dias úteis, contados a partir da publicação dos resultados (Parecer final da banca).

11.3.1 Os recursos deverão ser apresentados por escrito e registrados na Secretaria da Unidade Acadêmica ou Campus Fora de Sede, no horário de 09h às 15 horas.

11.4. Os recursos apresentados serão levados ao conhecimento da banca examinadora, que apresentará sua manifestação por escrito e de maneira fundamentada.

11.5. Será admitido pedido de reconsideração sobre recursos contra o resultado final que forem indeferidos em primeira instância.

11.5.1. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pela Direção da Unidade Acadêmica/Campus que executou o certame.

11.5.2. Os pedidos de reconsideração deverão ser apresentados por escrito no prazo de três dias, contados da divulgação do julgamento do recurso contra o resultado final do certame.

11.6. Os recursos interpostos, analisados e julgados serão submetidos ao conhecimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho antes de sua publicização.

11.7. Os recursos analisados e julgados farão parte do acervo documental do concurso, devendo ser arquivado junto com os demais registros.

11.8. Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

11.9. Prescreve em 1 (um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final, o direito de ação contra quaisquer atos relativos a concursos para provimento de cargos e empregos na Administração Federal Direta e nas Autarquias Federais, segundo disposição da Lei Ordinária nº 7.144/87;

11.9.1. Decorrido o prazo mencionado no subitem anterior, e inexistindo ação pendente, as provas e o material inservível poderão ser incinerados.

12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

12.1 O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 02 (dois) anos, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

13. DO REGIME DE TRABALHO

13.1. A prestação de serviços será no Regime de Trabalho especificado para cada área de estudo (Anexo I);

13.2. Cessando a fundamentação legal que justificou a contratação, a universidade poderá rescindir o contrato.

13.3. A jornada de trabalho dos candidatos selecionados poderá ser nos turnos matutino e/ou vespertino e/ou noturno, conforme a demanda acadêmica da universidade.

13.4. Durante a vigência do contrato, e havendo necessidade, interesse da Administração e disponibilidade orçamentária, a universidade poderá propor alteração do regime de trabalho inicialmente contratado.

14. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA CONTRATAÇÃO

14.1. São requisitos básicos para contratação, sem prejuízo de outros exigidos por lei:

a) a nacionalidade brasileira;

b) visto permanente ou temporário, se estrangeiro.

c) o gozo dos direitos políticos;

d) a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

e) o nível de escolaridade/titulação exigido para o exercício do cargo;

f) a idade mínima de dezoito anos;

g) aptidão física e mental.

h) não ter sido contratado nos termos da Lei nº 8.745/93 a menos de 24 (vinte e quadro) meses.

14.1.1. A comprovação da escolaridade/titulação será exigida no momento da contratação junto ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP) desta Universidade.

14.2. A não comprovação dos subitens anteriores importará a insubsistência da inscrição e a nulidade da aprovação e dos direitos dela decorrentes.

14.3. É proibida a contratação de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, conforme previsto na Lei nº 8.745/1993.

14.3.1. Excetua-se do disposto no subitem imediatamente anterior, condicionada à formal comprovação da compatibilidade de horários, a contratação de:

a) professor substituto nas instituições federais de ensino, desde que o contratado não ocupe cargo efetivo integrante das carreiras de magistério de que trata a Lei nº 7.596/1987;

b) profissionais de saúde em unidades hospitalares, quando administradas pelo Governo Federal e para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública, desde que o contratado não ocupe cargo efetivo ou emprego permanente em órgão ou entidade da administração pública federal direta e indireta.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. A inscrição implicará no compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para o processo seletivo deste edital, bem como as disposições específicas pertinentes inseridas no Estatuto e no Regimento Geral da UFAL, as quais passam a integrar este edital como se nele estivessem escritas, não podendo alegar, sob qualquer pretexto, o desconhecimento destas disposições, para qualquer fim em direito admitido.

15.2. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente o edital e os comunicados a serem divulgados na forma dos subitens 8.2. e 8.2.1. deste edital.

15.3. Anular-se-ão sumariamente, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter penal, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se for comprovada a falsidade ou inexatidão da prova documental apresentada pelo candidato e, ainda, se o candidato instado a comprovar a exatidão de suas declarações, não o fizer.

15.4. Os candidatos classificados até o número de vagas fixado no Anexo I serão convocados para admissão por via postal.

15.4.1. Os candidatos convocados deverão comparecer ao Departamento de Administração de Pessoal da Universidade, em até 05 dias úteis após o recebimento da convocação por via postal, munidos da documentação necessária para a assinatura do contrato.

15.4.2. O não comparecimento no prazo indicado será interpretado como desistência do candidato, sendo feita a convocação do próximo candidato aprovado seguindo a ordem de classificação.

15.5. O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante a Copeve, enquanto estiver participando do certame, por meio de acesso ao site http://www.copeve.ufal.br/sistema.

15.5.1. São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seu endereço.

15.6. A admissão importa no compromisso de o candidato habilitado acatar as normas estabelecidas pela legislação em vigor, pelo Departamento de Administração de Pessoal e pela Unidade Acadêmica/Campus em que for lotado.

15.7. Por excepcional necessidade da Administração e de acordo com a formação acadêmica do candidato aprovado e contratado, este poderá ser remanejado para lecionar disciplina diversa daquela para a qual prestou concurso.

15.8. Os candidatos aprovados poderão ser aproveitados noutros campi da universidade, segundo critérios de oportunidade e conveniência da Administração.

15.9. Durante o período de contratação o candidato poderá ser convocado para desempenhar suas atividades noutras unidades acadêmicas e campi da UFAL, conforme o interesse e necessidade institucionais.

15.10. Caso surja, durante a vigência do processo seletivo, autorização para contratação de professor temporário, os candidatos aprovados poderão ser contratados pela universidade como professor temporário nos limites e forma do ato autorizador.

15.11. A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato direito subjetivo ao ingresso no Serviço Público Federal, mas apenas a expectativa de ser contratado temporariamente na forma da Lei nº 8.745/93, observada a ordem classificatória, ficando a admissão condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao predominante interesse da Administração Pública.

15.12. Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no processo seletivo, valendo para esse fim a homologação do certame publicada no Diário Oficial da União.

15.13. Em não havendo candidatos aprovados ou inscritos em qualquer das vagas ofertadas por este edital, poderá a Universidade Federal de Alagoas reabrir as inscrições, alterando, ou não, as especificações para essas vagas.

16. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

CAROLINA GONÇALVES DE ABREU VALENÇA

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

LOTAÇÃO

CÓDIGO

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REGIME

TITULAÇÃO MÍNIMA

Ampla Concorrência

Pessoa com Deficiência

Reserva aos Negros

Total

Campus Arapiraca/

Arapiraca

01

CR

CR

CR

CR

Anestesiologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Anestesiologia

Campus Arapiraca/

Arapiraca

02

CR

CR

CR

CR

Cirurgia Geral - Urologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Cirurgia Geral ou Urologia

Campus Arapiraca/

Arapiraca

03

CR

CR

CR

CR

Clínica Médica - Pneumologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Clínica Médica ou Pneumologia

Campus Arapiraca/

Arapiraca

04

CR

CR

CR

CR

Farmacologia e Bioquímica

Assistente A

40h

Graduação em Medicina, e Mestrado em Ciências da Saúde ou áreas afins

Campus Arapiraca/

Arapiraca

05

CR

CR

CR

CR

Clínica Médica - Gastroenterologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Clínica Médica ou Gastroenterologia

Campus Arapiraca/

Arapiraca

06

CR

CR

CR

CR

Medicina da Família e Comunidade

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Medicina da família ou Medicina da Família e Comunidade

Campus Arapiraca/

Arapiraca

07

CR

CR

CR

CR

Anatomia Patológica

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Anatomia Patológica

Campus Arapiraca/

Arapiraca

08

CR

CR

CR

CR

Semiologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Residência Médica em Clínica Médica

Campus Arapiraca/

Arapiraca

09

CR

CR

CR

CR

Política Educacional e Formação de Professores

Auxiliar

40h

Licenciatura em História ou Ciências Sociais ou Filosofia ou Pedagogia, e Especialização em Educação ou História ou Sociologia ou Filosofia

Campus Arapiraca/

Arapiraca

10

01

CR

CR

01

Prática Pedagógica dos Esportes

Assistente A

40h

Graduação em Educação Física, e Mestrado em Educação Física ou Áreas Afins

Campus Arapiraca/

Penedo

11

01

CR

CR

01

Algoritmos e Programação

Assistente A

40h

Graduação em Sistemas de Informação ou Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Áreas afins, e Mestrado em Sistemas de Informação ou Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Áreas afins

Campus Arapiraca/

Penedo

12

CR

CR

CR

CR

Introdução às Ciências Econômicas e Informação Contábil para Gestão

Assistente A

40h

Graduação em Ciências Contábeis ou Economia ou Áreas afins, e Mestrado em Ciências Contábeis ou Economia ou Áreas afins

Campus do Sertão/

Delmiro Gouveia

13

01

CR

CR

01

Construção Civil

Auxiliar

40h

Graduação em Engenharia Civil, e Especialização em Engenharia Civil ou Construção Civil ou Áreas afins

Campus do Sertão/

Santana do Ipanema

14

CR

CR

CR

CR

Comunicação e TDIC

Auxiliar

40h

Graduação em Comunicação Social (habilitações ou cursos de jornalismo ou publicidade ou Relações Públicas ou Audiovisual/Cinema), e Especialização em Comunicação ou Mídia ou Audiovisual ou Ciência da Informação ou Áreas Afins

CECA

15

CR

CR

CR

CR

Gestão Empresarial em Marketing

Auxiliar

20h

Graduação em Ciências Econômicas ou Administração ou áreas afins, e Especialização em Ciências Econômicas ou Administração ou área afins

CECA

16

CR

CR

CR

CR

Máquinas de Fluxo, Geração e Propulsão

Auxiliar

40h

Graduação em Engenharia de Energias ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Naval, e Especialização em Engenharia de Energias ou Engenharia Mecânica ou áreas afins

CECA

17

CR

CR

CR

CR

Tecnologia de Conversão Energética da Biomassa

Auxiliar

20h

Graduação em Química ou Engenharia Química, e Especialização em Química ou Engenharia Química ou áreas afins

CTEC

18

CR

CR

CR

CR

Engenharia de Petróleo

Assistente A

40h

Mestrado em Engenharia de Petróleo ou Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Química

FANUT

19

CR

CR

CR

CR

Nutrição Clínica

Assistente A

40h

Graduação em Nutrição, e Mestrado em Nutrição ou áreas afins

IC

20

CR

CR

CR

CR

Cálculo

Adjunto A

40h

Bacharelado em Matemática ou Engenharias ou áreas afins, e Doutorado em Matemática ou Engenharias ou áreas afins

ICBS

21

CR

CR

CR

CR

Embriologia e Histologia

Assistente A

40h

Graduação em cursos das áreas da saúde ou Biológicas ou Biomédicas ou áreas afins, e Mestrado em Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas ou áreas afins

IM

22

02

CR

CR

02

Cálculo Diferencial e Integral/Álgebra Linear

Assistente A

40h

Mestrado em Matemática

IP

23

CR

CR

CR

CR

Processos Psicológicos Básicos

Assistente A

40h

Graduação em Psicologia-Formação, e Mestrado em Psicologia ou áreas afins

*CR = Cadastro de Reserva

ANEXO II - PROGRAMA PARA A PROVA DIDÁTICA

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Anestesiologia

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Farmacologia clínica dos anestésicos venosos (opióides e hipnóticos);

2.Farmacologia clínica dos anestésicos locais;

3.Farmacologia clínica dos bloqueadores neuromusculares;

4.Farmacologia clínica dos anestésicos inalatórios;

5.Anestesia Regional: bloqueios centrais e periféricos.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Cirurgia Geral - Urologia

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Impotência

2.Litíase Urinária

3.Câncer de Próstata

4.Trauma de uretra

5.Trauma renal fechado

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Clínica Médica - Pneumologia

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Fisiologia Pulmonar

2.Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

3.Infecções Respiratórias

4.Tumores Torácicos

5.Insuficiência Respiratória

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Farmacologia e Bioquímica

Assistente A

40h

Pontos:

1.Farmacodinâmica;

2.Fármacos antiplaquetários, anticoagulantes e fibrinolíticos;

3.Tratamento farmacológico das principais doenças oportunistas na infecção por HIV/SIDA;

4.Tratamento farmacológico de doenças degenerativas;

5.Tratamento farmacológico de doenças osteometabólicas.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Clínica Médica - Gastroenterologia

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Hemorragia Digestiva Alta e Baixa;

2.Refluxo Gastroesofágico e Doenças Gastroduodenais Pépticas;

3.Diarreia Aguda e Crônica;

4.Doença Inflamatória Intestinal e Parasitárias;

5.Pancreatite Aguda e Crônica.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Medicina da Família e Comunidade

Auxiliar

20h

Pontos:

1.SUS, Estratégia de Saúde da Família e a Formação em Saúde;

2.Gestão e Planejamento em Saúde;

3.Fundamentos e Práticas em Atenção Primária à Saúde;

4.Atendimento à Criança e ao Adolescente;

5.Assistência à Mulher.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Anatomia Patológica

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Diagnóstico morfológico de alterações inflamatórias e neoplásicas com ênfase na citologia cervicovaginal e mamária;

2.Inflamação;

3.Biologia molecular do câncer;

4.Imunohistoquímica;

5.Imunologia do câncer.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Semiologia

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Semiologia da criança;

2.Semiologia do idoso;

3.Semiologia respiratória;

4.Semiologia cardiovascular;

5.Semiologia endócrina.

Disciplinas:

1.Eixo de tutoria

2.Eixo de Habilidades

3.Eixo de Comunidade

4.Internato

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

CR - Cadastro de Reserva

Política Educacional e Formação de Professores

Auxiliar

40h

Pontos:

1.História da educação no Brasil e legislação petinente;

2.Trabalho docente: natureza e constituição histórica;

3.Trabalho e educação na sociedade capitalista;

4.Abordagens teórico-metodológicas para o ensino da História e da Geografia;

5.Fundamentos histórico-filosóficos e sócio-antropológicos da Educação.

Disciplinas:

1.Política e Organização da Educação Básica no Brasil

2.Profissão Docente

3.Trabalho e Educação

4.Fundamentos histórico-filosóficos da educação

5.Fundamentos sócio-antropológicos da educação

6.Saberes e metodologia do ensino de Geografia I e II

7.Saberes e metodologia do ensino de História I e II

8.Estágios Supervisionados

9.Projetos Integradores

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Arapiraca

1

Prática Pedagógica dos Esportes

Assistente A

40h

Pontos:

1.O esporte enquanto manifestação da cultura corporal;

2.O trabalho pedagógico com os esportes coletivos e individuais nas aulas de educação física na educação básica;

3.Objetivos e avaliação de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos e individuais nas aulas de educação física na educação básica;

4.O esporte no contexto escolar e não-escolar: divergências e convergências;

5.Políticas Públicas e megaeventos esportivos e suas influências no ensino do esporte: limites, possibilidades e intervenções.

Disciplinas:

1.Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos 1

2.Metodologia do Ensino dos Esportes Individuais 1

3.Metodologia do Ensino dos Esportes Individuais 2

4.Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos 2

5.Projetos Integradores

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Penedo

1

Algoritmos e Programação

Assistente A

40h

Pontos:

1.Lógica Proposicional, Lógicas de Primeira Ordem e Inferência;

2.Programação e Linguagens Orientada a Objetos;

3.Programação, Linguagens, Tecnologias e Arquiteturas para Web;

4.Estruturas de Dados;

5.Tipos de dados, Sistema de Tipos e Expressões.

Disciplinas:

1.Introdução a Lógica de Programação

2.Programação 1

3.Laboratório de Programação 1

4.Programação 2

5.Laboratório de Programação 2

6.Programação Web 1

7.Programação Web 2

8.Programação 3

9.Programação para Dispositivos Móveis

10.Lógica aplicada

11.Introdução à Computação

12.Projeto e Análise de Algoritmos

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus Arapiraca/Penedo

CR - Cadastro de Reserva

Introdução às Ciências Econômicas e Informação Contábil para Gestão

Assistente A

40h

Pontos:

1.A economia de mercado, tipos, origens e destino dos fatores produtivos;

2.O mecanismo de mercado: demanda, oferta e equilíbrio;

3.Contas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido e Plano de Contas;

4.Análise das demonstrações contábeis: Indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade;

5.Demonstrações Financeiras sob a ótica da lei 6404/76 e suas alterações: Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultado do Exercício.

Disciplinas:

1.Informação Contábil para Gestão

2.Introdução às Ciências Econômicas

3.Ética e responsabilidade social

4.Noções de Administração

5.Gestão do Conhecimento

6.Gestão Empresarial

7.Introdução à Administração

8.Projetos Integradores

9.Eletivas

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus do Sertão/Delmiro Gouveia

1

Construção Civil

Auxiliar

40h

Pontos:

1.Planejamento de Canteiro de Obras;

2.Aglomerantes: cimento, cal e gesso;

3.Alvenaria e Revestimentos;

4.Patologia de Edificações;

5.Polímeros.

Disciplinas:

1.Ciência e Tecnologia dos Materiais

2.Laboratório de Materiais

3.Laboratório de Materiais

4.Tecnologia da Construção Civil II

5.Instalações Hidráulicas e Sanitárias

6.Planejamento e Gestão da Produção na Construção Civil

7.Desenho 2

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

Campus do Sertão/Santana do Ipanema

CR - Cadastro de Reserva

Comunicação e TDIC

Auxiliar

40h

Pontos:

1.Fundamentos e princípios básicos da comunicação;

2.A produção textual diante das tecnologias digitais de informação e comunicação;

3.Análise, interpretação e crítica textual: necessidades do mundo contemporâneo;

4.A sociedade da informação: potencialidades e problemas;

5.As TDIC como ferramentas de mudanças na economia e na gestão.

Disciplinas:

1.Comunicação e Tecnologias digitais de informação e comunicação

2.Técnicas de Pesquisa em Economia

3.Introdução à Pesquisa

4.Metodologia Científica

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

CECA

CR - Cadastro de Reserva

Gestão Empresarial em Marketing

Auxiliar

20h

Pontos:

1.Planejamento estratégico;

2.Marketing empresarial;

3.Método da Taxa Interna de Retorno;

4.O Histórico da legislação Profissional;

5.Empreendedorismo: principais conceitos e características.

Disciplinas:

1.Gestão Empresarial e Marketing

2.Economia para Engenharia

3.Ética e Exercício Profissional

4.Empreendedorismo

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

CECA

CR - Cadastro de Reserva

Máquinas de Fluxo, Geração e Propulsão

Auxiliar

40h

Pontos:

1.Estática dos Fluidos;

2.Leis da termodinâmica;

3.Transferências de Calor por Condução, Convecção e Radiação;

4.Ciclos Motores ideais: Ciclo Carnot, Stirling, Otto ideal e Dual;

5.Máquinas de Fluxo: síntese qualitativa, tipos, usos e instalações.

Disciplinas:

1.Mecânica dos Fluidos

2.Termodinâmica

3.Transferência de Calor

4.Máquinas Térmicas

5.Máquinas de Fluxo, geração e propulsão

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

CECA

CR - Cadastro de Reserva

Tecnologia de Conversão Energética da Biomassa

Auxiliar

20h

Pontos:

1.As principais tecnologias de conversão energética da biomassa;

2.Processos fermentativos: agentes, matérias-primas, inóculo, mosto, condução, separação e purificação de produtos;

3.Termoquímica

4.Teoria de oxirredução

5.Mecanismos das reações químicas orgânicas

Disciplinas:

1.Tecnologia de conversão energética da Biomassa

2.Tecnologia de Bioprocessos

3.Química Geral

4.Química Analítica

5.Química Orgânica

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

CTEC

CR - Cadastro de Reserva

Engenharia de Petróleo

Assistente A

40h

Pontos:

1.Previsão de comportamento de reservatórios através da Equação de Balanço de Materiais;

2.Simulação de Reservatórios;

3.Introdução à Engenharia de Petróleo;

4.Perfilagem de poços de petróleo;

5.Instalação e recuperação de equipamentos submarinos.

Disciplinas:

1.Introdução à Engenharia de Petróleo

2.Engenharia de Reservatório I

3.Engenharia de Reservatório II

4.Simulação de Reservatórios

5.Instalações de Produção Petrolífera

6.Sistemas Submarinos de Produção de Petróleo

7.Petrofísica e Perfilagem

8.Metodologia Científica

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

FANUT

CR - Cadastro de Reserva

Nutrição Clínica

Assistente A

40h

Pontos:

1.Aspectos fisiopatológicos e tratamento clínico/nutricional na obesidade infantil;

2.Aspectos fisiopatológicos e tratamento clínico/nutricional na doença celíaca;

3.Aspectos fisiopatológicos e tratamento clínico/nutricional nas doenças hipertensivas da gravidez e no diabetes gestacional;

4.Aspectos fisiopatológicos e tratamento clínico/nutricional nas dislipidemias;

5.Aspectos fisiopatológicos e tratamento clínico/nutricional no paciente crítico.

Disciplinas:

1.Semiologia Nutricional

2.Nutrição do Adulto e do Idoso

3.Nutrição Clínica I

4.Nutrição Clínica II

5.Nutrição Clínica III

6.Nutrição Materno Infantil

7.Nutrição Clínica Materno Infantil I

8.Nutrição Clínica Materno Infantil II

9.Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

IC

CR - Cadastro de Reserva

Cálculo

Adjunto A

40h

Pontos:

1.Zeros de Funções;

2.Sistemas de Equações Lineares;

3.Integração Numérica;

4.Cálculo Diferencial e Aplicações;

5.Cálculo Integral e Aplicações.

Disciplinas:

1.Cálculo 1

2.Cálculo 2

3.Cálculo 4

4.Variáveis Complexas

5.Cálculo Numérico

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

ICBS

CR - Cadastro de Reserva

Embriologia e Histologia

Assistente A

40h

Pontos:

1.Histologia do Sistema Reprodutor Masculino;

2.Histologia do Sistema Reprodutor Feminino;

3.Embriologia Bucomaxilofacial;

4.Odontogênese;

5.Histologia da Mucosa Oral.

Disciplinas:

1.NUTR 001

2.NUTR 007

3.ODOT 002

4.ODOT 010

5.BIOL 008

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

IM

2

Cálculo Diferencial e Integral/Álgebra Linear

Assistente A

40h

Pontos:

1.Auto - valores, auto - vetores e Aplicações;

2.Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações;

3.Séries de Taylor e Aplicações;

4.Teorema Núcleo e Imagem e Aplicações;

5.Multiplicadores de Lagrange e Aplicações.

Disciplinas:

1.Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III

2.Álgebra Linear

3.Geometria Analítica

4.Fundamentos de Matemática

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG

IP

CR - Cadastro de Reserva

Processos Psicológicos Básicos

Assistente A

40h

Pontos:

1.Pensamento: modelos de inteligência e resolução de problemas;

2.Estrutura e desenvolvimento da memória e da linguagem;

3.Neurociência, Neuropsicologia, análise experimental do comportamento;

4.Epistemologia genética: pressupostos piagetianos;

5.Perspectiva sociocultural: o instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança.

Disciplinas:

1.Processos Psicológicos Básicos I

2.Processos Psicológicos Básicos II

3.Processos de Avaliação Psicológica I, II e III

4.Psicologia e Neurociência I, II

5.Psicologia do Desenvolvimento I e II

6.Psicologia Aplicada a Odontologia

7.Psicologia Aplicada a Nutrição

8.Metolodogia da Pesquisa Psicológica

9.Pesquisa em Psicologia I e II

10.Psicologia Geral e da Comunicação

11.Psicologia Aplicada a Comunicação

12.Psicologia (Serviço Social e Ciências Sociais)

ANEXO III - QUANTIDADE DE VAGAS x NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

(Correspondente ao Anexo II do Decreto nº 6.944/2009)

QTDE. DE VAGAS PREVISTAS NO EDITAL POR CARGO/ÁREA DE ESTUDO

NÚMERO MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

1 ou CR

5

2

9

ANEXO IV - QUADRO DE ENDEREÇOS

A) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS / Campus A. C. Simões:

Avenida Lourival de Melo Mota, km14, Campus A.C. Simões, Cidade Universitária, Maceió/AL

CEP: 57072-970

B) Campus Arapiraca (Sede) - Av. Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso - Arapiraca - AL, CEP:57309-005.

C) Campus do Sertão (Sede) - Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária - Delmiro Gouveia - AL.

D) Unidades Acadêmicas (localizadas no Campus A.C. Simões):

Centro de Tecnologia - CTEC

Faculdade de Nutrição - FANUT

Instituto de Computação - IC

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - ICBS

Instituto de Matemática - IM

Instituto de Psicologia - IP

E) Centro de Ciências Agrárias - CECA:

Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Agrárias (CECA)

BR 104, Km 85, s/n, Rio Largo - AL

CEP 57.100-000

F) Endereço da PROGEP - UFAL:

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho

Campus A. C. Simões - Prédio da Reitoria (Térreo)

Av. Lourival de Melo Mota, km 14, Bairro Cidade Universitária,

Maceió/AL, CEP 57072-970

ANEXO V - CRONOGRAMA

ETAPA

DATA INICIAL

DATA FINAL

PUBLICAÇÃO DO EDITAL

27/11/18

PERÍODO DE IMPUGNAÇÕES

30/11/18

10/12/18

ENTREGA DE TÍTULOS NA UNIDADE

11/12/18

21/01/19

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

11/12/18

11/01/19

PERÍODO DE ISENÇÕES

11/12/18

04/01/18

RESULTADO DAS ISENÇÕES

09/01/19

09/01/19

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

16/01/19

16/01/19

DATA DE AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS

04/02/19

04/02/19

SORTEIO PARA A PROVA DIDÁTICA

06/02/19

06/02/19

PROVA DIDÁTICA

07/02/19

07/02/19

RESULTADO FINAL

12/02/19

12/02/19

*Todas as datas estão sujeitas a alterações.

ANEXO VI - MODELO DE ETIQUETA PARA ENVIO DE DOCUMENTOS

EDITAL Nº 121, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

PROFESSOR SUBSTITUTO

CÓDIGO/ÁREA DE ESTUDO:

DESTINATÁRIO:

UNIDADE ACADÊMICA/CAMPUS:

ENDEREÇO:

CEP:

REMETENTE

NOME:

ENDEREÇO:

CEP:

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.