Matérias mais recentes - Todas as seções

Diário Oficial da União

Publicado em: 22/11/2018 | Edição: 224 | Seção: 1 | Página: 25

Órgão: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Portaria Nº 51, DE 21 DE novembro DE 2018

Define conceitos e estabelece fatores para uso na Plataforma Nilo Peçanha - PNP e para cálculo dos indicadores de gestão das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de normatização do § 1º do Art. 8º da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Rede Federal de EPCT, o disposto nas estratégias 11.11 e 12.3 do anexo da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE, resolve:

Art. 1º Ficam definidos os conceitos utilizados para cálculo dos indicadores de gestão e para compreensão das estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, expressas na Plataforma Nilo Peçanha - PNP, conforme estabelecidos no glossário, ANEXO I desta portaria.

Art. 2º O conceito Matrícula-equivalente (Mateq), definido na Portaria MEC nº 1.162, de 9 de novembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de novembro de 2018, é calculado a partir do produto das Matrículas (Mat) pelo fator de equiparação de carga horária de curso (fech) e pelo fator de esforço de curso (fec), ou seja:

Mateq= Mat x fech x fec

§1º O fator de equiparação de carga horária para cada curso, excetuando os cursos de qualificação profissional, será igual a 1 (um).

§2º O fator de equiparação de carga horária para os cursos de qualificação profissional é calculado pela razão entre a carga horária mínima regulamentada do curso (chmr) e carga horária padrão de 800 horas anuais, ou seja:

fech = chmr / 800 horas

§3º O fator de esforço de curso ajusta a contagem de Matrícula-equivalente (Mateq) para cursos que demandem, para o desenvolvimento de suas atividades, uma menor Relação Matrícula por Professor (RMP), conforme valores relacionados no Anexo II desta Portaria.

Art. 3º A Tabela com os valores do fator de esforço de curso (fec) e carga horaria mínima regulamentada (chmr) (Anexo II) poderão ser revistas a cada dois anos, a partir de sua publicação, ou quando da modificação dos atos normativos, visando garantir sua atualização e/ou correção, para que sejam utilizadas nos processos da Rede Federal.

§1º Para os valores de carga horária mínima regulamentada (chmr) para os cursos de qualificação profissional ou formação inicial e continuada (fic), utilizadas para cálculo do fator de equiparação de carga horária (fech), devem ser utilizados os valores de carga horária mínima dos cursos, publicados pela SETEC.

Art. 4º O cálculo dos percentuais de vagas dos cursos dos Institutos Federais, a que faz referência o § 1º do art. 8º da Lei nº 11.892/2008 e o § 1º, do Art. 2º, do Decreto nº 5.840/2006, se dará com base nas Matrículas-equivalentes (Mateq).

Art. 5º Para fins de cumprimento das estratégias 11.11 e 12.3 do Plano Nacional de Educação - PNE, fica definida a Relação Matrícula por Professor (RMP) como a razão entre o total das Matriculas-equivalentes (Mateq), ponderada pelo fator de correção da graduação (fcg), e o total dos professores-equivalentes (Profeq), ou seja:

RMP = [(Mateq cursos de graduaçãox fcg) + (Mateq demais cursos)] / Profeq

Parágrafo único. O cálculo do total de professores-equivalentes (profeq) considera todos os professores efetivos da instituição, ponderando com peso igual a 1,0 (um) aqueles em regime de 40 (quarenta) horas semanais ou dedicação exclusiva e com peso igual a 0,5 (meio) aqueles em regime de 20 (vinte) horas semanais, ou seja:

Profeq= (Prof20hx 0,5) + Prof40h+ ProfDE

Art. 6º. Visando prover esta Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a Rede Federal de EPCT de instrumentos de formulação e acompanhamento de políticas públicas, a SETEC publicará, juntamente com os resultados anuais da Plataforma Nilo Peçanha - PNP, um Guia de Referência Metodológica contendo os indicadores, suas fórmulas de cálculo, critérios de agregação e demais informações necessárias, utilizando os conceitos definidos nesta portaria.

Art. 7º. O cálculo dos indicadores deverá ser realizado separadamente para os cursos financiados exclusivamente pelo orçamento anual de cada instituição e para os financiados com recursos de programas diversos.

Art. 8º. Fica revogada a portaria SETEC nº 25, 13 de agosto de 2015.

Art. 9º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ROMERO PORTELLA RAPOSO FILHO

ANEXO I

GLOSSÁRIO DE TERMOS E EXPRESSÕES PARA A REDE FEDERAL DE EPCT.

Concluintes: É o somatório dos alunos Formados com os Integralizados em Fase Escolar no ano de referência.

Cursos: Conjunto de atividades educativas formais que constroem um perfil de formação, composto por componentes curriculares, agrupados em períodos letivos. Considera-se a diferenciação entre cursos de uma mesma Unidade de Ensino, com mesma denominação, e Tipo de Curso, Tipo de oferta, Modalidade de Ensino e Turno distintos.

Carga horária do curso - chc: Carga horária do curso estabelecida no projeto pedagógico do curso ou na carga horária fixada para o curso.

Carga horária mínima regulamentada - chmr: Carga horária mínima dos cursos, estabelecidas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - CNCST, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - CNCT, no Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada - Guia-Pronatec de cursos FIC, nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação e demais regramentos do MEC para definição de cargas horárias mínimas de cursos.

Eixo tecnológico: É o agrupamento de ações e das aplicações científicas às atividades humanas de mesma natureza, possuindo um núcleo de saberes comuns, embasados nas mesmas ciências e metodologias. São aplicados na classificação dos cursos da educação profissional, constante dos Catálogos Nacionais. Conforme definidos pelo CNE, são treze: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Militar; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer. Os Tipos de Curso que não contam com catálogos nacionais foram agregados, por similaridade, aos Eixos Tecnológicos existentes. Para efeitos da Plataforma Nilo Peçanha, os cursos de Educação Básica, não profissionais, foram agregados ao Eixo Propedêutico.

Evadidos: Corresponde aos alunos que perderam o vínculo com a instituição antes da conclusão de um curso.

Fator de equiparação de carga horária - fech: Permite a equiparação de cursos com durações distintas, sendo calculado pela divisão da carga horária anual do curso por oitocentas horas. A carga horária anual do curso deve considerar a carga horária mínima regulamentada e a duração do ciclo do curso, em anos, definido no projeto pedagógico.

Fator de correção da graduação - fcg: O fator de correção da graduação (fcg) ajusta a contagem das matrículas para os cursos de graduação, em atendimento à estratégia 12.3 da Lei nº 13.005, de 2014.

Fator de esforço de curso - fec: Ajusta a contagem de matrículas-equivalentes (mateq) para cursos que demandem, para o desenvolvimento de suas atividades, uma menor relação aluno por professor (rap).

Fonte de financiamento: Indica a Fonte de Financiamento das matrículas apresentadas na Plataforma Nilo Peçanha.

Formados: Corresponde aos alunos que concluíram com êxito todos os componentes curriculares de um curso no ano de referência, fazendo jus ao diploma ou certificado.

Gastos: As definições de gastos deste glossário são específicas para os cálculos dos indicadores de gestão da Rede Federal. Tratam-se dos gastos liquidados no ano de exercício. São extraídos do SIAFI, por meio do sistema do Tesouro Gerencial.

Gasto corrente: Pode ser entendido com o conjunto de dispêncios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos. Para cálculo dos indicadores é considerado como os gastos totais liquidados no exercício, deduzindo investimentos, precatórios, inativos e pensionistas e ações 20RW e 8252, pois é utilizado para cálculo do gasto corrente por aluno. (Ação 20RW.- Apoio à Formação Profissional, Científica e Tecnológica e Ação 8252 - Educação Profissional e Tecnológica a Distância)

Gastos com investimento: Despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento. Normalmente, uma despesa de capital concorre para a formação de um bem de capital, assim como para a expansão das atividades do órgão. É extraído diretamente do Tesouro Gerencial com este nome.

Gastos com outros custeios: É entendido como os gastos totais liquidados no exercício, deduzindo gastos com pessoal, benefícios, Pis/Pasep, investimentos e inversões financeiras.

Gastos com pessoal: Diz respeito ao total de gastos com pessoal na Rede Federal. É extraído diretamente do sistema do Tesouro Gerencial com este nome.

Gastos totais: Entendido como o total dos gastos liquidados da instituição no exercício.

Ingressantes: Corresponde aos alunos que ingressaram em um curso no ano de referência e tem seu registro no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC.

Inscritos: Corresponde aos candidatos que concorreram às vagas disponibilizadas para a fase inicial de um curso, em suas diversas formas de ingresso.

Instituição: Instituição de Ensino integrante da Rede Federal de EPCT. Para efeitos da Portaria nº 1, de 3 de janeiro de 2018, que instituiu a Plataforma Nilo Peçanha - PNP, a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - REVALIDE, cada escola técnica vinculada a universidade federal será compreendida como uma instituição.

Integralizados em fase escolar: Corresponde aos alunos que concluíram a carga horária das unidades curriculares de um curso no ano de referência, mas não concluíram todos os componentes curriculares (Estágio, TCC, Extensão e o ENADE).

Jornada de Trabalho: Jornada semanal de trabalho cumpridas pelos servidores da Rede Federal de EPCT, incluindo o regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Matrícula-equivalente - Mateq: Corresponde à matrícula ponderada pelo Fator de Equiparação de Carga Horária, pelo Fator de Esforço de Curso e pelo Fator de Nível de Curso.

Matrícula - Mat: Corresponde ao aluno que esteve com sua matrícula ativa em pelo menos um dia no ano de referência, independentemente do tipo ou modalidade do curso. Um aluno pode ter mais de uma matrícula nesse período, caso tenha se matriculado em mais de um curso.

Modalidade de ensino: Modo de desenvolvimento do curso quanto ao acompanhamento das atividades acadêmicas, podendo ser presencial ou a distância.

Nível da carreira: Reúne os níveis funcionais do corpo técnico-administrativo.

Nível de curso: Categorização utilizada na Plataforma Nilo Peçanha para reunir cursos de mesmo nível educacional.

Organização acadêmica: Refere-se à tipologia das Instituições pertencentes à Rede Federal de EPCT, podendo ser: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG; Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e Colégio Pedro II.

Professor-equivalente - Profeq: O cálculo do somatório de professor tempo integral considera todos os professores efetivos da instituição, ponderando com peso igual a 1,0 aqueles em regime de 40 (quarenta) horas semanais ou de dedicação exclusiva e com peso igual a 0,5 aqueles em regime de 20 (vinte) horas semanais.

Professores - Prof: Refere-se ao número de professores da Rede Federal de EPCT, reunindo servidores efetivos e substitutos/temporários.

Retidos: Corresponde aos alunos que permaneceram matriculados por período superior ao tempo previsto para integralização de um curso.

RSC: Reconhecimento de Saberes e Competências, atribuído aos professores da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), visando a equivalência de titulação para fins de percepção de Retribuição de Titulação (RT).

Subeixo tecnológico: Categorização própria da Plataforma Nilo Peçanha, criada para distinguir cursos de um mesmo Eixo Tecnológico em suas diferentes áreas de concentração.

Tipo de curso: Categorização transversal utilizada para diferenciar os cursos da EPCT em seus diversos níveis e graus. Estão previstas as seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Qualificação Profissional (FIC), Técnico, Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado, Especialização (Lato Sensu), Mestrado Profissional, Mestrado, Doutorado Profissional e Doutorado.

Tipo de oferta: Categorização transversal utilizada para diferenciar as formas de ofertas dos Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional (FIC). Estão previstas as seguintes categorias: Integrado, Subsequente, Concomitante, PROEJA - Concomitante e PROEJA - Integrado.

Titulação: Apresenta a maior escolaridade dos servidores da Rede Federal, podendo ser: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico, Graduação, Aperfeiçoamento, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Turno: Período do dia ou da noite em que o aluno cursa a maior parte das aulas, podendo ser matutino, vespertino, noturno ou integral. Não se aplica aos cursos com Modalidade de Ensino a distância.

Unidades de ensino: Todas as unidades organizacionais que possuam matrículas vinculadas no ano de referência.

Vagas: Corresponde às vagas disponibilizadas para a fase inicial de um curso, por meio de processo seletivo, vestibular, sorteio, SISU ou outras formas de ingresso, no ano de referência.

Vínculo com a administração pública: Apresenta o vínculo funcional dos professores com a Administração Pública, podendo ser Efetivo ou Substituto/Temporário.

ANEXO II

TABELA DE FATOR DE ESFORÇO DE CURSO (FEC) E CARGA HORARIA MÍNIMA REGULAMENTADA (CHMR) POR CURSO.

TIPO DE CURSO

EIXO TECNOLÓGICO

CURSO

FATOR DE ESFORÇO DE CURSO

CARGA HORÁRIA MÍNIMA REGULAMENTADA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

"TODOS"

"TODOS"

1.1

* OBSERVAÇÃO AO FINAL DA TABELA

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA

1.15

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

1.16

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM CUIDADOS DE IDOSOS

1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

1.3

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS

1.3

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM ESTÉTICA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM FARMÁCIA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM GERÊNCIA DE SAÚDE

1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM HEMOTERAPIA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM IMAGEM PESSOAL

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS

1.3

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM MASSOTERAPIA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

1.08

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM METEOROLOGIA

1.3

1000

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM NECROPSIA

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM ÓPTICA

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM ÓRTESES E PRÓTESES

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM PODOLOGIA

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA

1.22

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

1.2

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM RECICLAGEM

1.1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE

1

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

1.3

1200

TÉCNICO

AMBIENTE E SAÚDE

TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

1

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES EM AVIÔNICOS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES EM CÉLULA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES EM GRUPO MOTOPROPULSOR

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS NAVAIS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS PESADAS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO EM MÁQUINAS PESADAS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO METROFERROVIÁRIA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MÁQUINAS NAVAIS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MECÂNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MECÂNICA DE PRECISÃO

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM MECATRÔNICA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM METALURGIA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM METROLOGIA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DA MADEIRA

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM SISTEMAS A GÁS

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL

1.27

1200

TÉCNICO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

TÉCNICO EM SOLDAGEM

1.27

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

1.1

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM BIBLIOTECA

1

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

1

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

1.05

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

1.05

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM LUDOTECA

1

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS)

1.3

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

1.05

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA

1

800

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA

1

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

1

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

1.3

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM TREINAMENTO DE CÃES-GUIA

1.3

1200

TÉCNICO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TÉCNICO EM TREINAMENTO E INSTRUÇÃO DE CÃES-GUIAS

1.3

1200

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

1.1

1000

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM COMÉRCIO

1.01

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM CONDOMÍNIO

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM COOPERATIVISMO

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM FINANÇAS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

1.02

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM MARKETING

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM QUALIDADE

1.1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM SECRETARIADO

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM SEGUROS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM SERVIÇOS DE CONDOMÍNIO

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

1

800

TÉCNICO

GESTÃO E NEGÓCIOS

TÉCNICO EM VENDAS

1

800

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

1.25

1000

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM SISTEMAS DE COMUTAÇÃO

1.25

1200

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM SISTEMAS DE TRANSMISSÃO

1.25

1200

TÉCNICO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

1.25

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO AEROPORTUÁRIO

1.1

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

1.2

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM CARPINTARIA

1.3

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

1.2

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

1.3

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM ESTRADAS

1.3

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

1.2

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM GEOPROCESSAMENTO

1.2

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM HIDROLOGIA

1.2

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM PORTOS

1.1

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM SANEAMENTO

1.2

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRÂNSITO

1.3

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

1.1

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRANSPORTE DE CARGAS

1.1

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

1.1

1000

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

1.1

1200

TÉCNICO

INFRAESTRUTURA

TÉCNICO EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO

1.1

1000

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM AÇÕES DE COMANDOS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM ARMAMENTO DE AERONAVES

1

800

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM ARTILHARIA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM ARTILHARIA ANTIAÉREA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM BOMBEIRO AERONÁUTICO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM CAVALARIA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM COMBATE A INCÊNDIO, RESGATE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE AVIAÇÃO

1

800

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM COMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM COMUNICAÇÕES NAVAIS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM DESENHO MILITAR

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM ELETRICIDADE E INSTRUMENTOS AERONÁUTICOS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM EQUIPAMENTO DE ENGENHARIA

1

800

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS DE VOO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM ESTRUTURA E PINTURA DE AERONAVES

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM FORÇAS ESPECIAIS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM FOTOINTELIGÊNCIA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM GUARDA E SEGURANÇA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM HIDROGRAFIA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM INFANTARIA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM MANOBRAS E EQUIPAMENTOS DE CONVÉS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM MATERIAL BÉLICO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM MECÂNICA DE AERONAVES

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM MERGULHO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM MONTANHISMO

1

800

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM NAVEGAÇÃO FLUVIAL

1

800

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM OPERAÇÃO DE RADAR

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM OPERAÇÃO DE SONAR

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM OPERAÇÕES DE ENGENHARIA MILITAR

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM PREPARAÇÃO FÍSICA E DESPORTIVA MILITAR

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM SENSORES DE AVIAÇÃO

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM SINAIS NAVAIS

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM SINALIZAÇÃO NÁUTICA

1

1200

TÉCNICO

MILITAR

TÉCNICO EM SUPRIMENTO

1

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA

1.15

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM ALIMENTOS

1.2

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM APICULTURA

1.15

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM CERVEJARIA

1.15

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM CONFEITARIA

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM PANIFICAÇÃO

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE PESCADO

1.15

1000

TÉCNICO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

TÉCNICO EM VITICULTURA E ENOLOGIA

1.15

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO DE MODA E ESTILISMO

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM ARTE CIRCENSE

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM ARTES CIRCENSES

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM ARTES VISUAIS

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM ARTESANATO

1.1

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM CANTO

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM CENOGRAFIA

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM COMPOSIÇÃO E ARRANJO

1.25

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURO

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DANÇA

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DESIGN DE CALÇADOS

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DESIGN DE EMBALAGENS

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DESIGN DE JOIAS

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DESIGN DE MÓVEIS

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM DOCUMENTAÇÃO MUSICAL

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

1.25

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM FIGURINO CÊNICO

1.25

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM GESTÃO CULTURAL

1.1

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM MULTIMÍDIA

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM MUSEOLOGIA

1.1

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PAISAGISMO

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PROCESSOS FONOGRÁFICOS

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PROCESSOS FOTOGRÁFICOS

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

1.15

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM PUBLICIDADE

1.1

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM RÁDIO E TELEVISÃO

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM REGÊNCIA

1.3

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

TÉCNICO EM TEATRO

1.2

800

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM ANÁLISES QUÍMICAS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM BIOCOMBUSTÍVEIS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM CALÇADOS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM CERÂMICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO NAVAL

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM CURTIMENTO

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM IMPRESSÃO OFFSET

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM IMPRESSÃO ROTOGRÁFICA E FLEXOGRÁFICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM JOALHERIA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM MÓVEIS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM PETROQUÍMICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM PLÁSTICOS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM PRÉ-IMPRESSÃO GRÁFICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM PROCESSOS GRÁFICOS

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM QUÍMICA

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM TÊXTIL

1.27

1200

TÉCNICO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

TÉCNICO EM VESTUÁRIO

1.27

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM AGRICULTURA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

1.1

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM AQUICULTURA

1.2

1000

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM CAFEICULTURA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS PESQUEIROS

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM FLORESTAS

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM FRUTICULTURA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM GEOLOGIA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM GRÃOS

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM MINERAÇÃO

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM PESCA

1.2

1000

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM PÓS-COLHEITA

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM RECURSOS MINERAIS

1.2

1200

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS

1.2

1000

TÉCNICO

RECURSOS NATURAIS

TÉCNICO EM ZOOTECNIA

1.2

1200

TÉCNICO

SEGURANÇA

TÉCNICO EM DEFESA CIVIL

1.11

800

TÉCNICO

SEGURANÇA

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1.11

1200

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM

1

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM COZINHA

1.2

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM EVENTOS

1.1

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM GASTRONOMIA

1.2

1200

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

1.07

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

1.06

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM LAZER

1.1

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM RESTAURANTE E BAR

1.1

800

TÉCNICO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TÉCNICO EM SERVIÇOS DE RESTAURANTE E BAR

1.2

800

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

ESTÉTICA E COSMÉTICA

1.2

2400

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

GESTÃO AMBIENTAL

1.1

1600

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

1.2

2400

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

GESTÃO HOSPITALAR

1.18

2400

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

OFTÁLMICA

1.2

2400

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

RADIOLOGIA

1.18

2400

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

SANEAMENTO AMBIENTAL

1

1600

TECNOLOGIA

AMBIENTE E SAÚDE

SISTEMAS BIOMÉDICOS

1.2

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ELETRÔNICA INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

MECÂNICA DE PRECISÃO

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

MECATRÔNICA INDUSTRIAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

PROCESSOS AMBIENTAIS

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

PROCESSOS METALÚRGICOS

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

1.27

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

SISTEMAS DE ENERGIA

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

SISTEMAS ELÉTRICOS

1.23

2400

TECNOLOGIA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

SISTEMAS ELETRÔNICOS

1.23

2400

TECNOLOGIA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

1

1600

TECNOLOGIA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

PROCESSOS ESCOLARES

1

2400

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

COMÉRCIO EXTERIOR

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO COMERCIAL

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO DA QUALIDADE

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO DE COOPERATIVAS

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

1.05

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO FINANCEIRA

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO PÚBLICA

1.09

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

LOGÍSTICA

1.1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

MARKETING

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

PROCESSOS GERENCIAIS

1

1600

TECNOLOGIA

GESTÃO E NEGÓCIOS

SECRETARIADO

1

1600

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

BANCO DE DADOS

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

1.25

2400

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

JOGOS DIGITAIS

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

REDES DE COMPUTADORES

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

1.25

2400

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

1.25

2400

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SISTEMAS PARA INTERNET

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TELEMÁTICA

1.25

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

AGRIMENSURA

1.2

2000

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

1.2

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

CONTROLE DE OBRAS

1

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

ESTRADAS

1.2

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

GEOPROCESSAMENTO

1.25

2000

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

GESTÃO PORTUÁRIA

1.1

1600

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

1

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

OBRAS HIDRÁULICAS

1.2

2400

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES

1.3

1600

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

1.1

1600

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

TRANSPORTE AÉREO

1.1

1600

TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA

TRANSPORTE TERRESTRE

1.1

1600

TECNOLOGIA

MILITAR

COMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS

1

2400

TECNOLOGIA

MILITAR

FOTOINTELIGÊNCIA

1

2400

TECNOLOGIA

MILITAR

GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO

1

2400

TECNOLOGIA

MILITAR

GESTÃO E MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

1

2400

TECNOLOGIA

MILITAR

METEOROLOGIA AERONÁUTICA

1

2400

TECNOLOGIA

MILITAR

SISTEMAS DE ARMAS

1

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

AGROINDÚSTRIA

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

ALIMENTOS

1.2

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

LATICÍNIOS

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

PROCESSAMENTO DE CARNES

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

PRODUÇÃO DE CACHAÇA

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

VITICULTURA E ENOLOGIA

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

COMUNICAÇÃO ASSISTIVA

1.3

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

1

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

DESIGN DE INTERIORES

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

DESIGN DE MODA

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

DESIGN DE PRODUTO

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

DESIGN GRÁFICO

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

FOTOGRAFIA

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO CÊNICA

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO CULTURAL

1.15

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

1.15

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

1.1

1600

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

BIOCOMBUSTÍVEIS

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

BIOTECNOLOGIA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

CONSTRUÇÃO NAVAL

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FABRICAÇÃO MECÂNICA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PAPEL E CELULOSE

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PETRÓLEO E GÁS

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

POLÍMEROS

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PROCESSOS QUÍMICOS

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO GRÁFICA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO JOALHEIRA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO MOVELEIRA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA

1.23

2400

TECNOLOGIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO TÊXTIL

1.23

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

AGROECOLOGIA

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

AGRONEGÓCIO

1.1

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

AQUICULTURA

1.2

2000

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

CAFEICULTURA

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

HORTICULTURA

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

MINERAÇÃO

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

PRODUÇÃO DE GRÃOS

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

PRODUÇÃO PESQUEIRA

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

PRODUÇÃO SUCRO ALCOOLEIRA

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

ROCHAS ORNAMENTAIS

1.2

2400

TECNOLOGIA

RECURSOS NATURAIS

SILVICULTURA

1.2

2400

TECNOLOGIA

SEGURANÇA

GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

1.11

1600

TECNOLOGIA

SEGURANÇA

SEGURANÇA NO TRABALHO

1.11

2400

TECNOLOGIA

SEGURANÇA

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

1.11

1600

TECNOLOGIA

SEGURANÇA

SEGURANÇA PÚBLICA

1.11

1600

TECNOLOGIA

SEGURANÇA

SERVIÇOS PENAIS

1.11

1600

TECNOLOGIA

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

EVENTOS

1.1

1600

TECNOLOGIA

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

GASTRONOMIA

1.2

1600

TECNOLOGIA

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

GESTÃO DE TURISMO

1.01

1600

TECNOLOGIA

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER

1

1600

TECNOLOGIA

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

HOTELARIA

1.09

1600

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ARTES CÊNICAS

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ARTES VISUAIS

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

CIÊNCIAS DA NATUREZA

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

CIÊNCIAS SOCIAIS

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

COMPUTAÇÃO

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

DANÇA

1.27

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

EDUCAÇÃO DO CAMPO

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

EDUCAÇÃO FÍSICA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

FILOSOFIA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

FÍSICA

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

GEOGRAFIA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

HISTÓRIA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

INFORMÁTICA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

INTERCULTURAL INDÍGENA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS - LÍNGUA ESTRANGEIRA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LIBRAS - LICENCIATURA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LICENCIATURA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MATEMÁTICA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MÚSICA

1.08

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

PEDAGOGIA

1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

1

1000

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

QUÍMICA

1.1

3200

LICENCIATURA

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TEATRO

1.1

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

BIOMEDICINA

1.2

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA

1.15

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

ENFERMAGEM

1.24

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

ENGENHARIA AMBIENTAL

1.15

3600

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

FARMÁCIA

1.15

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

FISIOTERAPIA

1.2

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

FONOAUDIOLOGIA

1.2

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

GESTÃO AMBIENTAL

1.1

2400

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

MEDICINA

1.3

7200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

METEOROLOGIA

1.2

3000

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

NUTRIÇÃO

1.1

3200

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

ODONTOLOGIA

1.3

4000

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

PSICOLOGIA

1

4000

BACHARELADO

AMBIENTE E SAÚDE

TERAPIA OCUPACIONAL

1

3200

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

1.23

2500

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA AERONÁUTICA

1.23

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

1.19

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA DE MATERIAIS

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA ELÉTRICA

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA ELETRÔNICA

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA MECÂNICA

1.16

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA MECATRÔNICA

1.15

3600

BACHARELADO

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

ENGENHARIA METALÚRGICA

1.16

3600

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ARQUEOLOGIA

1.1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ARQUIVOLOGIA

1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ARTES VISUAIS

1.1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

BIBLIOTECONOMIA

1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

CIÊNCIAS SOCIAIS

1

2700

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

DANÇA

1.2

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ESTATÍSTICA

1

3000

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

FILOSOFIA

1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

FÍSICA

1.1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

GEOGRAFIA

1.1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

HISTÓRIA

1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS

1.08

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS - LÍNGUA ESTRANGEIRA

1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MATEMÁTICA

1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MUSEOLOGIA

1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MÚSICA

1.1

2800

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

RELAÇÕES PÚBLICAS

1

2700

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL

1

3000

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL

1

3000

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TEATRO

1.1

2400

BACHARELADO

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TEOLOGIA

1

2400

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

ADMINISTRAÇÃO

1

3000

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

CIÊNCIAS ATUARIAIS

1

3000

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1

3000

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

1

3000

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

DIREITO

1

3700

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

1

3000

BACHARELADO

GESTÃO E NEGÓCIOS

SECRETARIADO EXECUTIVO

1

2400

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1.1

3000

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

1.06

3600

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

1.19

3600

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

INFORMÁTICA

1.1

3000

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

JORNALISMO

1

2700

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

RADIO, TV E INTERNET

1.1

2700

BACHARELADO

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1.21

3000

BACHARELADO

INFRAESTRUTURA

ARQUITETURA E URBANISMO

1.2

3600

BACHARELADO

INFRAESTRUTURA

ENGENHARIA CIVIL

1.14

3600

BACHARELADO

INFRAESTRUTURA

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA

1.15

3600

BACHARELADO

INFRAESTRUTURA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

1.14

3600

BACHARELADO

INFRAESTRUTURA

ENGENHARIA DE TRANSPORTES

1

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

1.15

2400

BACHARELADO

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

1.06

3200

BACHARELADO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

CINEMA E AUDIOVISUAL

1.1

2400

BACHARELADO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

DESIGN

1.05

2400

BACHARELADO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PRODUÇÃO CULTURAL

1

2400

BACHARELADO

PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1.1

2700

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

1.23

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

1.23

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA NAVAL

1.23

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA QUÍMICA

1.14

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ENGENHARIA TÊXTIL

1.23

3600

BACHARELADO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

QUÍMICA

1.13

2400

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

AGRONOMIA

1.15

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1.1

2400

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1.15

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1.15

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA DE AQUICULTURA

1.16

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA DE MINAS

1.16

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA DE PESCA

1.16

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA FLORESTAL

1.15

3600

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

GEOLOGIA

1.2

2400

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

MEDICINA VETERINÁRIA

1.21

4000

BACHARELADO

RECURSOS NATURAIS

ZOOTECNIA

1.1

3600

BACHARELADO

TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

TURISMO

1

2400

ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU)

"TODOS"

"TODOS"

1

360

MESTRADO

"TODOS"

"TODOS"

1

360

MESTRADO PROFISSIONAL

"TODOS"

"TODOS"

1

360

DOUTORADO

"TODOS"

"TODOS"

1

460

DOUTORADO PROFISSIONAL

"TODOS"

"TODOS"

1

460

*Para os cursos de qualificação profissional ou de formação inicial ou continuada (fic) será adotada a carga horária mínima regulamentada (chmr) como sendo as constantes do Guia Pronatec de cursos FIC, ou outra publicação da SETEC para carga horária mínima dos cursos de qualificação profissional.

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.