Notícias da Imprensa Nacional

IN lança nova versão do seu Portal

Dentro das diretrizes exigidas pelo padrão de Identidade Digital de Governo, a partir desta segunda-feira (22/4), entra no ar a nova versão da página eletrônica da Imprensa Nacional (IN), reformulada para conceber maior visibilidade aos recursos de pesquisa do Diário Oficial da União (DOU).

Publicado: 22/04/2019 15:30:00

Dentro das diretrizes exigidas pelo padrão de Identidade Digital de Governo, a partir desta segunda-feira (22/4), entra no ar a nova versão da página eletrônica da Imprensa Nacional (IN), reformulada para conceber maior visibilidade aos recursos de pesquisa do Diário Oficial da União (DOU). A data coincide com os 59 anos da inauguração de Brasília, ocorrida no dia 21 de abril de 1960. No caso da IN a data tem forte simbologia, pois marca os 59 anos de transferência da sua sede do Rio de Janeiro para a nova capital do País.

Quando o presidente Juscelino Kubitscheck visitou a Imprensa Nacional no dia 21 de abril de 1960, recebeu em mãos um exemplar da edição do dia do DOU, que circularia no dia seguinte, configurando-se numa espécie de "certidão de nascimento de Brasília"€ e representando simbolicamente a transferência da capital da República. No Museu da Imprensa, há exemplares de teste da impressão do DOU em Brasília, autografados pelo presidente JK.
Agora, em 2019, este novo Portal simboliza o esforço de modernização da Imprensa Nacional e a continuidade do projeto do DOU 100% digital, iniciado em 2017 com o fim da impressão do diário.

De lá para cá o mundo mudou. A revolução digital transformou o chumbo derretido das linotipias em fotolitos. E, vertiginosamente, as chapas das impressoras rotativas que registravam diuturnamente as informações oficiais do Estado brasileiro no DOU deram lugar a bits & bytes de informação, acessíveis por qualquer pessoa com conexão à Internet em todos os cantos do mundo. Assim, em novembro de 2017, o DOU foi impresso pela última vez em papel.

Nesses 16 meses de existência unicamente digital, o DOU tem passado por melhorias constantes. Desde a simplificação de seus processos de publicação até o aperfeiçoamento da diagramação, hoje com apenas duas colunas na versão PDF. Além disso, as informações estão disponíveis em formato de dados abertos, o que facilita a sua busca e tratamento.

O novo portal, que faz parte desse conjunto de melhorias, apresenta interface completamente inovadora, com uma única coluna e navegação mais intuitiva, amparada em paleta de cores sóbrias a partir do verde no topo da página e do azul para o campo do DOU, tonalidades repetidas na indicação de leitura das seções 1, 2 e 3 do jornal, com acréscimo de tom amarelo nessa área de navegação. Também refigurados, os Destaques do DOU agora virão acompanhados de imagens neutras, com mais linhas e mais espaço para as manchetes dos vários órgãos da Administração Pública.

Ao navegar pelo novo leiaute, o internauta logo percebe que os componentes anteriores de busca e leitura do DOU foram reformulados para atender o novo padrão visual. O lançamento do portal foi precedido de uma série de apresentações a órgãos parceiros, como Presidência da República e Escola Nacional de Administração Pública. A nova página está baseada no sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, da sigla em inglês Content Management System) Liferay, utilizado pela Caixa, INSS, Correios e o Governo do Distrito Federal.
Para conhecer todas as funcionalidades do novo portal da IN, acesse: http://www.in.gov.br/conheca-o-novo-portal

 

Presidente Juscelino Kubitscheck visita a Imprensa Nacional no dia 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília. Seu ajudante de ordens, o Brigadeiro Celso Rezende Neves carrega consigo um exemplar do DOU.

Presidente Juscelino Kubitscheck visita a Imprensa Nacional no dia 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília. Seu ajudante de ordens, o Brigadeiro Celso Rezende Neves carrega consigo um exemplar do DOU.