Notícias da Imprensa Nacional

Portal bate sucessivos recordes de acessos diários

O portal da Imprensa Nacional – IN alcançou, em 14 de março, a marca histórica de 711.003 acessos, um aumento de quase 20% em relação às 598.165 visitas verificadas na véspera, que, por sua vez, representaram um incremento de mais de 100% em relação ao recorde de 2 de janeiro

Publicado: 01/04/2019 16:05:00

O portal da Imprensa Nacional – IN alcançou, em 14 de março, a marca histórica de 711.003 acessos, um aumento de quase 20% em relação às 598.165 visitas verificadas na véspera, que, por sua vez, representaram um incremento de mais de 100% em relação ao recorde de 2 de janeiro, quando 281.818 visualizaram as páginas do órgão em busca de informações sobre a reestruturação dos Ministérios. Nos dias 13 e 14, as matérias mais acessadas foram o Decreto n° 9.725, que extingue cargos em comissão e funções de confiança e limita a ocupação, a concessão ou a utilização de gratificações; e o Decreto n° 9.723, que altera alguns decretos a fim de instituir o CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão.

“É importante destacar que, apesar do aumento considerável de acessos totais e simultâneos, não houve interrupção ou indisponibilidade do Portal, demostrando que a IN está cada vez mais adequada à prestação do serviço de consulta ao Diário Oficial da União (DOU) para usuários em diferentes mídias”, avalia o titular da Corti, para quem os números mostram que as ações de modernização do Portal, de melhoria da infraestrutura de TI e de participação nas redes sociais, contribuem para atingir o objetivo estratégico institucional de “Ampliar a presença na Web”.

Symball Rufino de Oliveira, Coordenador de Tecnologia de Informação, informa que cerca de 60% dos acessos se dão por desktop. “Nos dias analisados, porém, cerca 85% deles partiram de dispositivos móveis, como celulares e tablets”, revelou, acrescentando que, dia 13, o horário de maior acesso também foi atípico: 21h. “O pico, normalmente, ocorre entre 8h e 11h”. No mesmo dia, o número de acessos simultâneos também bateu recorde, pulando dos habituais 1.500 para 4.000.

Há que se destacar, ainda, que desde 1º de janeiro de 2019, o Portal registra 100% de disponibilidade, ressalvados dias e horários programados para manutenção do ambiente de TI. Em relação ao aumento do número de acessos, o horário em que ocorreram e as plataformas usadas é possível inferir que esse resultado deveu-se à possibilidade de compartilhamento dos atos oficiais individualizados (HTML) nas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), funcionalidade implementada no final do ano passado.

Outra ação que está sendo implementada a fim de facilitar o acesso e o compartilhamento do conteúdo publicado pela IN diz respeito à aplicação sistemática de Search Engine Optimization – SEO (Otimização de Mecanismo de Busca). A análise dos procedimentos necessários para otimização da indexação dos atos oficiais publicados no DOU pelos motores de busca já foi realizada e será executada no novo portal, que entrará em funcionamento no dia 15/04.

Fazem parte ainda desse pacote de melhorias a “limpeza” dos links, retirando códigos e informações que não dizem respeito ao conteúdo. Também está em estudo o uso do próprio título da matéria para, de forma automática, constituir o nome do arquivo HTML. Assim, o Decreto nº 9725, seria acessível pelo endereço http://www.in.gov.br/materia/decreto-nº-9725.html

“Esse decreto, aliás, um dos responsáveis pelo grande volume de acessos do dia 13, é mais um resultado das ações de modernização do Diário Oficial. Indexado em html ao Google, assim como todos os demais conteúdos, apareceu, por intermédio do endereço da IN no topo da lista desse mecanismo de busca, superando inclusive sites campeões de audiência como o Planalto e o JusBrasil”, destaca Alexandre Miranda Machado, Coordenador-Geral de Publicação e Divulgação.