Notícias da Imprensa Nacional

App DOU alcança 46,9 mil usuários um mês após o lançamento

Lançado no dia 16 de março de 2020, o aplicativo para dispositivos móveis do Diário Oficial da União teve quase 47 mil instalações em seu primeiro mês de existência. O app DOU, disponível nas lojas online Google Play e App Store, já foi baixado por 27,6 mil usuários do sistema operacional Android e 19,3mil do sistema operacional iOS.

Publicado: 20/04/2020 10:33:00

Lançado no dia 16 de março de 2020, o aplicativo para dispositivos móveis do Diário Oficial da União teve quase 47 mil instalações em seu primeiro mês de existência. O app DOU, disponível nas lojas online Google Play e App Store, já foi baixado por 27,6 mil usuários do sistema operacional Android e 19,3mil do sistema operacional iOS. O aplicativo tem avaliação positiva por parte dos usuários, com nota 3,6 na loja da Apple e 4,2 na loja Android, em um total de 5.

Atualizações e melhorias continuas do aplicativo serão feitas, levando em consideração tanto a pesquisa de experiência do usuário (UX), feita antes do lançamento, como as sugestões e comentários feitos pelos usuários nas lojas online.

O Diretor-Geral da Imprensa Nacional, Pedro Bertone, faz uma avaliação positiva do app neste primeiro mês de atividade. Bertone enfatiza que "O app DOU foi mais uma etapa de um processo mais amplo de modernização da Imprensa Nacional, no geral, e das informações públicas oficiais, em particular. Verificamos o avanço semanal no número de instalações do aplicativo, mesmo neste período conturbado, que coincidiu com o momento mais agudo do avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil. Mesmo assim não tivemos um dia sequer que não apresentasse novos usuários do app, o que comprova o acerto de nossa estratégia de digitalizar, de forma cada vez mais amigável, as informações oficiais disponibilizadas via DOU. O fato de termos, por parte dos usuários, uma nota alta logo no início das operações comprova que o aplicativo foi de fato implementado de forma a atender as expectativas dos cidadãos. Ajustes pontuais serão feitos em versões futuras, mas os números indicam que estamos no caminho certo."

O Diretor da IN também acredita que, num futuro não muito distante, a evolução tecnológica quebrará paradigmas na produção e acesso aos atos oficiais, como a publicação em tempo real de matérias e a certificação digital individualizada de cada ato.

O app DOU é uma interface adicional de acesso aos atos oficiais publicados pela IN, mantida a possibilidade de acesso tradicional, via portal da Imprensa. Em breve, novas versões serão lançadas com aperfeiçoamentos que visam a atender cada vez melhor as necessidades dos cidadãos.