Notícias da Imprensa Nacional

Acesso aos arquivos das edições completas do Diário Oficial da União, em formato PDF, será livre e gratuito a partir de 1º de janeiro de 2020

Publicado: 30/12/2019 14:40:00

Com o encerramento de serviços de assinaturas do DOU, por meio da Portaria nº 184, de 13 de agosto de 2019, a partir do próximo dia 1º de janeiro, os arquivos das edições do DOU em formato PDF (Portable Document Format) passarão a ser disponibilizados gratuitamente para download no momento da publicação. O seu acesso será possível tanto por meio deste portal (www.in.gov.br), forma usual e já conhecida da maioria dos usuários, como por meio do portal INLABS (inlabs.in.gov.br). 

Destaca-se que o portal INLABS, seguindo a revolução digital que a Imprensa Nacional tem promovido em seus serviços, foi criado com o intuito facilitar e fomentar o processamento dos dados dos atos oficiais publicados no DOU. Para isso, irá disponibilizá-los diariamente em dados abertos, no formato XML (Extensible Markup Language).

A figura abaixo, apenas a título de exemplo, ilustra uma tela de acesso às publicações do dia 20 de dezembro de 2019. Os arquivos em formato PDF se encontram disponibilizados com extensão “.PDF”, por sua vez, os arquivos XML do dia, com extensão “.ZIP”.

 

Ressalta-se que o portal INLABS (inlabs.in.gov.br) já está acessível, possibilitando cadastro, conhecimento da sua estrutura e, no menu “Ajuda”, conhecimento do Dicionário de Dados do XML e download de código disponibilizado, a fim de simplificar e automatizar o download dos arquivos. É possível também enviar a sua sugestão ou crítica ao clicar no botão Dê sua opinião, localizado no canto inferior direito da tela.